Mozarildo cobra do governo providências para melhorar setor
LOC: O SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI, DO PTB DE RORAIMA, COBROU DO GOVERNO FEDERAL PROVIDÊNCIAS PARA MELHORAR O SETOR DE AVIAÇÃO CIVIL NO PAÍS. ELE CRITICOU TANTO A INFRAESTRUTURA DOS AEROPORTOS QUANTO OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELAS COMPANHIAS.
LOC: NESTA SEGUNDA-FEIRA O DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO DIVULGOU AS NOVAS REGRAS DA ANAC PARA MELHORAR O DESEMPENHO DOS AEROPORTOS.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, a partir de agora os aeroportos brasileiros só poderão reajustar as tarifas cobradas de passageiros e companhias aéreas se atingirem um desempenho mínimo de eficiência estipulado para cada terminal. Os indicadores foram definidos com base em um sistema internacional que relaciona o total de embarques e desembarques com os custos de manutenção dos aeroportos. Nesta segunda-feira, juntamente com as novas regras, a anac divulgou o reajuste das tarifas aeroportuárias, que não eram atualizadas desde 2005. O senador mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, criticou os atuais serviços de aviação civil oferecidos à sociedade brasileira. (MOZARILDO) de um lado, a infraestrutura precária de nossos aeroportos e, de outro lado, o duopólio, exercido por apenas duas companhias aéreas que dominam as linhas aéreas no Brasil, provoca uma situação de sofrimento a todos aqueles que desejam fazer alguma viagem, seja para férias, seja para visitar as famílias, seja, enfim, para que destino seja. (Celso) Mozarildo lembrou que nos próximos anos o país vai sediar importantes eventos esportivos, o que vai demandar melhorias efetivas na área de transportes. ele pediu empenho do governo federal na solução dos atuais problemas do setor. (MOZARILDO) Espero que a Presidente Dilma possa elencar, como ponto prioritário no seu Governo, a questão da infraestrutura do País. Não me preocupo apenas, com a proximidade de grandes eventos internacionais, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo de Futebol, os quais, necessariamente, requerem, além de aeroportos de grande porte e modernizados, empresas aéreas aptas a bem desempenhar suas funções. Aflijo-me, em primeiro lugar, com o descaso com que essas empresas nos tratam, brasileiros comuns, em nosso cotidiano. (Celso) de acordo com a anac, somente no último mês de dezembro os aeroportos nacionais tiveram 13 milhões e 200 mil embarques domésticos de passageiros, 2 milhões a mais que no ano anterior. Cerca de 20% dos voos tiveram atraso superior a meia hora, e 5% das partidas previstas foram canceladas.