Especialistas defendem que Senado use redes sociais para falar com o cidadão
LOC: ESPECIALISTAS DEFENDEM QUE O SENADO USE AS CHAMADAS REDES SOCIAIS PARA INTERAGIR COM A POPULAÇÃO.
LOC: EM WORKSHOP REALIZADO NESTA QUINTA-FEIRA, ELES DISSERAM QUE ESSAS REDES PODEM SER USADAS TANTO PARA DIVULGAR O TRABALHO DO PARLAMENTO COMO PARA RESPONDER A CRÍTICAS DA SOCIEDADE.
TÉC: Em tempos de Orkut, Facebook e Twitter, só para citar as redes sociais mais comuns, especialistas em comunicação digital chamam a atenção para que o Senado use essas ferramentas para se aproximar da população. Essa foi uma das principais mensagens do Primeiro Workshop de Mídias Digitais promovido pela Casa. Atualmente, mais de 1 bilhão e 600 milhões de pessoas estão conectadas à internet. E, só no Brasil, são 25 milhões. De olho no crescimento das redes sociais, o consultor Manoel Fernandes cobrou do Senado o uso dessas ferramentas na divulgação dos trabalhos da Casa ¿ como a aprovação de projetos ¿, no recebimento de sugestões para a elaboração de propostas e até para responder críticas à instituição. (Manoel) Existem questões críticas em relação ao Senado como em outras instituições. Mas acho que os senadores têm a oportunidade de dizer que de falem de mim de uma forma imprecisa e queremos proporcionar nossa versão. E você vai decidir qual é a melhor versão. O problema é que existem pessoas que falam bem do Senado, outras que criticam e o Senado não está interagindo com esses dois grupos. Às vezes, se critica por desinformação e quando há informação, as pessoas param de criticar. (Repórter) O cantor Léo Jaime, pioneiro nas redes sociais, destacou que se as instituições públicas, como o Senado, devem interagir com a opinião pública, a própria população também deve se valer dessa ferramenta na escolha de seus representantes na política. (Leo) A idéia de rede social não é a da mesa do bar quando você pára para fazer uma resenha sobre o que aconteceu, bebendo e querendo se distrair. Para mim a rede social é a conversa na padaria, onde você quer saber o que está acontecendo, quais são os assuntos relevantes e você está ali para tomar um café, acordar, pensar no que quer discutir e dar sua opinião. A rede social é a conversa da padaria. (Repórter) No Brasil, as redes sociais mais usadas são o Twitter, com 100 milhões de inscritos, seguido do Orkut, com 52 milhões de usuários, e do Facebook, que tem 6 milhões de inscritos no Brasil, mas teve o maior crescimento em 2009, de mais de 200%.
LOC: EM WORKSHOP REALIZADO NESTA QUINTA-FEIRA, ELES DISSERAM QUE ESSAS REDES PODEM SER USADAS TANTO PARA DIVULGAR O TRABALHO DO PARLAMENTO COMO PARA RESPONDER A CRÍTICAS DA SOCIEDADE.
TÉC: Em tempos de Orkut, Facebook e Twitter, só para citar as redes sociais mais comuns, especialistas em comunicação digital chamam a atenção para que o Senado use essas ferramentas para se aproximar da população. Essa foi uma das principais mensagens do Primeiro Workshop de Mídias Digitais promovido pela Casa. Atualmente, mais de 1 bilhão e 600 milhões de pessoas estão conectadas à internet. E, só no Brasil, são 25 milhões. De olho no crescimento das redes sociais, o consultor Manoel Fernandes cobrou do Senado o uso dessas ferramentas na divulgação dos trabalhos da Casa ¿ como a aprovação de projetos ¿, no recebimento de sugestões para a elaboração de propostas e até para responder críticas à instituição. (Manoel) Existem questões críticas em relação ao Senado como em outras instituições. Mas acho que os senadores têm a oportunidade de dizer que de falem de mim de uma forma imprecisa e queremos proporcionar nossa versão. E você vai decidir qual é a melhor versão. O problema é que existem pessoas que falam bem do Senado, outras que criticam e o Senado não está interagindo com esses dois grupos. Às vezes, se critica por desinformação e quando há informação, as pessoas param de criticar. (Repórter) O cantor Léo Jaime, pioneiro nas redes sociais, destacou que se as instituições públicas, como o Senado, devem interagir com a opinião pública, a própria população também deve se valer dessa ferramenta na escolha de seus representantes na política. (Leo) A idéia de rede social não é a da mesa do bar quando você pára para fazer uma resenha sobre o que aconteceu, bebendo e querendo se distrair. Para mim a rede social é a conversa na padaria, onde você quer saber o que está acontecendo, quais são os assuntos relevantes e você está ali para tomar um café, acordar, pensar no que quer discutir e dar sua opinião. A rede social é a conversa da padaria. (Repórter) No Brasil, as redes sociais mais usadas são o Twitter, com 100 milhões de inscritos, seguido do Orkut, com 52 milhões de usuários, e do Facebook, que tem 6 milhões de inscritos no Brasil, mas teve o maior crescimento em 2009, de mais de 200%.