Simples Nacional poderá beneficiar engenheiros e arquitetos — Rádio Senado

Simples Nacional poderá beneficiar engenheiros e arquitetos

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS DO SENADO PODE VOTAR NESTA TERÇA AUTORIZAÇÃO PARA QUE ESCRITÓRIOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA PARTICIPEM DO SIMPLES, O REGIME SIMPLIFICADO DE TRIBUTAÇÃO.

LOC: A PROPOSTA SURGIU DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PROMOVIDAS POR OUTRA COMISSÃO, A DE INFRAESTRUTURA, COMO INFORMA O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.

TÉC: A Comissão de Infraestrutura ouviu especialistas ao longo de 2009 e 2010 para detectar as travas que impedem o desenvolvimento pleno do País. Uma das constatações foi a de que faltam profissionais especializados. O senador Fernando Collor, que presidiu a CI nesses dois anos, apresentou então um projeto de lei para permitir que escritórios de engenharia e arquitetura entrem no Simples, o regime simplificado de tributação. Fernando Collor diz que a iniciativa servirá como estímulo para as pessoas ingressarem e, principalmente, continuarem nessas profissões. Após as audiências públicas, o senador do PTB de Alagoas afirmou não ter dúvidas de que o Brasil precisa incentivar a formação de mão de obra qualificada. (COLLOR): Cada vez mais se consolida na nossa mente a necessidade de um enorme esforço para que não percamos essa grande oportunidade que surge diante de nós de um processo de desenvolvimento sustentável e duradouro. Temos os recursos, os projetos, mas precisamos do principal desse triângulo, que é a mão de obra. (REP) O relator da proposta, Cyro Miranda, senador pelo PSDB de Goiás, sugere incluir ainda as atividades de prestação de serviços de desenho industrial, de corretagem de bens imóveis e de transporte turístico, além dos escritórios de engenharia e arquitetura, entre as passíveis de adesão ao Simples Nacional.
08/08/2011, 01h11 - ATUALIZADO EM 08/08/2011, 01h11
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00