Luís Turiba e Luis Amorim — Rádio Senado
Eu quero um samba

Luís Turiba e Luis Amorim

O programa Eu Quero um Samba, da Rádio Senado, recebe neste fim de semana dois “Luíses” apaixonados pela cultura: o jornalista e poeta Luís Turiba e o agitador cultural Luiz Amorim, proprietário do Açougue Cultural T-Bone, em Brasília. Os ouvintes da Rádio Senado vão conhecer uma pequena amostra dos sambas preferidos dos dois nordestinos que se encantaram pelo ritmo dos pandeiros e tamborins.

Nascido em Pernambuco, Turiba foi para o Rio de Janeiro aos 3 anos e se criou no bairro do Méier. Mangueirense, estreou na avenida defendendo a Portela e, depois disso, perdeu a conta das dezenas de vezes que desfilou, saindo até na bateria das escolas, tocando cuíca.

Já Luiz Amorim deixou a Bahia ainda pequeno com a família, para tentar a vida em Brasília. Começou a trabalhar cedo e, aos 12 anos, conseguiu um emprego no açougue que, 15 anos mais tarde, compraria. À frente do novo negócio, Luiz não se limitou às carnes. Desenvolveu projetos culturais e levou a literatura e a música para dentro do estabelecimento, que se transformou no primeiro açougue cultural do país.

A seleção de samba dos dois convidados inclui composições de Xangô e Tantinho da Mangueira, Chico Buarque e Francis Hime, Monarco, Paulinho da Viola, Fundo de Quintal e Cartola.

14/03/2014, 04h22 - ATUALIZADO EM 24/11/2020, 22h58
Duração de áudio: 28:29
28:29Luís Turiba e Luis Amorim
1ª parte
15:23
2ª parte
13:06
Ao vivo
00:0000:00