Projeto amplia vagas do Programa Jovem Senador e cria critérios de diversidade na escolha dos participantes — Rádio Senado
Diversidade

Projeto amplia vagas do Programa Jovem Senador e cria critérios de diversidade na escolha dos participantes

O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou um projeto de resolução que aumenta de 27 para 81 o número de estudantes selecionados para o Programa Jovem Senador. Além disso, o PRS 6/2024 propõe que ao menos metade das vagas seja ocupada por estudantes do sexo feminino. Pretos, pardos, indígenas e quilombolas também terão assento, na proporção de cada grupo na população do respectivo estado, conforme o IBGE. E, no mínimo, quatro das oitenta e uma vagas serão para estudantes com deficiência.

18/03/2024, 15h26 - ATUALIZADO EM 18/03/2024, 18h37
Duração de áudio: 02:57
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
UM PROJETO DE RESOLUÇÃO APRESENTADO RECENTEMENTE PREVÊ A AMPLIAÇÃO DO NÚMERO DE VAGAS E O RESPEITO À DIVERSIDADE NO PROGRAMA "JOVEM SENADOR", CRIADO PARA APROXIMAR O SENADO DOS ESTUDANTES BRASILEIROS. QUEM TRAZ A NOVIDADE É O REPÓRTER ALEXANDRE CAMPOS: Anualmente, milhares de estudantes matriculados nas escolas públicas do ensino médio participam do concurso de redação do Senado Federal, que seleciona quem vai participar do Programa Jovem Senador, que tem entre seus objetivos divulgar o trabalho do Senado e abrir a casa para as ideias da juventude. Os vencedores do concurso em cada estado e no Distrito Federal vêm a Brasília, onde simulam a atividade parlamentar, pela discussão de assuntos de interesse da população e, ao final, pela apresentação de propostas na forma de sugestão legislativa. Se aprovadas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, essas matérias passarão a ser analisadas pelos senadores como um projeto de lei. Ao todo, são 27 jovens senadores. Mas esse número pode aumentar para 81, caso um projeto de resolução do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, seja aprovado. Em vez de um representante de cada unidade da federação, serão 3. A mudança sugerida por Paim não é apenas quantitativa. Ele propõe ainda que ao menos metade das oitenta e uma vagas seja ocupada por estudantes do sexo feminino. Os que se autodeclararem pretos, pardos, indígenas ou quilombolas também terão assento, na proporção que cada um desses grupos está representado na população do respectivo estado, conforme os dados oficiais do último censo do IBGE. Por fim, no mínimo quatro das oitenta e uma vagas serão destinadas a estudantes com deficiência. Paim acredita que as alterações sugeridas por ele vão tornar o programa Jovem Senador mais inclusivo, com respeito à diversidade da população brasileira. (Paim): "O Senado completa 200 anos. Educar, fortalecer e agir para a inclusão da cara jovem, de vocês, meninas e meninos do Brasil, nesse espaço de poder, é uma alegria tremenda [...] Sou um dos poucos parlamentares negros desta República. Trazer a diversidade e a voz do povo para o Congresso Nacional sempre foi e é o que move a minha vida." Se aprovada, as regras valerão um ano após a publicação. Enquanto isso não acontecer, a seleção dos jovens senadores vai seguir as normas atuais. O concurso de redação do Senado Federal de 2024, cujo tema é "Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia", está com as inscrições abertas. A redação vencedora de cada escola participante deve ser enviada para a secretaria de Educação do estado ou do Distrito Federal até o dia 30 de abril. O anúncio de quem venceu o concurso de redação em cada estado e no Distrito Federal vai ocorrer até o dia 21 de junho e os jovens senadores vão se reunir em Brasília de 5 a 9 de agosto. Outras informações sobre o programa Jovem Senador podem ser obtidas em senado.leg.br/jovem senador. Da Rádio Senado, Alexandre Campos. 

Ao vivo
00:0000:00