Presidente do Confea elogia projeto de inspeção de edifícios antigos — Rádio Senado

Presidente do Confea elogia projeto de inspeção de edifícios antigos

LOC: PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY, RECEBEU O PRESIDENTE DO CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E ARQUITETURA PARA DISCUTIR O PROBLEMA DE DESABAMENTO DE PRÉDIOS NO PAÍS. 

LOC: O ENGENHEIRO JOSÉ DA SILVA ELOGIOU O PROJETO DO SENADOR MARCELO CRIVELLA QUE PREVÊ A INSPEÇÃO DOS EDIFÍCIOS COM MAIS DE 30 ANOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(REPÓRTER)  O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, mostrou preocupação com as ocorrências de desabamentos de prédios no país. Ele se reuniu com o presidente do Conselho Nacional de Engenharia e Arquitetura, José da Silva. Recentemente, a queda de três edifícios no Rio de Janeiro provocou a morte de dezenas de pessoas. E o desabamento de parte de um prédio na região do ABC de São Paulo resultou no falecimento de duas pessoas. O presidente do Confea destacou que os profissionais do Conselho estão à disposição do Senado para discutir medidas de segurança à população. Ao alertar para o perigo das edificações com mais de 30 anos, ele elogiou o projeto do senador Marcelo Crivella do PRB do Rio de Janeiro, que obriga uma inspeção técnica nestas construções a cada 5 anos. 

(JOSÉ SARNEY) O projeto do Crivella é bom. Mas há detalhes que podemos colocar em função do nosso conhecimento, é um aperfeiçoamento. O projeto está bom. Como por exemplo, a forma de fazer a vistoria e como elaborar o laudo. É algo que poderíamos colocar no projeto do Crivella para aprimorar. Porque é importante fazermos essa normatização. 

(REPÓRTER) O senador Marcelo Crivella ressaltou que pela proposta, os laudos realizados por engenheiros estarão acessíveis a qualquer pessoa que more ou trabalhe no edifício. 

(MARCELO CRIVELLA) Esse laudo será apresentado à prefeitura. As 5564 prefeituras do Brasil vão exigir desses prédios esse laudo. Terão acesso a esse laudo o Conselho Regional de Engenharia, a prefeitura, os moradores interessados.. Será uma coisa pública. Os prédios que não passarem no laudo e não fizeram o reforço terão de ser desocupados.  

(REPÓRTER) O projeto do senador Marcelo Crivella está em discussão na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo.
09/02/2012, 01h21 - ATUALIZADO EM 09/02/2012, 01h21
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00