Senadora cobra início imediato de programas de inclusão a refugiados — Rádio Senado

Senadora cobra início imediato de programas de inclusão a refugiados

LOC: A AJUDA HUMANITÁRIA ENVIADA PELO GOVERNO AOS HAITIANOS QUE ENTRARAM ILEGALMENTE NA REGIÃO NORTE É INSUFICIENTE.

LOC: O ALERTA É DA SENADORA VANESSA GRAZZIOTIN, DO PC DO B AMAZONENSE, QUE COBRA O INÍCIO IMEDIATO DE PROGRAMAS DE INCLUSÃO AOS REFUGIADOS. REPÓRTER NILO BAIRROS:

(REPÓRTER) O governo federal enviou nesta semana ao Acre oito toneladas de alimentos e prometeu outras seis para os próximos dias. A ajuda foi enviada ao município de Brasiléia, que concentra mais de 1.200 haitianos que se refugiaram depois do terremoto e da miséria que dominam o país da América Central. Mas estima-se que o número total de haitianos ilegais na Região Norte já ultrapasse os cinco mil, muitos deles alojados no Amazonas e em Rondônia. A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, reconhece a importância do socorro de alimentos, mas acha que o governo precisa ampliar o esforço e definir logo um programa de legalização, ao menos temporária, e de ajuda para que essa população encontre emprego no Brasil.

(VANESSA GRAZZIOTIN) Eu acho que, claro, isso é uma bolsa família, mas acho que na situação deles, é preciso dar uma solução mais definitiva, né? Que é preparar para o mercado de trabalho, botar eles no campo, se for o caso, ver qual é a preparação de cada um, entende?

(REPÓRTER) O Senado debateu a situação dos haitianos em audiências públicas realizadas no segundo semestre de 2011. Além da ajuda aos que chegaram, a bancada de senadores do Norte quer que o governo reprima a ação dos "coiotes", criminosos que extorquem suas vítimas com promessas de facilidades para entrar em outro país. Eles chegam a cobrar 300 dólares de cada haitiano. Os refugiados que chegam ao território brasileiro são alojados em acampamentos mantidos por igrejas e pelos governos municipais e estaduais.
05/01/2012, 06h43 - ATUALIZADO EM 05/01/2012, 06h43
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00