Prevenção pode evitar novas tragédias, defendem senadores — Rádio Senado

Prevenção pode evitar novas tragédias, defendem senadores

A COMISSÃO DO SENADO QUE ESTUDA A REFORMULAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE DEFESA CIVIL ENTROU NA RETA FINAL DOS TRABALHOS.
E OS SENADORES DEVEM PROPOR UMA SÉRIE DE MEDIDAS PARA EVITAR A REPETIÇÃO DE TRAGÉDIAS, COMO AS PROVOCADAS PELAS CHUVAS EM SANTA CATARINA, NOS ÚLTIMOS DIAS. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI

As chuvas em Santa Catarina deixaram 177 mil pessoas sem ter onde morar. E provocaram mortes em Guabiruba, Itajaí e Laurentino, além de deixarem 170 feriados em todo o estado. Para os senadores da Comissão Temporária do Sistema Nacional de Defesa Civil, a tragédia de Santa Catarina é a repetição de episódios que atingem todo o Brasil na época das chuvas. Na reta final dos trabalhos, que devem ser concluídos até dezembro, os parlamentares prometem reformular completamente a defesa civil no país, enfatizando, principalmente, a prevenção. Foi o que assegurou o relator, senador Casildo Maldaner, do PMDB de Santa Catarina.
(CASILDO MALDANER) Nós recuperarmos e daqui a um ano dali a uns meses, na mesma época, volta tudo pra recuperarmos. Nós temos que partir para essa recuperação, mas essa recuperação tem que ser no sentido da prevenção.
(REPÓRTER) O presidente da Comissão, senador Jorge Viana, lembrou que o problema passa pela desocupação de áreas de encostas de morros e outros pontos considerados de risco. Mas para isso a população precisa ser corretamente orientada. O parlamentar do PT do Acre acredita que o investimento em prevenção vai salvar vidas e economizar dinheiro dos cofres públicos.
(JORGE VIANA) A própria ONU coloca claramente, para cada um real que você gasta em prevenção são sete que você economiza se ficar esperando acontecer para depois tentar socorrer. Tem problemas sérios de ocupação indevidas e isso o Brasil definitivamente tem que tomar uma posição orientadora no sentido de tirar as famílias das áreas de risco. Essa é a melhor prevenção que a gente pode fazer, vamos salvar vidas e economizar muito.
(REPÓRTER) Na tarde desta quinta-feira, a Comissão Temporária do Sistema Nacional de Defesa Civil aprovou a participação do senador Casildo Maldaner no oitavo Fórum Nacional de Defesa Civil, que acontece nos dias 21 e 22 de setembro, em Maceió, Alagoas.
15/09/2011, 06h15 - ATUALIZADO EM 15/09/2011, 06h15
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00