Comissão debate fusão do Carrefour e Pão de Açúcar — Rádio Senado

Comissão debate fusão do Carrefour e Pão de Açúcar

LOC: A FUSÃO DO CARREFOUR E DO PÃO DE AÇÚCAR FOI RECEBIDA COM PREOCUPAÇÃO PELOS PARTICIPANTES DE UM DEBATE NESTA QUARTA-FEIRA NO SENADO.
 
LOC: ELES QUEREM INFORMAÇÕES SOBRE O PAPEL DO BNDES NO NEGÓCIO E A CONCENTRAÇÃO NO SETOR DE VENDA DE ALIMENTOS. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:

O debate na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária era sobre iniciativas para garantir que a população tenha acesso a alimentos de boa qualidade e com preços mais baixos. E um dos temas discutidos foi a notícia da fusão das duas maiores redes de hipermercados que atuam no País: o Carrefour e o Pão de Açúcar. Silvio Porto, da Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, alertou que, juntos, os dois gigantes do setor vão concentrar quase a metade da venda de alimentos à população. (PORTO) Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart já representavam quase 50 por cento da comercialização de alimentos em nosso país. Se for efetivada essa fusão, essa compra do Pão de Açúcar pelo Carrefour, isso significa que ficaríamos com duas únicas empresas multinacionais sendo responsáveis por quase 50 por cento do que é comercializado em nosso país. (REP) O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, poderá entrar no negócio e financiar quatro bilhões e meio de reais para viabilizar a fusão. O presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, considera temerária a atuação de um banco público para ampliar a concentração no setor de hipermercados. (GURGACZ) Me preocupa porque o BNDES precisa atuar no desenvolvimento do nosso país, no aumento da produção, no aumento da industrialização do nosso país. E o BNDES quando atuar dessa forma - evidentemente que nós vamos aguardar - Mas nos preocupa bastante. (REP) Se a fusão for efetivada, Pão de Açúcar e Carrefour vão formar um conglomerado de quase duas mil e 400 lojas em todo o País, com faturamento anual de 65 bilhões de reais.
29/06/2011, 01h10 - ATUALIZADO EM 29/06/2011, 01h10
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00