Tecnologia e Pessoas

O Senado tem uma longa história de utilização de tecnologias desenvolvidas e implantadas pelo Prodasen para aproximar o Poder Legislativo da população. Em 2024, a nova fronteira da inovação é a inteligência artificial. As possíveis aplicações dessa nova área do conhecimento humano no poder Legislativo, mapeadas na publicação Legimática: extração de informação legislativa e jurídica estão sendo desenvolvidas no escopo do Programa Processo Legislativo Inteligente.

No futuro tecnológico vislumbrado pelo Senado, o processo legislativo estará completamente imerso em um ambiente digital, acessível de qualquer lugar e enriquecido por ferramentas de inteligência artificial. Essas ferramentas oferecerão assistência na redação legislativa, tornando os textos mais compreensíveis e facilitando o entendimento das leis pelo cidadão comum, fortalecendo assim a participação cívica.

Além disso, sistemas automatizados farão a transcrição de áudios e vídeos das sessões legislativas, aumentando a acessibilidade e permitindo que mais pessoas acompanhem e compreendam debates e decisões legislativas.

O aplicativo Senado Digital, disponível nas lojas Google Play e Apple Store, que já facilita o dia a dia dos parlamentares e assessores, evoluirá para se tornar uma plataforma interativa, onde os cidadãos não apenas acessarão informações em tempo real, mas também poderão contribuir com sugestões e participações em consultas públicas.

O setor de tecnologia da informação do Senado, o Prodasen, tem promovido a inovação tecnológica da instituição desde a Assembleia Nacional Constituinte. A história desse percurso pode ser vista nos livros 30 anos do Prodasen e 50 anos do Prodasen. Um momento crítico dessa história foi em 2020, quando a pandemia de COVID-19 foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e os especialistas em TI do Senado, em poucos dias, disponibilizaram ferramentas de trabalho remoto para garantir que o parlamento não deixasse de funcionar. Todo o processo foi documentado no livro Senado Remoto.

Para chegarmos até aqui, foi necessário muito trabalho. Cada passo foi delineado em planejamentos, como o Visão de Futuro 2025 e o Programa de Modernização dos Sistemas Legislativos. E ainda o Programa Processo Legislativo Digital, concluído em 2023, que tornou o processo legislativo 100% digital, dispensando a necessidade de papel e viabilizando a deliberação remota.