Glossário

atualizado em 16/11/2015 18h44

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Área de não interferência ou de proteção
É o espaço delimitado em torno da marca no qual não podem ser colocados outros elementos visuais, de forma a preservar a boa visibilidade dela.

Assinaturas em publicidade Identificação da empresa ou instituição que patrocina a peça publicitária.

Assinaturas setoriais
Nomes das unidades administrativas do Senado junto ao nome Senado Federal da marca gráfica.

 

Caixa alta
Letras maiúsculas ou versal (CAIXA ALTA).

Caixa baixa
Letras minúsculas (caixa baixa).

Caixa alta e baixa

Inicial maiúscula e demais minúsculas (Caixa Alta e Baixa).

Caixa de segurança
Área de cor chapada aplicada sob a marca, com a função de tornar-se um fundo delimitador.

CMYK
Padrão cromático em que a letra C significa ciano; a letra M, magenta; a letra Y, amarelo; e a letra K, preto.

Comunicação oficial ou redação oficial
Pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o poder público redige atos normativos e comunicações. A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Não se concebe que um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão.

Convites oficiais

Mensagem escrita dirigida a autoridades e cidadãos em que se formaliza o convite para eventos oficiais, tais como as Sessões Solenes do Congresso Nacional e Sessões Especiais do Senado Federal. Nos convites oficiais, deve-se usar as Armas Nacionais, conforme determina a lei 5.700, de 1° de setembro de 1971.

Cor gradiente
Gradação da cor (degradê).

Cor sólida
Cor sem variação tonal (chapada).

 

Documento oficial
É todo instrumento oficial de comunicação utilizado para fins político-administrativos da Casa.

 

Entreletra
A relação espacial entre as letras. A entreletra pode ser muito frouxa ou muito apertada, por exemplo. kerning, em inglês.

Entrelinha
Espaço entre linhas de texto, medido geralmente de uma linha base à linha de base seguinte.

 

Fonte
Todos os caracteres do alfabeto, mais os sinais de pontuação e números que compõem uma caixa tipográfica.

 

ISBN
Criado em 1967 e oficializado como norma internacional em 1972, o ISBN – International
Standard Book Number
– é um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição.

 

Layout
Peça produzida artesanalmente para a visualização e interpretação de um projeto. Instrumento de depuração do próprio projeto, quando destinado ao cliente, deve simular, da melhor forma possível, o produto final.

Logotipo
Forma gráfica específica para uma palavra, de modo a caracterizá-la com personalidade própria (ADG).

 

Mancha gráfica
Parte impressa do texto, em oposição às margens.

Manual de identidade
A identidade organizacional é resultante da soma das características fundamentais que definem o que uma instituição é e aquilo que ela produz.
Entende-se por imagem, a forma com que o público percebe essa identidade por meio de experiências e interações com a organização. Considerada a personalidade da instituição, a imagem não pode ser distante da sua identidade. O maior alinhamento desses elementos é crucial para a formação de uma marca forte. O manual de identidade é o documento
criado para promover a gestão da imagem, alinhá-la de forma positiva com a identidade institucional e orientar a concepção e o uso das marcas que a representam.

Manual de identidade visual ou de marca
É o instrumento que define as políticas e diretrizes para estabelecer uma identidade
visual ou padronizar a aplicação de uma marca gráfica. Aspectos como proporção, área de não
interferência, padrão cromático e variantes de uso da marca, entre outros, são determinados
neste documento para garantir a uniformidade na reprodução dos elementos visuais.

Marca
Combinação de nome, logotipo e símbolo gráfico, utilizada para identificar produtos ou serviços e diferenciá-los dos concorrentes.

Marca de família
Conjunto de marcas com características similares que podem representar produtos, setores e serviços oferecidos por uma empresa.

Marca preferencial
Variante de aplicação de uma marca gráfica que deve ser privilegiada quando possível.

Material institucional
É todo material não oficial e não jornalístico, publicado ou exibido em nome da instituição
Senado Federal para promover e zelar pela sua imagem. Não é obrigatório o uso da marca gráfica do Senado em instrumentos utilizados no fluxo de comunicação informal, tais como correio eletrônico.

Monocromático
Processo de impressão a uma só cor (ADG).

 

Papelaria
Itens que dão suporte a comunicação oficial impressa da instituição. Exemplo: envelope, papel
timbrado, cartão de visita e pasta.

Pantone
Tabela universal de cores que associa cada tonalidade de cor a um código (ADG).

Portfólio de marcas
Para efeito deste manual, considera-se portfólio de marcas todos os símbolos gráficos utilizados para representar setores administrativos, produtos e serviços do Senado Federal. Após mapear e conhecer a relação entre as marcas gráficas, pode-se estabelecer uma política eficiente de gestão de marcas.

Publicidade institucional
Consiste na divulgação de mensagens em formato de propaganda, assinadas por um patrocinador identificável, com o objetivo de criar imagens e atitudes mentais favoráveis a uma instituição como um todo, seus produtos, serviços e marcas.

Público interno (do Senado)
Para entendimento do manual, considera-se público interno do Senado os parlamentares, servidores e funcionários terceirizados.

Público externo (do Senado)
Para entendimento do manual, considera-se público externo do Senado os membros da sociedade em geral.

 

RGB
Padrão cromático em que a letra R significa vermelho (red); a letra G, verde (green); e a letra B, azul (blue).

 

Serifa
Pequeno traço ou filete que finaliza as hastes de algumas letras.

Símbolo gráfico
Desenho característico destinado a funcionar como elemento de identidade visual de uma empresa, organização, produto, serviço ou evento. Pode ser abstrato ou figurativo (ADG).

Símbolos nacionais
São símbolos que representam a nossa pátria: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Brasão
das Armas Nacionais e o Selo Nacional. A forma, a apresentação e o uso desses símbolos estão regulamentados na Lei 5.700/71.

Slogan: O slogan é uma frase, normalmente curta, que sintetiza o conceito do produto, do serviço ou da marca da empresa.

 

Tipografia
Arte e processo de criação e(ou) utilização de símbolos relacionados aos caracteres ortográficos (letras) e paraortográficos (algarismos, sinais de pontuação etc) para fins de reprodução, independentemente do modo como foram criados (à mão livre, por meios mecânicos) ou reproduzidos (impressos em papel ou gravados em um documento digital) – ADG.

 

Variantes de uso do símbolo
Ocorre quando o símbolo gráfico tem mais de uma versão com variações de desenho, formato, cor e alinhamento dos elementos visuais.

Veículo de comunicação
Nome da empresa/canal que utiliza determinado meio de comunicação para veicular conteúdo.
No Senado, os veículos são TV Senado, Rádio Senado, Jornal do Senado e Agência Senado.

Versalete
Letras maiúsculas, sendo a inicial em tamanho de caixa alta e as demais do tamanho da caixa baixa (Versalete)

VT
Do inglês videotape, é sinônimo de vídeo para exibição em televisão.