Senado presta homenagem ao Centro de Belas Artes de São Paulo — Rádio Senado

Senado presta homenagem ao Centro de Belas Artes de São Paulo

LOC: OS SENADORES PRESTARAM HOMENAGEM DURANTE O PERÍODO DO EXPEDIENTE, DA SESSÃO PLENÁRIA DESTA QUINTA-FEIRA, AOS 86 ANOS DE FUNDAÇÃO DA ACADEMIA DE BELAS ARTES DE SÃO PAULO.

LOC: A ACADEMIA, HOJE CONHECIDA COMO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELAS ARTES, É UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA MANTIDA PELA FUNDAÇÃO ESCOLA DE BELAS ARTES DE SÃO PAULO. O REPÓRTER ROGÉRIO DY LA FUENTE TRAZ MAIS INFORMAÇÕES. 

A autora do requerimento para homenagear a Academia de Belas Artes de São Paulo foi a senadora Marta Suplicy. Ela presidiu a sessão e recordou o nascimento da instituição que em 1932 passou a se chamar Escola de Belas Artes de São Paulo e até o ano de 1939 foi responsável pelo acervo de obras de artes plásticas que hoje compõem a pinacoteca do estado.
(MARTA SUPLICY) "O Belas Artes já nasceu sob o signo da modernidade porque: estiveram presentes a sua fundação e eu fiquei muito surpresa, achei muito bonito isso, Mário de Andrade e Menotti Del Picchia, que foram os líderes da Semana de Arte Moderna do Teatro Municipal, que tinha ocorrido somente três anos antes."
(REPÓRTER) O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal elogiou o trabalho pioneiro de educação da instituição, que abrigou o primeiro curso de Arquitetura de São Paulo, depois incorporado pela USP.
(CRISTOVAM BUARQUE) "Vocês conseguiram, numa insistência de 86 anos, quase, passar a ideia de que cultura é também parte do perfil de um povo rico."
(REPÓRTER) O atual reitor do Centro Universitário Belas Artes, Paulo Gomes Cardim, lembrou da motivação do avô dele, Pedro Cardim, para criar a Academia de Belas Artes no século passado.
(PAULO GOMES CARDIM) "Pedro Augusto fez mais do que fundar a academia de Belas Artes, ele deu o primeiro passo para a concretização de seu sonho, permitindo que essas inteligências fossem compartilhadas por todas as turmas de alunos que ali se formaram e vem se formando até hoje."
(REPÓRTER) Também discursaram na homenagem ao Centro Universitário de Belas Artes os senadores Geovani Borges, do PMDB do Amapá, Sérgio Souza, do PMDB do Paraná e Vanessa Graziotin, do PC do B do Amazonas.
22/09/2011, 05h39 - ATUALIZADO EM 22/09/2011, 05h39
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00