Senadores manifestam apoio ao Dia Mundial do Diabetes — Rádio Senado

Senadores manifestam apoio ao Dia Mundial do Diabetes

LOC: SENADORES MANIFESTARAM APOIO AO DIA MUNDIAL DO DIABETES, QUE SERÁ COMEMORADO NESTA SEGUNDA-FEIRA EM CENTO E SESSENTA PAÍSES. 

LOC: MOZARILDO CAVALCANTI E PAULO DAVIM, QUE SÃO MÉDICOS, DESTACARAM A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO E DO DIAGNÓSTICO. REPÓRTER GEOVANA MARTINS: 

(REPÓRTER): Controlar a alimentação, praticar esportes são atitudes para prevenir o Diabetes. Existem dois tipos da doença. O tipo um, genético, é caracterizado pela destruição das celulas produtoras de insulina, e o diabetes tipo dois se relaciona com a obesidade e o sedentarismo. Para o senador e médico Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, o auxílio médico para diagnosticar a doença deve ser feito não somente na fase adulta mas, também, no período da infância:

(MOZARILDO CAVALCANTI): Como é uma doença silenciosa, traiçoeira, é importante que as pessoas sejam alertadas, que façam exames, detectem precocemente. O mais importante, inclusive, é desmistificar que o diabetes seja doença só de pessoas idosas, e não é. Dá até na infância. E como dá na infância, é pior ainda porque as sequelas vem mais cedo.

(REPÓRTER): E para chamar a atenção para a prevenção e o controle da doença, diversos monumentos em todo o mundo ficarão iluminados na cor azul, no dia Mundial do Diabetes. Para o senador Paulo Davim do PV do Rio Grande do Norte a comemoração é necessária para conscientizar a sociedade:

(PAULO DAVIM): Esse dia deve ser estimulado à população a procurar o seu médico rotineiramente,ou o clínico geral, o endocrinologista. Lembrar a população de fazer uso regular da medicação para controle do diabetes. Lembrar, sobretudo, da importância de uma vida saudável e de uma dieta também saudável.

(REPÓRTER): No Brasil, monumentos de diversos estados também ficarão iluminados, entre eles, a Torre de TV, em Brasília, e o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.
11/11/2011, 11h55 - ATUALIZADO EM 11/11/2011, 11h55
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00