Pesquisa mostra que 60% dos trabalhadores tem carteira assinada — Rádio Senado

Pesquisa mostra que 60% dos trabalhadores tem carteira assinada

LOC: O BRASIL FECHOU O ANO DE 2009 COM CERCA DE 60% DE SEUS TRABALHADORES COM CARTEIRA ASSINADA, SEGUNDO DADOS DA PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS.

LOC: O SENADOR ADELMIR SANTANA, DO DEMOCRATAS DO DISTRITO FEDERAL, DESTACOU A IMPORTÂNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS PARA O AUMENTO DA FORMALIDADE NO MERCADO DE TRABALHO.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, PNAD, revelou que, em 2009, mais de 32 milhões de trabalhadores brasileiros, ou 60% da população empregada, tinham carteira assinada. O número foi divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. De acordo com o gerente de integração da PNAD, Cimar Azeredo, a evolução dos empregos formais no país não foi afetada pela crise financeira mundial que abalou várias economias ao redor do mundo no ano passado. Para o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, resultados como esse contribuem para que o Brasil reduza as desigualdades entre as diferentes camadas da população. (PAULO BERNARDO) se você somasse a renda média dos 10% mais ricos era 64% a dos 10% mais pobres. Em 2004. caiu para 38 vezes e meia, quer dizer, de fato nós estamos avançando bastante nisso, e ninguém pode dizer que é porque os ricos ficaram mais pobres, porque os ricos continuam ganhando muito bem, é que os pobres tiveram crescimento de renda mais acelerado, ainda somos muito desiguais mas nós estamos caminhando de forma mais acelerada para reduzir essa mazela, isso internacionalmente chama muita atenção porque o Brasil ainda tem muita desigualdade. (Celso) O senador Adelmir Santana, do Democratas do Distrito Federal, destacou a importância das micro e pequenas empresas para a ampliação do número de vagas formais de emprego nos últimos anos. (ADELMIR SANTANA) Considero importantíssimo, as micro e pequenas empresas tiveram uma valorização através da publicação e promulgação da Lei Geral, em 2007, que naturalmente facilitou a vida deles, diminuiu as formalidades do ponto de vista da burocracia, diminuiu a questão tributária, eu digo que foi a verdadeira reforma tributária que fizemos para os pequenos, e isso de certo modo contribuiu para a manutenção e a criação de novos empregos. (Celso) Ainda de acordo com a PNAD, de 2008 para 2009 apenas o setor agrícola teve redução no que diz respeito ao número de empregos formais no país.
08/09/2010, 05h41 - ATUALIZADO EM 08/09/2010, 05h41
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00