Ministro Mantega debate conjuntura econômica com senadores — Rádio Senado

Ministro Mantega debate conjuntura econômica com senadores

LOC: O MINISTRO DA FAZENDA, GUIDO MANTEGA, PARTICIPOU, NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA, DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. 

LOC: ELE VEIO FAZER UM DIAGNÓSTICO E TRAÇAR UM PANORAMA DA ECONOMIA. MAS TAMBÉM FOI QUESTIONADO PELA OPOSIÇÃO SOBRE IRREGULARIDADES NA CASA DA MOEDA, NO BANCO DO BRASIL, BANCO POSTAL E TESOURO NACIONAL. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: De acordo com o Ministro da Fazenda, o País cresceu apenas dois vírgula sete por cento em 2011. Mas sobre um crescimento excepcional em 2010, de sete e meio por cento. E gerando quase dois milhões de empregos com carteira assinada. Guido Mantega também afirmou que em nenhum lugar do mundo a desigualdade entre ricos e pobres caiu tanto quanto no Brasil. Mas a oposição quis ouvir do ministro explicações sobre denúncias de irregularidades em órgãos e instituições ligadas à área econômica do governo. O líder do PSDB, o senador pelo Paraná, Alvaro Dias, disse que os problemas que afetaram a Casa da Moeda, Tesouro Nacional e Banco do Brasil, têm origem na escolha política para preenchimento de cargos de natureza eminentemente técnicos. 

(ALVARO): O aparelhamento do estado que chega na administração indireta, direta, fundacional e autárquica, e instituições financeiras relevantes para o nosso desenvolvimento. vossa excelência, como ministro da fazenda, não se sente incomodado com esse aparelhamento, muitas vezes o interesse político se sobrepondo ao interesse da eficiência técnica, da qualificação profissional para o exercício dessas atividades. 

(REP): Guido Mantega respondeu que todas as denúncias foram investigadas. E que a indicação de um nome para cargos, algo normal em países comandados por uma coalizão de partidos políticos, só é efetivada após uma rigorosa análise. 

(MANTEGA): mesmo havendo uma indicação de caráter política, passa por um crivo estritamente técnico. não admito nenhnum funcionário nos órgãos do ministério da fazenda que não tenha a qualificação técnica para cumprir essa função. (REP): Guido Mantega disse ainda que o Ministério da Fazenda trabalha com uma previsão de crescimento da economia de quatro e meio por cento para 2012.
13/03/2012, 02h20 - ATUALIZADO EM 13/03/2012, 02h20
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00