CAE aprova nome de Marcelo Santos Barbosa para presidência da CVM — Rádio Senado
Assuntos Econômicos

CAE aprova nome de Marcelo Santos Barbosa para presidência da CVM

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou a indicação (MSF 47/2017) de Marcelo Santos Barbosa para a presidência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A CVM é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, que regula e fiscaliza o mercado de capitais. A indicação seguiu para a análise do Plenário do Senado.

15/08/2017, 14h08 - ATUALIZADO EM 15/08/2017, 14h47
Duração de áudio: 01:43
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza sabatina de indicado para o cargo de presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Mesa:
indicado para exercer o cargo de presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Marcelo Santos Barbosa;
presidente da CAE, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS aprovou a indicação de MARCELO SANTOS BARBOSA PARA A PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. LOC: A C-V-M é uma AUTARQUIA VINCULADA AO MINISTÉRIO DA FAZENDA, que REGULA E FISCALIZA O MERCADO DE CAPITAIS. a indicação seguiu para a análise do plenário do senado. repórter bruno lourenço. (Repórter) Na Comissão de Assuntos Econômicos, Marcelo Santos Barbosa apresentou a visão que ele tem do mercado de capitais. E respondeu a perguntas de senadores. Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, quis saber se ele considera necessária a publicação em jornais dos balanços de empresas. //. (Vanessa Grazziotin) Balanços que estão publicados 4, 5 páginas se não poderia dizer: “no dia de hoje foi publicada na página no sítio oficial”, ou seja, um anúncio no jornal, no meio de comunicação, de várias páginas que tem um custo 10x poderia ter o custo de um X. Publicando com bastante destaque que naquele dia a partir daquele dia foi disponibilizado a publicação de tais informações pela internet. (Repórter) Marcelo Barbosa explicou que a Lei das Sociedades Anônimas impõe a publicação de balanços, editais e atas em jornais ou revistas de grande circulação. Ele afirmou compartilhar da preocupação da senadora e sugeriu uma mudança gradativa. Ele lamentou, no entanto, que os investidores não se atentem pro mais importante: o conteúdo desses anúncios. ( Marcelo Barbosa) Os balanços e demonstrações financeiras de extrema importância eu acho que eles são pouco consultados. O investidor médio no Brasil ele ainda não lê os balanços ele deveria ler para poder cobrar mais das companhias para cobrar mais da administração das companhias o que tá escrito que está refletido ali nos balanços. Isso ia trazer um efeito de melhoria muito grande no mercado. (Repórter) Marcelo Santos Barbosa é formado em direito pela UERJ, onde já deu aulas. Atualmente é sócio em um escritório de advocacia e professor na FGV. MSF 47/2017

Ao vivo
00:0000:00