Roberto Cavalcanti defende tratamento diferenciado no Nordeste — Rádio Senado

Roberto Cavalcanti defende tratamento diferenciado no Nordeste

LOC: O SENADOR ROBERTO CAVALCANTI, DO PRB DA PARAÍBA DEFENDEU UM TRATAMENTO DIFERENCIADO À AGRICULTURA FAMILIAR DA REGIÃO NORDESTE.

LOC: EM ENTREVISTA AO PROGRAMA CONEXÃO SENADO, DA RÁDIO SENADO, O SENADOR REVELOU QUE PARTE DOS PEQUENOS AGRICULTORES NORDESTINOS ESTÁ AFUNDADA EM DÍVIDAS E CORREM O RISCO DE PERDER SUAS PROPRIEDADES. 

O senador Roberto Cavalcanti, do PRB da Paraíba, denunciou que há agricultores da região nordestina prestes a perderem suas propriedades por causa da política de juros de bancos oficiais, como a do Banco do Nordeste. Cavalcanti citou o caso de um agricultor de Caiçara, na Paraíba, que tomou um empréstimo de dois mil e quinhentos reais, pagou mais de trinta mil e, segundo o banco, ainda deve 59 mil reais, que não vai conseguir pagar por causa de quebra de safra. "Essa é uma situação que lamentavelmente se alastra por toda a região Nordeste e preocupa a todos nós. Porque a economia, o DNA que gera o grande empreendedor é o pequeno empreendedor, é o pequeno comerciante, é o pequeno agricultor. Sem eles, nenhum país vai a frente." (ROGERIO) O senador paraibano criticou especificamente o Banco do Nordeste e a gestão que a instituição faz do Fundo Constitucional do Nordeste. "O Banco do Nordeste em si que deveria ser um banco de desenvolvimento e o FNE recursos para promover o desenvolvimento, são emprestados aos agricultores numa forma contratual extremamente lesiva e com taxas absurdas que inviabilizam esses pagamentos." (ROGERIO) O senador Roberto Cavalcanti esclareceu que não defende o perdão das dívidas, mas um recálculo para fazer com que os montantes sejam convertidos em valores reais e possam ser pagos.
09/08/2010, 04h53 - ATUALIZADO EM 09/08/2010, 04h53
Duração de áudio: 01:21
Ao vivo
00:0000:00