Representantes do setor portuário discutem melhoria na infraestrutura — Rádio Senado

Representantes do setor portuário discutem melhoria na infraestrutura

LOC: EM DEZ ANOS, O NÚMERO DE PASSAGEIROS DE NAVIOS DE CRUZEIRO NO BRASIL CRESCEU MAIS DE DOIS MIL POR CENTO. FOI O QUE INFORMOU NESTA QUARTA-FEIRA, FERNANDO ANTONIO BRITO FIALHO, DIRETOR DA AGENCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS.
 
LOC: EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO, REPRESENTANTES DO SETOR PORTUÁRIO BRASILEIRO DISCUTIRAM O QUE É PRECISO PARA GARANTIR MAIS INFRAESTRUTURA AOS PORTOS DO PAÍS.
 
A infraestrutura nos portos brasileiros não acompanhou o aumento de dois mil por cento no número de passageiros dos cruzeiros marítimos e nos rios. A avaliação é do diretor da Antaq, Fernando Antônio Brito Fialho. Ainda segundo ele, no biênio 2009/2010 foram 720 mil passageiros. (FERNANDO) são números que demonstram que temos que ter uma aumento da infraestrutura, agravado ainda pela necessidade que foi trazida pela copa do mundo de 2014, uma demanda específica, de suprir a deficiência hoteleira nas cidades sedes (REP) O representante da Antaq ressaltou também o papel importante do setor portuário para a internacionalização da economia brasileira. É que 88 por cento das importações e quase 96 por cento das exportações brasileiras, passam pelos portos do País. Ele elogiou a portaria que autorizou a construção e operação particular de terminais de portos só para o turismo. Essa necessidade foi destacada ainda por José Adilson Pereira, presidente da Intersindical da Orla Portuária do Espírito Santo (JOSÉ ADILSON) isso é um problema que temos que resolver, porque o turista vai ser acordado, já chega com barulho de guindaste, de empilhadeira, com barulho de toda movimentação, o conflito de navio de cruzeiro e carga que acho...na construção de terminais para turismo isso vai melhor muito. (REP) Segundo o representante do Ministério dos Transportes, Miguel Masella, os investimentos no sistema viário de apoio aos portos, que inclui rodovias, ferrovias e hidrovias, devem chegar a 13 bilhões de reais em 2011. A senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, está preocupada com o fato de o Porto de Manaus ser o mais atrasado em infraestrutura, entre as cidades que vão sediar a Copa do Mundo. (VANESSA) Manaus fica em frente ao Rio Amazonas,o maior rio do planeta, com condições de navegabilidade excelentes, por isso recebemos transatlânticos de turismo, que param lá com três mil, dois mil passageiros é uma coisa fantástica. (REP) Também participaram da audiência na comissão de desenvolvimento regional e turismo o diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil, vice-Almirante Eduardo Bacellar; e Ricardo Martini, do Ministério do Turismo.
06/04/2011, 02h17 - ATUALIZADO EM 06/04/2011, 02h17
Duração de áudio: 02:24
Ao vivo
00:0000:00