Senadores repercutem um ano do impeachment de Dilma Rousseff — Rádio Senado

Senadores repercutem um ano do impeachment de Dilma Rousseff

Para a oposição, o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff foi um golpe que piorou a situação do país. Já os governistas destacam conquistas de Michel Temer ao citarem melhora nos indicadores econômicos. O vice-líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (PSB – PE), avalia que sem o impeachment, o Brasil teria falido. Para a senadora Gleisi Hoffmann (PT – PR), os indicadores econômicos do governo Temer são piores dos que os de Dilma Rousseff. O senador Roberto Requião (PMDB – PR) volta a defender novas eleições.

31/08/2017, 04h39 - ATUALIZADO EM 31/08/2017, 11h05
Duração de áudio: 02:06
Plenário do Senado durante sessão deliberativa extraordinária que decidirá pela aprovação ou rejeição do relatório favorável à admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Em discurso, senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira

Transcrição
LOC: PARA OPOSIÇÃO, IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF FOI UM GOLPE QUE PIOROU A SITUAÇÃO DO PAÍS. LOC: GOVERNISTAS DESTACAM CONQUISTAS DE MICHEL TEMER AO CITAREM MELHORA NOS INDICADORES ECONÔMICOS. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. (REP) Passado um ano da decisão do Senado de cassar o mandato de presidente da República de Dilma Rousseff pelas chamadas pedaladas fiscais e maquiagem nas contas públicas, a oposição insiste que o impeachment foi um golpe. O senador Roberto Requião do PMDB do Paraná voltou a defender novas eleições: (Requião) Hoje faz um ano do impeachment. No dia de hoje, fiz aquele famoso discurso repetindo Tancredo Neves: canalhas, canalhas, canalhas. Hoje, me pergunto se não está na hora de fazermos outro impeachment, passarmos o País a limpo e viabilizar uma eleição direta para a Presidência da República REP: O vice-líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho do PSB de Pernambuco, avalia que sem o impeachment, o Brasil teria falido: (Bezerra) O que o presidente Michel Temer entrega à sociedade brasileira é a recuperação da economia, inflação baixa, os juros estão cada vez menores. REP: A senadora Gleisi Hoffmann do PT do Paraná argumentou que os indicadores econômicos do governo Temer são piores dos que os de Dilma Rousseff. (Gleisi) Eu pergunto o que melhorou ao tirarem a Dilma da Presidência da República? Voltamos a ser um País com fome, 14 milhões de desempregados, estão vendendo nossos ativos num saldão e o Brasil hoje perde o respeito internacional. Então, tudo piorou infelizmente. REP: O senador José Medeiros do Podemos de Mato Grosso citou a queda da inflação, da taxa de juros e do desemprego como destaques do atual governo. Mas admitiu que o crescimento econômico depende da superação da crise política que poderá ser retomada com uma segunda denúncia do Ministério Público contra Michel Temer. (Medeiros) O quadro é positivo porque temos a economia que parou de cair, e em dado momento começou a dar sinais de crescimento, temos um cenário bem promissor pela frente. Agora, fazendo essa travessia e transição, teremos um cenário bem promissor pela frente. REP: Um ano após o impeachment, o Supremo Tribunal Federal não julgou os dois mandados de segurança apresentados pela defesa de Dilma Rousseff contra a perda do mandato. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Ao vivo
00:0000:00