Tribuna do Consumidor: Fiscalização dos Planos de Saúde
O Tribuna do Consumidor desta semana volta a falar dos Planos de Saúde. Nesta edição, a segunda parte da entrevista de Anderson Mendanha com Rogério Scarabel, ex-diretor da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), e advogado especializado em Gestão Hospitalar e Organização da Saúde e também em Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor. Rogério Scarabel fala sobre a fiscalização das operadoras e de como escolher um plano mais adequado às condições de cada pessoa ou família.

Transcrição
PODCAST TRIBUNA DO CONSUMIDOR 005 – PLANOS DE SAÚDE 2
ABRE APENAS COM O BG
OLÁ, SOU ANDERSON MENDANHA E NO TRIBUNA DO CONSUMIDOR DE HOJE A GENTE CONTINUA FALANDO DE PLANOS DE SAÚDE. VAMOS COMENTAR COMO ANDA A FISCALIZAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE E QUÊ O CONSUMIDOR PODE FAZER
TÉC: VINHETA TRIBUNA DO CONSUMIDOR
NO ÚLTIMO PROGRAMA A GENTE CONVERSOU COM ROGÉRIO SCARABEL, EX-DIRETOR DA ANS (AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR), E ADVOGADO ESPECIALIZADO EM GESTÃO HOSPITALAR E ORGANIZAÇÃO DA SAÚDE SOBRE OS TIPOS DE PLANOS DE SAÚDE QUE TEMOS NO MERCADO E SOBRE OS REAJUSTES QUE ESTÃO PESANDO NO BOLSO DOS USUÁRIOS.
HOJE, A GENTE A SEGUNDA PARTE DESSA CONVERSA. ROGÉRIO SCARABEL EXPLICA PRA GENTE COMO ANDA A FISCALIZAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE E FALA DE COMO ESCOLHER UM PLANO MAIS ADEQUADO ÀS CONDIÇÕES DE CADA UM OU DE CADA FAMÍLIA.
DESCE SOM
TÉC: 0420 - ENTREVISTA DR ROGERIO - PARTE 02 – 3’36”
SOBE SOM
E A GENTE CONTINUA FALANDO SOBRE PLANOS DE SAÚDE. SEGUNDO A AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR (ANS), OS PLANOS DE SAÚDE AMARGAM UM PREJUÍZO OPERACIONAL DE QUASE R$ 11 BILHÕES NO ANO DE 2022 ATÉ SETEMBRO.
PRESSIONADAS PELO AUMENTO DE CONSULTAS, EXAMES E PROCEDIMENTOS FEITOS PELOS SEGURADOS (EM PARTE POR CAUSA DO REPRESAMENTO IMPOSTO PELA PANDEMIA) E PELA DIFICULDADE DE REPASSAR ESSA ALTA NOS CUSTOS ÀS MENSALIDADES, AS OPERADORAS OLHAM COM LUPA AS FATURAS PARA IDENTIFICAR COBRANÇAS DUPLICADAS E FRAUDES.
TAMBÉM NEGOCIAM COM LABORATÓRIOS E HOSPITAIS EM BUSCA DE AMPLIAÇÃO DE PRAZOS NOS PAGAMENTOS E DESCONTOS NOS PREÇOS CONTRATADOS, COM REDUÇÕES QUE PODEM CHEGAR A 30%.
PARA O CONSUMIDOR, ESSA MOVIMENTAÇÃO PODE SIGNIFICAR REAJUSTES MAIORES NO FUTURO PARA OS PLANOS COLETIVOS, QUE CONCENTRAM MAIS DE 80% DOS USUÁRIOS DA SAÚDE SUPLEMENTAR. PODE SIGNIFICAR TAMBÉM LIMITAÇÕES NA REDE CREDENCIADA.
A TENDÊNCIA É DE OFERTA DE PLANOS MAIS ENXUTOS, COM COBERTURAS REGIONAIS, REDES MAIS RESTRITAS E COM ORIENTAÇÃO DE ACESSO PELO ATENDIMENTO PRIMÁRIO. OU SEJA, UMA ESTRUTURA NA QUAL UM CLÍNICO GERAL OU MÉDICO DE FAMÍLIA ORIENTARÁ O USUÁRIO SOBRE A NECESSIDADE DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS, COMO OCORRE NO SUS.
O OBJETIVO É REDUZIR DESPERDÍCIOS, FACILITANDO A GESTÃO DA SAÚDE DO USUÁRIO PARA NÃO PESAR AINDA MAIS NAS MENSALIDADES. MAS INEVITAVELMENTE ISSO TRARÁ COMO CONSEQUÊNCIA MENOR LIBERDADE DE ESCOLHA NO ATENDIMENTO.
E ESSE APERTO NAS CONTAS DAS OPERADORAS PRESSIONA O CAIXA DE LABORATÓRIOS E HOSPITAIS, PRINCIPALMENTE OS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE. CONVÊNIOS RESPONDEM POR MAIS DE 90% DA RECEITA DAS EMPRESAS DE MEDICINA DIAGNÓSTICA E SUPERAM 80% NOS HOSPITAIS DE GRANDE PORTE.
ALÉM DISSO, ASSIM COMO ACONTECEU COM AS OPERADORAS, LABORATÓRIOS E HOSPITAIS TAMBÉM VIVERAM UMA ONDA DE FUSÕES NOS ÚLTIMOS ANOS, AUMENTARAM SEU ENDIVIDAMENTO E AGORA, NUM CENÁRIO DE JUROS ALTOS, VEEM SEUS RESULTADOS COMPROMETIDOS SOB A PRESSÃO DE APRESENTAR LOGO OS GANHOS DE EFICIÊNCIA PERSEGUIDOS COM A COMPRA DE OUTRAS EMPRESAS.
ENTÃO, 2023 VAI SER UM ANO DE AJUSTES PARA OS PLANOS DE SAÚDE, HOSPITAIS E LABORATÓRIOS. A GENTE VAI ACOMPANHANDO ESSA SITUAÇÃO E VAMOS VOLTAR A ESSE TEMA EM UM PRÓXIMO PROGRAMA.
BG
E O TRIBUNA DO CONSUMIDOR VAI FICANDO POR AQUI.
NÃO DEIXE DE OUVIR OS PROGRAMAS ANTERIORES NAS PLATAFORMAS DE PODCAST OU NO SITE DA RÁDIO SENADO: WWW.SENADO.LEG.BR/RADIO. SE QUISER, DÊ UM GOOGLE “TRIBUNA DO CONSUMIDOR – RÁDIO SENADO”
UM GRANDE ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMO PROGRAMA.
TÉC: VINHETA TRIBUNA DO CONSUMIDOR