Integrantes da CMO divergem sobre reajuste para aposentados — Rádio Senado

Integrantes da CMO divergem sobre reajuste para aposentados

LOC: INTEGRANTES DA COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO DIVERGEM DE DECLARAÇÃO DO MINISTRO DA FAZENDA SOBRE REAJUSTE DOS APOSENTADOS QUE RECEBEM MAIS DE UM SALÁRIO MÍNIMO. 

LOC: SENADORES AVISAM QUE VÃO TENTAR ATÉ O ÚLTIMO MINUTO APROVAR UM AUMENTO SUPERIOR À TAXA DE INFLAÇÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN 

(REPÓRTER): O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reafirmou que não vai conceder um reajuste acima da inflação para aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo. Ele avisou que não vai autorizar o aumento de gastos nesse cenário de crise internacional. O relator de receitas da Comissão Mista de Orçamento, senador Acir Gurgacz do PDT de Rondônia, explicou que no final de novembro receberá um relatório atual do Ministério da Fazenda sobre a situação da economia. A partir daí, apresentará uma nova reestimativa de receitas que poderão bancar o reajuste acima da inflação para esses beneficiários do INSS. Apesar de considerarem a crise financeira, Acir Gurgacz ressaltou que os parlamentares estão comprometidos com a causa dos aposentados.

(ACIR GURGACZ): Temos obrigação de nos preocupar com a economia nacional em face desse turbilhão da economia mundial. Mas há não somente um empenho, mas uma vontade grande por parte de nós relatores, principalmente, de atendermos os aposentados. É uma vontade grande, mas temos que analisar a questão nacional em face ao que está acontecendo no mundo inteiro. 

(REPÓRTER): Outro integrante da Comissão Mista de Orçamento, senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, entende os argumentos da equipe econômica. Mas ressaltou que há recursos para o reajuste de 11,7%, o que corresponde à inflação mais o equivalente a 80% da taxa de crescimento econômico para os aposentados que recebem mais de um salário mínimo. 

(JAYME CAMPOS): Acho que o Congresso tem que ser maduro e responsável diante dos fatos que acontecem lá fora, essa crise internacional. Todavia, não podemos penalizar os aposentados que já deram sua cota de sacrifício diante de uma explicação não plausível e diante de que a arrecadação do governo federal está crescendo assustadoramente. O ministro da economia vem com essa declaração de que vai dar apenas a inflação. Nós defendemos a tese de dar a inflação e o PIB pelo menos. 

(REPÓRTER): Pela equipe econômica, os aposentados e pensionistas que recebem acima do mínimo terão um reajuste de até 6.2% metade dos 13% já assegurados aos que ganham apenas o piso.
11/11/2011, 00h05 - ATUALIZADO EM 11/11/2011, 00h05
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00