Senado recebe integrante da Assembleia Popular da China — Rádio Senado

Senado recebe integrante da Assembleia Popular da China

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO RECEBEU O REPRESENTANTE DA ASSEMBLEIA POPULAR DA CHINA, NESTA QUARTA-FEIRA.

LOC: RESPONDENDO A UM CONVITE, OS SENADORES BRASILEIROS CONFIRMARAM VISITA À PEQUIM NESTE ANO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(REPÓRTER) O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, ressaltou a importância das relações diplomáticas do Brasil com a China ao receber o vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional daquele país, Wang Zhaoguo. Na visita de cortesia, Sarney citou as posições parecidas dos dois países, em especial nas questões relacionadas à manutenção da paz mundial. O representante chinês destacou que o povo daquele país considera José Sarney um amigo de longa data e um dos responsáveis pelo bom relacionamento atual dos dois países. O presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China, Flexa Ribeiro, do Pará, confirmou uma visita de senadores à China ainda no primeiro semestre. 

(FLEXA RIBEIRO) Isso para nós é da maior importância, estreitar essa relação entre os parlamentares brasileiros e chineses. O Grupo Parlamentar Brasil-China é um grupo importante. Essa visita que estaremos realizando ainda no primeiro semestre vai estreitar essa relação entre os dois parlamentos.

(REPÓRTER) O senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, integrante da Globe International, um grupo de parlamentares de vários países que trata de questões ambientais, convidou representantes da Assembleia Popular Nacional da China para participarem da 1ª Cúpula Mundial de Legisladores, que ocorrerá antes da Rio + 20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

(CÍCERO LUCENA) Muitos desses encontros internacionais para debater as questões ambientes se concentram na figura dos governos e de entidades representativas da sociedade, através de ONGs. Consideramos que o Parlamento, que terá papel fundamental na adoção de novas legislações, não tinha participação mais ativa. Por isso, estamos propondo neste momento que agora também na reunião da Rio+20 possamos ter uma participação. 

(REPÓRTER) José Sarney destacou que a Rio+20 será comandada por um chinês.

(JOSÉ SARNEY) Um chinês está organizando esta conferência, que é tão importante para o mundo porque diz respeito à preservação da natureza, do meio ambiente e da ecologia. O que significa assegurar a todos nós a presença do homem na face da terra e o futuro da humanidade, preservando o planeta.

(REPÓRTER) O presidente da Comissão de Relações Exteriores, Fernando Collor do PTB de Alagoas, pediu ao representante chinês que reitere o convite das autoridades brasileiras para que ministros da China participem da Rio + 20 e não apenas diplomatas.
21/03/2012, 06h07 - ATUALIZADO EM 21/03/2012, 06h07
Duração de áudio: 02:39
Ao vivo
00:0000:00