Hamilton Pinheiro — Rádio Senado
Escala Brasileira

Hamilton Pinheiro

Hamilton Pinheiro é um músico versátil, conceituado e reconhecido por suas habilidades como contrabaixista, compositor, arranjador e produtor musical.

Começou na música com um velho violão, se interessou bela bateria, mas no ponto mais importante, rendeu-se ao baixo. Depois de integrar bandas locais e estudar com Manoca Barreto, mudou-se de Natal para o DF, e se formou no curso de Baixo Elétrico pela Escola de Música de Brasília. Desde então, a música foi um caminho sem volta. Começou a transitar pela cena instrumental e vocal, acompanhando, produzindo e compondo. Sua genialidade garimpou trabalhos ao lado de grandes nomes como Célia Rabelo, Leonel Laterza, Carlos Malta, Juninho di Sousa, Paulo André Tavares, Allen Pontes, Ivanildo Sax de Ouro, Dominguinhos, Lúcia de Maria, Lidi Satier, Vanessa Pinheiro, Paula Nunes, Renato Vasconcellos, Phil DeGreg, Diogo Monzo, Marcos Farias, Eduardo Neves, Hamilton de Holanda, grupo Dois de Ouro, Rosa Passos, Lula Galvão, Thiago Fernandes, Paulinho Beissá, Ebinho Cardoso, Armandinho Macedo, Anne Walsh, Paul Lieberman, Alexei Tsiganov e Michael Tracy, entre outros.

Hamilton Pinheiro gravou mais de 50 trabalhos entre CDs e DVDs, tendo produzido mais de 20 deles, onde é reconhecido por sua criatividade e sensibilidade ímpares. Além de sua movimentada vida de educador musical, o baixista lançou álbuns maravilhosos, com destaque para Altos e Baixos (2004), Duo 13 (2007), como o violonista 7 cordas Félix Júnior, Galinha Caipira Completa (2009), com o grupo Galinha Caipira Completa, e Quatro (2016).


Nesta entrevista conduzida por Renato Coelho, o músico fala sobre sua trajetória, processo criativo e a riqueza da música brasileira.

01/02/2024, 12h28 - ATUALIZADO EM 01/02/2024, 12h28
Duração de áudio: 54:45
facebook.com/HamiltonPinheiroOficial
54:45Hamilton Pinheiro
1ª parte - O Nascimento
19:28

Transcrição O MÚSICO FALA SOBRE O INICIO E A TRANSIÇÃO PARA A VIDA PROFISSIONAL

2ª parte - Além fronteiras
13:15

Transcrição HAMILTON FALA SOBRE O RESPEITO QUE A MÚSICA BRASILEIRA POSSUI FORA DO BRASIL

3ª parte - O produtor
22:02

Transcrição O DESAFIO DE PRODUZIR OUTRO ARTISTA SEM TIRAR SUA IDENTIDADE

Transcrição
1ª parte - O Nascimento
O MÚSICO FALA SOBRE O INICIO E A TRANSIÇÃO PARA A VIDA PROFISSIONAL

2ª parte - Além fronteiras
HAMILTON FALA SOBRE O RESPEITO QUE A MÚSICA BRASILEIRA POSSUI FORA DO BRASIL

3ª parte - O produtor
O DESAFIO DE PRODUZIR OUTRO ARTISTA SEM TIRAR SUA IDENTIDADE

Ao vivo
00:0000:00