TSE: Identificação digital deve estar totalmente implantada até 2018 — Rádio Senado

TSE: Identificação digital deve estar totalmente implantada até 2018

LOC: ATÉ 2018, TODOS OS BRASILEIROS PODERÃO SE IDENTIFICAR COM A IMPRESSÃO DIGITAL NA HORA DE VOTAR, DE ACORDO COM PREVISÕES DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. 

LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL DO SENADO, EDUARDO AZEREDO, ELOGIOU O SISTEMA ELETRÔNICO DE VOTAÇÃO NO BRASIL E DESTACOU QUE O USO DESSA TECNOLOGIA JÁ SERVE DE EXEMPLO PARA MUITOS PAÍSES EM TODO O MUNDO. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, nas eleições do dia três de outubro, um milhão e duzentas mil pessoas em 60 cidades brasileiras já foram identificadas pelo sistema biométrico, que usa impressões digitais. Durante encontro nesta semana no Itamaraty, o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, apresentou o sistema brasileiro a observadores internacionais. O ministro informou que até 2018 o Brasil deverá ter cento e cinqüenta e cinco milhões de pessoas aptas a votar pelo sistema biométrico. Segundo ele, o sistema eleitoral informatizado que funciona no Brasil é o mais completo do mundo, elimina a possibilidade de fraude e reduz o tempo de apuração dos resultados. O presidente da Comissão de Relações Exteriores, Eduardo Azeredo, elogiou a rapidez na apuração dos votos e a eficiência assegurada pelo uso de tecnologia. O senador do PSDB mineiro prevê que o uso de impressão digital para identificação de eleitores vai fazer o Brasil avançar mais ainda como modelo de eficiência em dia de votação. (AZEREDO) A urna eletrônica é confiável é rápida é um exemplo para o mundo todo. Um país com 130 milhões de eleitores conseguir dar o resultado com confiabilidade, como deu, em poucas horas, isso é digno de cumprimentos... vamos avançar muito com a biometria, ai sim, vamos dar um passo a mais no processo eleitoral brasileiro. (REP) A urna eletrônica foi implantada no Brasil pela primeira vez em 1995. Três anos depois, nas eleições de 98, dois terços da população já votaram eletronicamente ¿ até que em 2000 o sistema eletrônico foi usado por todos os eleitores brasileiros. Da rádio Senado, Nara Ferreira.
06/10/2010, 01h05 - ATUALIZADO EM 06/10/2010, 01h05
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00