Senado vai discutir preços de passagens aéreas — Rádio Senado

Senado vai discutir preços de passagens aéreas

LOC: O SENADO VAI REALIZAR AUDIÊNCIA PÚBLICA COM REPRESENTANTES DAS COMPANHIAS AÉREAS EM MARÇO PARA DISCUTIR O PREÇO ALTO DE PASSAGENS ÁREAS PARA OS ESTADOS DA REGIÃO NORTE. 

LOC: O ASSUNTO FOI TEMA DA REUNIÃO DO SENADOR JORGE VIANA COM OS PRESIDENTES DA INFRAERO E DA ANAC. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: O senador Jorge Viana do PT do Acre levou ao presidente da Infraero, Gustavo do Vale, e ao presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Marcelo dos Guaranys, o problema enfrentado pelos passageiros que desejam viajar para os Estados da Região Norte. Ele reclamou do alto preço das tarifas áreas, que podem chegar a 4 mil dólares. Jorge Viana disse que a Infraero e a Anac vão investigar o que ele chama de abuso. O senador apontou que as companhias áreas estão repassando para os consumidores a conta das milhas, usadas por passageiros das demais regiões do país para viajarem de graça. 

(Jorge Viana) Como tem muita gente andando de milha, tem que aumentar o preço da passagem. Isso não é responsabilidade do usuário. Isso é responsabilidade das empresas que criaram um mercado e que fazem propaganda de que com milhas todo mundo viaja. Não tem sentido estarem cobrando passagens entre os estados do Brasil muitas vezes mais caras do que você ir para qualquer parte da Europa, da América do Norte ou da Ásia. 

(REPÓRTER): O líder do governo no Senado, Romero Jucá, do PMDB de Roraima, declarou apoio à audiência pública que vai discutir o preço das tarifas cobradas dos passageiros da região Norte. 

(Jucá) Temos que conversar com a Anac e com os órgãos reguladores no sentido de esclarecer porque passagens tão caras. Quer dizer, uma passagem para Rio Branco no Acre ou para Boa Vista, em Rondônia, é muito mais cara do que uma passagem internacional para Nova York. Isso não tem lógica. É preciso que tenhamos as explicações das companhias aéreas. 

(REPÓRTER): A audiência pública conjunta das Comissões de infraestrutura e de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor será realizada na primeira semana de março. Entre os convidados estão representantes da Anac, Infraero, da Secretaria Nacional de Aviação Civil e das companhias áreas.
17/02/2012, 11h39 - ATUALIZADO EM 17/02/2012, 11h39
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00