Senadores pedem solução para entrada ilegal de haitianos pela Região Norte — Rádio Senado

Senadores pedem solução para entrada ilegal de haitianos pela Região Norte

LOC: HAITIANOS NÃO PARAM DE CHEGAR NA REGIÃO NORTE DO BRASIL. SENADORES DO ACRE PEDEM UMA SOLUÇÃO URGENTE.

LOC: O ASSUNTO FOI DEBATIDO NESTA TERÇA-FEIRA NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORESE DE DEFESA NACIONAL. REPÓRTER DE SERGIO VIEIRA. 

(REPÓRTER): Continua aumentando o fluxo de refugiados haitianos para o Brasil, todos entrando de maneira clandestina, por meio de pagamento aos chamados “Coyotes”. Mais de 4.000 já chegaram ao país, principalmente pelo Acre, mas também mantém-se o fluxo pelo Amazonas e Rondônia. Muitos já conseguiram emprego, mas a maioria mantém-se em alojamentos precários mantidos pelos governos estaduais, pela igreja e por prefeituras. A situação fez com que o Governo do Acre e o Ministério Público daquele estado solicitassem formalmente que o Governo Federal assumisse a responsabilidade sobre o problema. O pedido foi trazido à Comissão de Relações Exteriores do Senado pelos senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz, ambos do PT do Acre, e o problema foi discutido com autoridades do governo. Foi informado que o governo brasileiro já tem a logística pronta para aumentar a doação de alimentos para os abrigos, mas o foco será mesmo em programas de capacitação visando o retorno dessas pessoas para o Haiti. No entanto, em depoimento no vídeo exibido durante a reunião, o refugiado Lionel Viosa afirmou que o Brasil é e continuará sendo o sonho de milhares de haitianos porque aqui muitos encontram o que é muito mais difícil por lá: um emprego considerado decente.

(LIONEL VIOSA - HAITIANO): Los que chegaran primeiro entraran sin problema. E já muitos deles já están trabajando em Brasil. Em Manaus, em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Branco, Porto Velho, de maneira legal, de maneira digna, y estamos buscando uma vida melhor. Ya tengo oferta de trabajo em Rio Branco, voy a quedarme um tempo em Rio Branco para trabajar. 

(REPÓRTER): O senador Aníbal Diniz pediu uma atuação rápida do Governo. 

(SENADOR ANIBAL DINIZ): Não é mandando um avião de alimentos pra lá que vai resolver, daqui a um pouquinho a gente vai ter uma crise de cólera lá dentro. Há um pedido de socorro também da Polícia Federal lá pra que seja aumentado o contingente.

(REPÓRTER): Os haitianos entram no território brasileiro principalmente de madrugada durante os fins de semana. Somente em Manaus chegam uma média de 40 por semana.
20/12/2011, 01h07 - ATUALIZADO EM 20/12/2011, 01h07
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00