Comitê debate problemas indicados pelo TCU em obras feitas pelo órgão — Rádio Senado

Comitê debate problemas indicados pelo TCU em obras feitas pelo órgão

LOC: COMITÊ DE OBRAS IRREGULARES DO CONGRESSO NACIONAL DISCUTE PROBLEMAS APONTADOS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO EM EMPREENDIMENTOS COMANDADOS PELOS MINISTÉRIOS DOS TRANPORTES, CIDADES E SAÚDE.

LOC: SENADOR DESTACA IMPORTÂNCIA DA COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO EM OUVIR OS GESTORES DAS OBRAS ANTES DE CANCELAR REPASSES PÚBLICOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.
 
(REPÓRTER): Na reunião do Comitê de Obras Irregulares da Comissão Mista de Orçamento os parlamentares discutiram relatórios do Tribunal de Contas da União que recomendam a suspensão de obras do Departamento Nacional de Infraestrutura e da Valec, estatal que cuida de ferrovias. No caso do DNIT, são dez as rodovias consideradas com problemas: 3 em Minas Gerais, 2 no Paraná e 1 na Bahia, no Pará, no Rio Grande do Norte, em Rondônia e no Rio Grande do Sul. Dessas, 5 não saíram do papel e 5 estão paradas. O diretor do DNIT, general Jorge Ernesto, destacou que as recomendações do TCU são prontamente atendidas pelo Departamento, mas ele pediu paciência aos parlamentares no que diz respeito à interrupção das obras.
(JORGE ERNESTO): Muitas vezes as comunidades onde estão os eleitores cobram um resultado logo. E o projeto de engenheira tem um tempo de maturação e discussão. Quando ele é feito um pouco corrido, o TCU vem e diz que poderia ser discutido melhor. Aí, volta atrás.
(REPÓRTER): O diretor de engenharia da Valec, Luiz Carlos Machado, fez um apelo para que as obras das ferrovias de Integração Oeste Leste, Norte Sul e de Integração do Centro-Oeste não sejam interrompidas em função do relatório do TCU, que apontou entre outras irregularidades, o sobrepreço. O senador Walter Pinheiro do PT da Bahia ponderou que a Comissão Mista de Orçamento está atenta às recomendações do TCU a fim de evitar desperdício de recursos públicos.
(WALTER PINHEIRO): Para garantir que a posição da CMO seja a mais próxima possível de uma realidade que faça não só garantir a lisura e a boa aplicação dos recursos públicos mas para garantirmos que a obra apontada como benéfica ao cidadão não vire um mal enorme para a sociedade.
(REPÓRTER): A partir das audiências públicas, os integrantes do Comitê decidem se as obras continuarão na lista de irregularidades do TCU, o que pode impedi-las de receber recursos do Orçamento Geral da União.
18/10/2011, 06h47 - ATUALIZADO EM 18/10/2011, 06h47
Duração de áudio: 02:17
Ao vivo
00:0000:00