Ministros da Fazenda e das Comunicações participaram de audiências no Senado — Rádio Senado

Ministros da Fazenda e das Comunicações participaram de audiências no Senado

LOC: DOIS MINISTROS – DA FAZENDA E DAS COMUNICAÇÕES – PARTICIPARAM DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NAS COMISSÕES DO SENADO NESTA SEMANA. 

LOC: NÚMEROS DA ECONOMIA, INDICAÇÕES POLÍTICAS PARA CARGOS E ACESSO À TELEFONIA CELULAR E À INTERNET SEM FIO NA ÁREA RURAL ESTIVERAM ENTRE OS ASSUNTOS DEBATIDOS. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: A economia brasileira deve crescer quatro e meio por cento em 2012. A previsão foi feita pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos. Além de indicadores financeiros, o ministro debateu com senadores denúncias de irregularidades na Casa da Moeda, no Tesouro Nacional e no Banco do Brasil. Para o líder do PSDB, o senador paranaense Álvaro Dias, a origem do problema é o uso do critério político na escolha de cargos técnicos. 

(ALVARO) Muitas vezes o interesse político se sobrepondo ao interesse da eficiência técnica. 

(REPÓRTER) O ministro Guido Mantega respondeu que os indicados passam por uma rigorosa análise antes de serem admitidos num cargo. 

(MANTEGA) Mesmo havendo uma indicação de caráter político, passa por um crivo estritamente técnico. 

(REPÓRTER) Outro ministro que participou de audiência pública foi Paulo Bernardo, das Comunicações. Aos senadores da Comissão de Ciência e Tecnologia, Bernardo disse que o governo vai licitar em julho as faixas para comunicação rural e para a banda larga móvel 4G. O ministro garantiu que a medida deve acabar com os problemas de quem mora na área rural para fazer ligações de celular e se conectar à internet sem fio. 

(BERNARDO) Isso vai preencher uma lacuna, uma dívida que temos com as áreas rurais do Brasil. (REPÓRTER) Audiências públicas como essas fizeram parte do relatório oficial dos trabalhos do Senado em 2011, divulgado pelo presidente da Casa, José Sarney, do PMDB do Amapá. Para Sarney, as mais de 400 audiências realizadas no ano passado refletem o empenho dos senadores na discussão de temas importantes para o País. 

(SARNEY) Sempre na busca de solução adequada para os desafios da nação e que foram objeto das discussões nossas no ano que passou. (REPÓRTER) Sarney listou alguns dos projetos que passaram pelas comissões em 2011: atualização do Código Florestal, criação do cadastro positivo para beneficiar quem paga contas em dia e reformulação do sistema brasileiro de defesa da concorrência.
16/03/2012, 12h00 - ATUALIZADO EM 16/03/2012, 12h00
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00