Autistas poderão ter recursos da aposentadoria isentos do IR — Rádio Senado

Autistas poderão ter recursos da aposentadoria isentos do IR

LOC: OS AUTISTAS DEVERÃO FICAR ISENTOS DO IMPOSTO DE RENDA. É O QUE PREVÊ PROJETO APROVADO NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS. SAIBA MAIS COM SERGIO VIEIRA. 

(REPÓRTER): Segundo dados do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo, o Brasil possui cerca de 1 milhão de autistas. Mas segundo a Escola Paulista de Medicina este número pode chegar a 2 milhões. E é a esta parcela da população que o projeto aprovado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado beneficia. Apresentado pelo senador Marcelo Crivella do PRB do Rio de Janeiro, o Projeto isenta do Imposto de Renda os recursos de aposentadoria que são recebidos por estes brasileiros. Crivella lembra que hoje a maioria dos autistas não apenas tem uma expectativa de vida mais longa, como desenvolvem condições para uma vida independente, ou seja, muitos deles acabam alcançando a aposentadoria. O relator foi Mozarildo Cavalcanti do PTB de Roraima, que teve seu relatório lido pela senadora Ana Rita do PT do Espírito Santo.

(ANA RITA): As pessoas com transtorno de espectro autista merecem receber na hora de sua aposentadoria o mesmo tratamento dado às pessoas com moléstia profissional, tuberculose ativa, alienação mental, cegueira e outras doenças e deficiências.

(REPÓRTER): A proposta agora será encaminhada para a Comissão de Assuntos Econômicos para decisão terminativa, ou seja, se aprovado poderá seguir para a Câmara dos Deputados sem ter que passar pelo plenário do Senado.
08/12/2011, 01h56 - ATUALIZADO EM 08/12/2011, 01h56
Duração de áudio: 01:22
Ao vivo
00:0000:00