Ir para conteúdo principal

Dia da Fotografia

Sem participação popular não há democracia

Anderson Vieira
Publicado em 18/8/2023

Quem abre a Constituição já descobre em seu primeiro artigo que todo poder emana do povo, que pode exercê-lo diretamente ou por meio de seus representantes eleitos. 

Significa dizer que sem participação popular não há democracia. O fim da pandemia e a retomada do acesso pleno às dependências das duas Casas do Parlamento reaproximaram a população de senadores e deputados. 

Nas galerias do Plenário, onde são votados os propostas legislativas; nas audiências públicas das comissões, onde as pessoas têm vez e voz; nas visitas guiadas, que recebem diariamente centenas de turistas do Brasil e do exterior; e também em outros canais de inclusão política oferecidos por Senado e Câmara, a participação popular mostra sua força. 

Tal participação, tem sido registrada há 26 anos pela Agência Senado, que, neste Dia Mundial da Fotografia, celebrado em 19 de agosto, mostra, por meio do trabalho de seus repórteres fotográficos, que o Poder Legislativo pertence ao povo. 

01.01.2015 Posse da presidente Dilma Rousseff.

Foto: Fernando Bizerra/Agência Senado

11.09.2019 Apresentação de dança de grupo de marabaixo, manifestação folclórica amazônica, que inclui ritmo musical e dança de roda de origem africana, típica do Amapá.

Foto: Marcos Brandão/Senado Federal

30.06.2022 Estudantes e professores do Projeto Jovem Senador em visita ao Congresso Nacional.

Redações dos estudantes sobre o tema "200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã” venceram os concursos para representar seus estados em um mandato simulado, em Brasília.

Foto: Rodrigo Viana/Agência Senado

12.06.2021 No Salão Negro do Congresso Nacional, velório do ex-senador e ex-vice-presidente da República Marco Maciel, falecido aos 80 anos.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

09.03.2022  Caetano Veloso representou o Movimento 342 Amazônia contra projetos de lei que facilitam a mineração em terras indígenas, instituem um marco legal para terras indígenas, flexibilizam as regras de licenciamento e liberam mais agrotóxicos.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

08.01.2023  Estragos na fachada do Congresso Nacional, invadido e depredado por vândalos. Ações são alvo de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

29.03.2019  Sessão em homenagem aos Corpos de Bombeiros que atuaram no resgate das vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

08.07.2019 Grupo de dança Koharu Shigure, do Distrito Federal, em sessão em comemoração aos 111 anos da Imigração Japonesa no Brasil. 

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

15.08.2023 Sessão em homenagem à Marcha das Margaridas, que reúne trabalhadoras do campo e da floresta em busca de reconhecimento social e político e cidadania plena. A marcha é feita a cada quatro anos em agosto, mês da morte da sindicalista paraibana Margarida Alves, assassinada em 1983. 

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

04.05.2022  Aprovação da PEC 9/2022, que garantiu piso de dois salários mínimos a agentes comunitários de saúde e de combate às pandemias, além de adicional de insalubridade e aposentadoria especial.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

06.06.2017  Da galeria, vaqueiros acompanham a sessão do Congresso de promulgação da Emenda Constitucional 96, que legalizou a vaquejada.

Foto: Pedro França/Agência Senado

09.10.2015 Comemoração do Dia das Crianças no Plenário do Senado.

Foto: Pedro França/Agência Senado

19.07.2023   Jornalistas acompanham coletiva de imprensa de senadores no Salão Azul, entre a Presidência e o Plenário do Senado. 

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

18.08.2015   Servidores do Judiciário em manifestação por reajuste salarial.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

14.01.2020  Turistas tiram fotos na Ala das Bandeiras no Salão Azul do Senado. 

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

15.02.2023  Túnel do Tempo, ligação entre o Edifício Principal ao Anexo II do Senado, local que abriga a exposição "Senado Brasileiro — do Império à República".

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

04.05.2022  Agentes comunitários de saúde e combate às endemias no auditório Petrônio Portela, no Senado, em evento pela aprovação da PEC 9/2022. 

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

15.02.2022 Memorial às Vítimas da Covid-19 no Brasil, local inaugurado no Senado por sugestão da CPI da Pandemia para reflexão sobre a atuação do poder público durante a pandemia que matou mais de 700 mil pessoas no Brasil. Os 27 prismas iluminados internamente representam os mortos em cada unidade da Federação.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

12.03.2014  Integrantes de comunidades quilombolas, indígenas, ciganas e pantaneiras, em debate da Comissão de Direitos Humanos sobre marco legal para os povos tradicionais e pela aprovação do projeto (PLC) 7.447/2010, com diretrizes para o desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado


28.10.2021  Chefe de cozinha especializado culinária nordestina, Cumpade João na saída da Comissão de Relações Exteriores, que debateu a internacionalização do turismo gastronômico e da economia criativa. 

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

30.08.2021 Na maior mobilização desde a Constituição de 1988, cerca de 6 mil indígenas, de mais de 170 povos, manifestam-se em Brasília pela garantia de seus direitos e contra o marco temporal para demarcação de terras.

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado


Concepção: Leonardo Sá
Curadoria, edição, montagem e tratamento: Pillar Pedreira
Pesquisa iconográfica: Anderson Vieira, Fernando Bizerra, Lindomar Cruz e Pillar Pedreira
Textos: Anderson Vieira
Edição de texto: Valter Gonçalves Jr.
Apoio: Adriana França, Ana Clara Rocha, Braz Félix, Eliane Cordeiro, Fernanda Delfino, Marilda Pereira, Bárbara Batista, Afonso Celso, Marri Nogueira, Roberto Suguino, Geraldo Magela, Edilson Rodrigues, Leopoldo Silva, Pedro França, Marcos Oliveira, Roque de Sá, Jefferson Rudy, Waldemir Barreto e Jonas Pereira.
Foto de Capa: 8ª edição do Projeto Jovem Senador 2019 [Geraldo Magela/Agência Senado]