Pacificação nas favelas foi destaque em reunião de países latinoamericanos — Rádio Senado

Pacificação nas favelas foi destaque em reunião de países latinoamericanos

LOC: TERMINOU NA SEXTA-FEIRA, NO RIO DE JANEIRO, A REUNIÃO DO PARLAMENTO LATINOAMERICANO, O PARLATINO.

LOC: CERCA DE OITENTA PARLAMENTARES DE TREZE PAÍSES DA AMÉRICA LATINA PARTICIPARAM DO ENCONTRO. O GRUPO BRASILEIRO DO PARLATINO É PRESIDIDO PELO SENADOR FLEXA RIBEIRO, DO PSDB DO PARÁ. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES.

O Parlamento Latinoamericano foi criado em 1964 e representa todas as tendências políticas do Legislativo dos Países integrantes. O encontro que aconteceu na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro discutiu entre outros temas o combate ao narcotráfico e ao crime organizado e questões ligadas a meio Ambiente e defesa do consumidor. A preocupação com o combate à violência, que tem como fundo o narcotráfico, foi uma tônica presente durante o encontro, segundo o senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará. O presidente do grupo brasileiro disse que a pacificação nas favelas do Rio de Janeiro foi considerado um exemplo a ser seguido.
(FLEXA RIBEIRO) - Temos trocado experiências aqui como países que despontam nessa linha como México e Colômbia que tem ações fortes dos governos em relação ao combate. Estivemos também discutindo o exemplo exitoso do governador Sérgio Cabral. Consolidar a posição do governo nas favelas e que considerar isso como um exemplo a ser seguido.
(REPÓRTER) - Flexa Ribeiro falou ainda sobre a importância do encontro, no Rio de Janeiro, às vésperas da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Segundo ele, os olhos do Mundo estarão voltados para o Brasil mas não apenas por conta do esporte.
(FLEXA RIBEIRO) eles estarão voltados para ver o avanço da Democracia, o avanço do Desenvolvimento social e econômico do nosso País e do nosso Continente. Então nós temos que estar preparados para que possamos dar uma demonstração ao resto do mundo que nós não somos só um País emergente, nós somos o País do futuro. O Brasil será e é um país que tem todas as condições de ter assento nos fóruns que têm assento os Países mais importantes do globo terrestre.
(REPÓRTER) - Além do Brasil integram o Parlamento Latinoamericano Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai, Venezuela, Curaçao, San Martin e Aruba. Da Rádio Senado, Patrícia Novaes.//
26/08/2011, 05h34 - ATUALIZADO EM 26/08/2011, 05h34
Duração de áudio: 02:28
Ao vivo
00:0000:00