Cartilha da Turma da Mônica é lançada na cúpula do bloco — Rádio Senado

Cartilha da Turma da Mônica é lançada na cúpula do bloco

LOC: A TURMA DA MÔNICA INTEGROU O MERCOSUL. A CARTILHA DA "TURMINHA" COM FOCO NA INTEGRAÇÃO REGIONAL DESDE A INFÂNCIA FOI LANÇADA NESTA QUINTA, NA CÚPULA PRESIDENCIAL DO BLOCO ECONÔMICO.

LOC: NOVOS PERSONAGENS ARGENTINOS, PARAGUAIOS E URUGUAIOS VÃO SE JUNTAR AOS TRADICIONAIS PERSONAGENS DE MAURÍCIO DE SOUZA. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO, QUE ACOMPANHA A CÚPULA EM FOZ DO IGUAÇU.

Ensinar a integração regional desde a infância. Esse é o objetivo da cartilha da Turma da Mônica "Amizade sem Fronteiras", lançada por Maurício de Souza na Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul, na Foz do Iguaçu. A história começa na rua do Limoeiro, onde moram os personagens tradicionais Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão, quando o personagem Anjinho apresenta os anjos da guarda de crianças uruguaias, argentinas e paraguaias. Cada um faz uma breve apresentação de seu país, com a posição no mapa da América do Sul, as principais características culturais - como o tango, o chimarrão e o futebol -, além da moeda, curiosidades históricas e a língua. A cartilha traz ainda um álbum, já com as figurinhas, com 85 imagens dos quatro países, como bandeiras, personalidades históricas e do esporte atual, clima, capital das cidades e comidas típicas. Maurício de Souza explica o que espera com a publicação do gibi. (Maurício) (Repórter) Maurício de Souza convidou também desenhistas e cartunistas argentinos, paraguaios e uruguaios a criar os próprios personagens para se juntar à turma da Mônica. (Maurício) (Repórter) A cartilha foi publicada com recursos do governo brasileiro e de Itaipu e será distribuída primeiramente nas escolas brasileiras. A proposta foi apresentada aos presidentes dos outros países do Mercosul para que eles também promovam a cartilha em cada nação. A idéia é que ela seja lançada em espanhol e em guarani, outra língua oficial do Mercosul, falada principalmente no Paraguai.
16/12/2010, 00h33 - ATUALIZADO EM 16/12/2010, 00h33
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00