Demóstenes vai negociar redução do número de comissões e subcomissões — Rádio Senado

Demóstenes vai negociar redução do número de comissões e subcomissões

LOC: O SENADOR DEMÓSTENES TORRES, DE DEMOCRATAS DE GOIÁS, SERÁ O RESPONSÁVEL POR APRESENTAR UMA PROPOSTA QUE REDUZA O NÚMERO DE COMISSÕES E SUBCOMISSÕES NO SENADO.

LOC: PARLAMENTARES RECLAMAM DO EXCESSO DE COLEGIADOS EM FUNCIONAMENTO, O QUE DIFICULTA A PARTICIPAÇÃO DELES NAS DISCUSSÕES FEITAS NA CASA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

Os 81 senadores estão se desdobrando para participar das reuniões e das audiências públicas das 11 Comissões Permanentes e das mais de 30 Subcomissões existentes na Casa. Em função da agenda intensa de segunda a sexta-feira, o senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, apresentou um projeto para reduzir o número de subcomissões. Pela proposta, cada Comissão poderá se desmembrar em outras duas e não em quatro, como ocorre hoje. O senador Inácio Arruda, do PCB do Ceará, admitiu que quase todos os parlamentares assinam presença em todas as reuniões previstas, mas escolhem uma ou duas para efetivamente acompanhar. Para Inácio Arruda, é necessária uma limitação do número de colegiados para um trabalho melhor dos parlamentares. Ele mesmo revelou a maratona de audiências das quais tenta participar. (Arruda) Tenho 3 (comissões) como titular, 3 como suplente, umas 6 subcomissões, mais 2 comissões mistas. Tenho as suplências não sei de quantas outras comissões. Termina que você não cumpre e você se desgasta porque não tem condições de acompanhar todas as comissões e subcomissões que tem o seu nome ali. Sobre a Frente Parlamentar nem vou discutir porque não dá tempo de acompanhar. REP: O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, tem recebido reclamações do excesso de colegiados na Casa. Ele convidou o senador Demóstenes Torres, do Democratas de Goiás, para apresentar uma sugestão que resolva esse problema. (Sarney) Isso está sendo examinado. O senador Demóstenes está encarregado de negociar a redução de comissões e subcomissões. Ontem, tive um senador que disse que está em 17 órgãos ao mesmo, o que torna impossível ele atender a todas às demandas para os quais estão sendo designados. REP: Demóstenes Torres disse que vai aceitar a incumbência para racionalizar o trabalho das Comissões e Subcomissões do Senado.
04/05/2011, 05h21 - ATUALIZADO EM 04/05/2011, 05h21
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00