CRE recebe Grupo de Amizade França/Brasil — Rádio Senado

CRE recebe Grupo de Amizade França/Brasil

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL DO SENADO RECEBEU NESTA QUARTA-FEIRA O GRUPO DE AMIZADE FRANÇA-BRASIL, ACOMPANHADO DO EMBAIXADOR FRANCÊS YVES SAINT-GEOURS (ÍVE SAN-GEÓR). 

LOC: ELES FORAM RECEBIDOS PELO SENADOR FERNANDO COLLOR, DO PTB DE ALAGOAS, PRESIDENTE DA COMISSÃO. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA:  

Em reunião na Comissão de Relações Exteriores, o presidente do Grupo de Amizade França/Brasil, Roland Du Luart, falou de sua admiração pelo Brasil e dos fortes laços que unem os dois países. O presidente da Comissão, senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, ressaltou que a França representa a síntese do melhor pensamento humanista mundial e sempre serviu de exemplo aos brasileiros com o lema liberdade, igualdade e fraternidade. Mas criticou o recente envolvimento da França no conflito na Líbia, em apoio às forças rebeldes que derrotaram o governo do ditador Muamar Kadafi. O senador também destacou a importante posição da França e Alemanha na busca de uma saída para a crise econômica que atinge a Europa. E lembrou que Estados Unidos, União Européia e Japão são responsáveis por 80 por cento do comércio mundial, enquanto os 20 por cento restantes estão com os emergentes, incluindo a China. Segundo Collor, a ajuda dos países emergentes para conter a crise internacional deverá levar isso em conta: (COLLOR) Não faltará apoio dos países emergentes à comunidade européia, nem aos estados unidos nem a comunidade mundial nesses momentos, somos parceiros nessa batalha, vamos sair dessa crise juntos, solidários e ainda mais fortalecidos tanto nas nossas economias como nos nossos laços de amizade e compreensão. (REP) Collor destacou que a maior fronteira terrestre da França fica no Norte do Brasil. São quase 800 quilômetros que separam o estado do Amapá da Guiana Francesa.
14/09/2011, 01h32 - ATUALIZADO EM 14/09/2011, 01h32
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00