Dedo de prosa: Estado do Amazonas — Rádio Senado
Conexão Senado

Dedo de prosa: Estado do Amazonas

hoje é um dia especial para o amazonas, estado que recebe o sinal da rádio senado na frequência de manaus — 106,9 mhz. é que há exatos 168 anos, em 5 de setembro de 1850, no reinado de dom pedro segundo, o amazonas foi elevado à condição de província.

até então, a área que hoje é o amazonas pertencia a uma grande massa territorial que era chamada de “grão-pará”. era, digamos assim, uma “mega-província”, que também abrangia os atuais estados do pará, do amapá, de roraima e partes dos estados do acre e de mato grosso. a capital era belém.

e foi uma revolta no “grão-pará” que motivou o regime imperial a desmembrar o imenso território: a cabanagem, um movimento de homens livres e pobres, principalmente indígenas e mestiços, chamados de “cabanos”, que pegaram em armas para combater a elite política local.

a cabanagem durou cinco anos, entre 1835 e 1840, e teve a adesão de lideranças da chamada “comarca do alto amazonas”, hoje manaus. os “cabanos” do alto amazonas foram de povoado em povoado de regiões próximas para obter apoio ao movimento.

essa campanha levou a amazônia ocidental a ter uma integração própria, o que culminou com a criação da província do amazonas pela lei imperial número 1.592.

ainda sob o império, a província do amazonas seguiu os passos do ceará e foi a segunda a abolir a escravatura, em 1884, quando foram libertados mil e 500 escravos — isso quatro anos antes de a princesa isabel assinar a lei áurea.

com a proclamação da república, em 1889, as províncias imperiais passaram a ser chamadas de estados. e foi na última década do século 19 que o amazonas passou por um período de forte crescimento econômico, graças à exportação de borracha.

 

o ciclo da borracha murchou por volta de 1910, com a concorrência dos seringais do sudeste asiático. mas ficaram símbolos da época de prosperidade econômica, como o teatro amazonas, em manaus.

téc: sobe e desce bg

o amazonas é o maior estado brasileiro em área territorial. tem cerca de um milhão 560 mil quilômetros quadrados – um pouco maior do que toda a região nordeste. se fosse um país, seria o décimo sexto do mundo em área.

uma estimativa divulgada pelo ibge na semana passada mostra que o amazonas tem quatro milhões e 80 mil habitantes. mais da metade da população está em manaus, que tem dois milhões e 145 mil pessoas.

o estado do amazonas tem 62 municípios, mais de 90 por cento da cobertura florestal preservada e uma das maiores reservas de água doce do mundo.

e, apesar de boa parte do território estar em baixas altitudes, por conta da bacia amazônica, é no amazonas que fica o ponto mais alto do brasil, o pico da neblina, com 2.994 metros acima do nível do mar.

o amazonas tem oito deputados federais e, como as demais unidades da federação, três senadores. são eles: eduardo braga, do mdb; omar aziz, do psd; e vanessa grazziotin, do pc do b.

então, nossas homenagens ao estado do amazonas. e você que está em manaus curta o feriado de hoje, dia da emancipação do amazonas como província, escutando a rádio senado. a frequência você já sabe: 106,9.

05/09/2018, 09h15 - ATUALIZADO EM 05/09/2018, 11h10
Duração de áudio: 04:59
Ao vivo
00:0000:00