Ir para conteúdo principal

Cultura, economia, Constituição: vídeos mostram momentos marcantes da redemocratização

Da Redação
Publicado em 1/4/2025

O Brasil comemora 40 anos de redemocratização. Foi em março de 1985 que tomou posse José Sarney, o primeiro presidente civil após 21 anos de ditadura militar. A retomada da democracia, porém, foi um processo longo e gradual, pontuado por importantes eventos políticos e sociais.

Em uma série especial, a TV Senado relembra momentos marcantes desta luta. Desde a vitória da oposição nas eleições legislativas de 1974 até a construção da nova Constituição e a eleição de um presidente pelo voto popular, em 1990, o Brasil passou por intensos debates, manifestações populares e reformas institucionais que pavimentaram o caminho para o regime democrático. 

Em cinco vídeos curtos, de até seis minutos, a série retrata a repressão e as violências do período, os primeiros passos para a reabertura, a mobilização por eleições diretas. E também o restabelecimento dos direitos civis, a efervescência cultural e os desafios na economia que marcaram os primeiros anos da redemocratização.

O fim da ditadura militar e a reconstrução democrática

Após anos de ditadura e arbitrariedades, mobilizações como a campanha Diretas Já e a convocação da Assembleia Nacional Constituinte (que resultou na Constituição de 1988) marcaram o processo de luta pela redemocratização. Quatro décadas depois, a democracia conquistada se mantém como a mais duradoura da história republicana do país.

Além da política, a efervescência cultural de 1985

Em 1985, o país vivia intensa movimentação social e cultural. A esperança de um novo tempo de liberdade e de mudança se expressava na música, no audiovisual, no esporte. Naquele ano, enquanto era criado o Ministério da Cultura e o rock brasileiro florescia, o país tornava-se palco de um festival com grandes bandas nacionais e internacionais. Veja na segunda reportagem da série em comemoração aos 40 anos da redemocratização do Brasil.

Avanços nos direitos civis e percalços na economia

Após duas décadas de ditadura, o país enfrentava grandes desafios: além de reconstruir a democracia, era preciso enfrentar a inflação, que corroía a economia nacional. Enquanto na política ocorriam avanços, com o restabelecimento de direitos civis e a discussão sobre uma nova Constituição, na área econômica a crise persistia. Planos econômicos fracassados, dívida externa, superinflação, desabastecimento: relembre as dificuldades do período no terceiro episódio da série da TV Senado em comemoração aos 40 anos da redemocratização.

A elaboração da Constituição Cidadã de 1988

Resultado da redemocratização, a Constituição Cidadã de 1988 foi elaborada com grande participação popular. Ao longo de quase dois anos de intensos debates (1987 e 1988), a Assembleia Nacional Constituinte mobilizou o Congresso e também o país. Além dos constituintes e servidores, o Parlamento vivia lotado por cidadãos e integrantes de movimentos sociais, que queriam contribuir para a nova Carta. Foram 122 emendas enviadas pela sociedade civil, com mais de 12 milhões de assinaturas. 

Os avanços e os desafios atuais da democracia

No último episódio da série sobre os 40 anos da redemocratização do país, cientistas políticos analisam as conquistas e também os atuais riscos para a democracia. Esses especialistas avaliam que uma grande parcela da população brasileira — e também de outros países — está descrente da capacidade da democracia de resolver problemas. No entanto, foi durante este período democrático que direitos dos cidadãos foram assegurados e ampliados.


Edição de texto: Tatiana Beltrão
Vídeos: TV Senado
Montagem web: Bernardo Ururahy
Imagem de capa: Jonas Pereira/Agência Senado