Hermes Coêlho — Rádio Senado
Autores e Livros

Hermes Coêlho

O Autores e Livros Dose Extra dessa semana conversa com o jornalista, contista e poeta Hermes Coêlho sobre o seu segundo livro de poemas, “Violado”. Em “Violado”, Hermes Coêlho leva o leitor a uma jornada poética que atravessa temas profundos e instigantes. Publicado pela Editora Patuá, o livro, dividido em seis partes, explora os complexos traumas infantis, cenas poético-amorosas contemporâneas e um desejo homoerótico que se insinua sutilmente. Com versos curtos e meticulosamente escolhidos, o autor reinventa sua poesia, criando uma experiência literária envolvente que desafia convenções e expressa a busca por uma autenticidade poética.

Um destaque de “Violado” é a carga homoerótica dos poemas que escapa por entre as frestas dos versos curtos e que saltam ao leitor como revelações, como pequenas epifanias de um desejo que parece ter sido ocultado diversas vezes. Além disso, Hermes também percorre as suas “cidades nuas” em busca de reconhecer nos outros algo de si. Traz, na sua força de rebeldia, uma vontade de explodir com as fórmulas comuns e achar um verso que sirva exatamente para si e que faça os leitores entenderem que “se pareço maldito / é porque o sou de fato”.

Hermes é natural de Teresina, no Piauí, e mora em Brasília desde 2010, quando começou a trabalhar na TV Senado. Atualmente, é chefe de reportagem e apresentador do programa Cidadania na emissora. O livro tem prefácio assinado pelo escritor Adriano Lobão Aragão e orelha escrita pelo também escritor Maurício Melo Júnior.

06/02/2024, 13h17 - ATUALIZADO EM 06/02/2024, 13h18
Duração de áudio: 26:11
Ao vivo
00:0000:00