Audiência vai debater objetivos do Programa Antártico Brasileiro — Rádio Senado

Audiência vai debater objetivos do Programa Antártico Brasileiro

LOC: REPRESENTANTES DA MARINHA E DOS MINISTÉRIOS DO MEIO AMBIENTE E DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA VIRÃO AO SENADO NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA PARA DEBATER O PROGRAMA ANTÁRTICO BRASILEIRO.

LOC: A AUDIÊNCIA SERÁ NA COMISSÃO MISTA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS, COMO INFORMA A REPÓRTER NARA FERREIRA: 

(REPÓRTER): O Programa Antártico Brasileiro foi criado em 1982 com objetivos científicos e políticos em relação à Antártica. O programa permitiu a instalação da Estação Antártica Comandante Ferraz, marcando a presença brasileira no continente gelado. O Proantar também desenvolve pesquisas científicas para ampliar o conhecimento sobre os recursos naturais e mudanças ambientais na região. O programa é gerenciado pela Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, órgão coordenado pela Marinha do Brasil, e integrado ainda pelo CNPq e Ministério do Meio Ambiente. A audiência pública sobre O Programa Antártico Brasileiro, marcada para o dia 26, foi proposta pelo presidente da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas, senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná.
(SERGIO SOUZA) a finalidade de conhecer e debater o programa antártico brasileiro pró-antar especialmente no que se refere ao monitoramento e acompanhamento das mudanças climáticas no continente antártico e seus impactos no território brasileiro.
(REPÓRTER): Foram convidados representantes da Marinha do Brasil: o contra-almirante Marcos José de Carvalho Ferreira, secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, e o capitão-de-mar-e-guerra Márcio Renato Leite; do Ministério do Meio Ambiente: Mônica Brick Peres, gerente de Biodiversidade Aquática e Recursos Pesqueiros, e Jaqueline Leal Madruga, analista ambiental. Representando o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, o debate contará com Jefferson Cardia Simões, professor doutor da Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul.
21/10/2011, 00h21 - ATUALIZADO EM 21/10/2011, 00h21
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00