Dilma empossa seu ministério — Rádio Senado

Dilma empossa seu ministério

LOC: A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF CONTARÁ COM O AUXÍLIO DE 37 MINISTROS PARA GOVERNAR. O PT E O PMDB TERÃO A MAIORIA DOS ASSENTOS NA ESPLANDA DOS MINISTÉRIOS 

LOC: PELO MENOS CINCO SENADORES REFORÇAM O TIME DE ASSESSORES DO PRIMEIRO ESCALÃO. GARIBALDI ALVES ADIANTA QUE PRIORIDADE É MELHORAR O ATENDIMENTO NAS AGÊNCIAS DO INSS. 

TÉC: A presidente Dilma Rousseff empossou os 37 ministros que vão ajudá-la a governar nos próximos quatro anos. O PT, partido de Dilma, ficou com a maior parte dos cargos. São 17 postos, entre eles, os principais como Fazenda, Casa Civil e alguns com os maiores orçamentos, a exemplo do Ministério da Saúde. O PMDB, partido do vice, Michel Temer, possui 6 assentos no primeiro escalão, como Previdência e Minas e Energia. O PSB comandará duas pastas e os demais partidos aliados: PCdo B, PP, PR e PDT, um ministério cada um. Pelo menos seis assessores do primeiro escalão não têm filiação política. Dos 37 ministros, cinco são senadores. O ministro da Previdência, senador licenciado Garibaldi Alves, do PMDB do Rio Grande do Norte, comentou as diferenças entre os dois cargos. E afirmou que sua prioridade será melhorar ainda mais o atendimento nas agências do INSS. (Garibaldi): ¿Muda porque sabemos que o Executivo e o Legislativo, eles têm cada um suas funções. Não muda minha disposição para o trabalho. Minha prioridade é dar continuidade à política de atendimento, que vem melhorando, como a expansão das agências.¿ (REP): O novo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, destacou que investimentos na área feitos pelo governo Lula já começam a dar resultados. (Mercadante): ¿É através da tecnologia que o Brasil vai se destacar. O Brasil tem uma biodiversidade que pode se transformar numa área de inovação. A tecnologia, vejamos a Embrapa, somos o segundo maior produtor de alimentos do mundo, a Embrapa foi fundamental. O Semprs da Petrobras na descoberta do petróleo; o ITA e o CTA para viabilizar a Embraer. Os setores de ponta do Brasil que se destacam é porque desenvolvemos ciência, tecnologia e inovação. Temos que estender isso para as demais áreas da produção.¿ (REP): Os demais senadores que assumiram cargos no primeiro escalão são Edison Lobão, do PMDB do Maranhão, no Ministério de Minas e Energia; Ideli Salvati, do PT de Santa Catarina, no da Pesca; e Alfredo Nascimento, do PR do Amazonas, no Ministério dos Transportes. 
01/01/2011, 07h43 - ATUALIZADO EM 01/01/2011, 07h43
Duração de áudio: 02:35
Ao vivo
00:0000:00