Educação precisa estimular novos talentos na área de inovação — Rádio Senado

Educação precisa estimular novos talentos na área de inovação

LOC: O ATUAL MODELO DE ENSINO NO BRASIL ABAFA GRANDES TALENTOS NA ÁREA DE INOVAÇÃO. 

LOC: FOI O QUE DISSERAM ESPECIALISTAS EM AUDIÊNCIA CONJUNTA DAS COMISSÕES DE EDUCAÇÃO E DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NESTA QUARTA-FEIRA. O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO ACOMPANHOU O DEBATE E TEM AS INFORMAÇÕES.

(MIGUEL NICOLELIS): Santos Dumont, ele criou uma das grandes indústrias do século 20, e ele fez isso sem nunca ter ido pra escola. Mas como a gente acha os Santos Dumonts que vivem no Brasil hoje, que nascem por todo o Brasil? Os grandes inovadores brasileiros nascem em todos os municípios do Brasil, eles só não têm a oportunidade de expressar a sua genialidade. Santos Dumont existem, é só você dar a pista de decolagem e os materiais, não dá o avião, porque o avião eles vão construir. Você só dá a pista, é só não tirar a chance e não atrapalhar, é sair da frente. 

(REPÓRTER): A afirmação é do professor Miguel Nicolelis, um dos mais renomados cientistas brasileiros. Ele contou aos senadores a experiência que vem desenvolvendo com o Instituto Internacional de Neurociências de Natal. Entre os programas, está o acompanhamento educacional das crianças desde a gestação. Como resultado, alunos do ensino médio de Macaíba, região metropolitana de Natal, espontaneamente se interessaram por ciências, tanto na área de neurociências como de biodiesel, e algumas delas já pensam em montar empresas. O senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, destacou que o trabalho é referência internacional na educação. 

(CYRO MIRANDA): O professor mostrou aqui o que é possível fazer duma das cidades mais pobres, onde o recurso era praticamente zero, tornar a Macaíba, e antes eu tinha um slogan, professor, que era do Jornal do Comércio, que era Pernambuco falando para o mundo, e hoje a gente está ouvindo que é Macaíba falando para o mundo. 

(REPÓRTER): O representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, Arquimedes Ciloni, disse que um dos desafios da área de inovação é o investimento. Atualmente, o Brasil investe 1% do PIB em Ciência e Tecnologia. A meta do ministério é chegar a dois e meio por cento até 2022, mas esse valor só será alcançado com participação de entidades privadas. O professor Miguel Nicolelis falou também sobre o projeto Walk Again, inglês para “andar de novo”, no qual atua. A proposta é recuperar pessoas com deficiência motora por meio de interfaces robóticas. A principal meta é que o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil seja dado por duas crianças com deficiência usando vestes especiais.
30/11/2011, 01h07 - ATUALIZADO EM 30/11/2011, 01h07
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00