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Estudantes vivem experiência de ser jovens senadores

Da Redação
Publicado em 26/11/2019

Os 27 estudantes selecionados no concurso de redação para participar do Projeto Jovem Senador 2019 foram recebidos no Senado nesta segunda-feira (25). Na terça (26), eles tomam posse no Plenário e até a sexta (29) conhecerão as regras do processo legislativo e apresentarão, discutirão e votarão sugestões que podem tramitar como projetos de lei. Presidente do conselho do projeto, o senador Irajá (PSD-TO) disse que os alunos terão a chance única de conhecer o dia a dia de um parlamentar e o funcionamento da Casa.

— Nós tivemos este ano a participação de 21 mil escolas públicas de ensino médio de todo o Brasil [no concurso de redação]. Foram cerca de 120 mil redações. Vocês tiveram o privilégio de terem sido escolhidos, com todo o merecimento. Apenas um por estado foi selecionado. Vocês simbolizam esses milhares de alunos que gostariam de ter uma chance de estar aqui — disse Irajá.

O senador perguntou se algum dos estudantes teria interesse de concorrer a um cargo eletivo. Quatro levantaram a mão. A participação no projeto, segundo Irajá, pode ser a oportunidade de despertar neles o sonho de ingressar na vida pública e disputar, já no próximo ano, as eleições para vereador ou mesmo para prefeito.

Jovens senadores da edição de 2019 são recebidos pelo senador Irajá (PSD-TO). Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Força de vontade

Diretora-geral do Senado, Ilana Trombka disse esperar que os alunos coloquem toda a força de vontade nos quatro dias em que atuarão como jovens senadores. A mesma força, disse, que fez com que chegassem a Brasília.

— Vai ser intenso, vocês vão dormir pouco e trabalhar muito, porque assim é a vida dos senadores. Pensem no país que vocês querem ajudar a construir. Façam valer a pena. Nós acreditamos em vocês — disse.

O Projeto Jovem Senador foi criado em 2011 e dá aos estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais com idade até 19 anos a chance de conhecer de perto o processo legislativo brasileiro. Para concorrer, os jovens fazem redações sobre um assunto determinado a cada ano. “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil” foi o tema de 2019, que reuniu 122.695 redações e mobilizou 264 mil alunos e 8 mil professores.

Do estúdio da Rádio Senado, Irajá conversou por telefone com três primeiros colocados no concurso de redação do projeto (foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Exposição

As 27 redações vencedoras foram escolhidas por uma comissão formada por servidores do Senado e membros de instituições parceiras. Entre os critérios avaliados, estão a estruturação do texto, a argumentação, a gramática e a pertinência ao tema. Elas estão expostas em uma mostra montada no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, no Senado.

O representante de Alagoas, Pedro Henrique de Araújo Silva, ficou com o primeiro lugar nacional. O do Ceará, Alan Alves Henrique Ferreira, com o segundo. E a do Espírito Santo, Sanna Abigail de Jesus Mello, com o terceiro.

Os professores orientadores das 27 redações vencedoras também estão em Brasília.  

Para fazer as redações, os estudantes contaram, como material de apoio, com a série de animações Orçamento Fácil, produzida pela Secretaria Agência e Jornal do Senado em parceria com a Consultoria de Orçamento da Casa. Os vídeos explicam de maneira divertida como é elaborado o orçamento público no Brasil e como ele é importante para o dia a dia dos brasileiros.

O concurso de redação foi criado em 2008, mas só a partir de 2009 os finalistas de cada estado passaram a ser premiados com uma viagem a Brasília para conhecer o Congresso. E só em 2011 teve início o Projeto Jovem Senador, em que os estudantes vivenciam durante uma semana a experiência de exercer um mandato parlamentar.

Projeto Jovem Senador em números


Conheça o perfil dos vencedores de cada estado

Bruna Luiza Souza Silva (AC)

Estudante do Colégio Militar Dom Pedro II, em Cruzeiro do Sul, a jovem senadora pelo Acre quer cursar direito. Apaixonada por livros, tem como inspirações a Bíblia e o coach e escritor Tiago Brunet. Para ela, os jovens devem buscar solucionar os problemas de suas comunidades, conhecendo o orçamento público dos municípios e participando ativamente da política. Bruna integra um projeto que distribui cestas básicas a famílias carentes.

— A minha ação, a ação do meu colega, a ação dos políticos é que constroem o nosso país — afirma a estudante

Pedro Henrique de Araujo Silva (AL)

O primeiro colocado nacional do concurso deste ano com a redação “Interpreta-me ou te devoro” estuda na Escola Estadual Professora Edite Machado, em Capela. Admirador do arquiteto Oscar Niemeyer, Pedro Henrique quer ser engenheiro civil e ter a própria construtora. Gosta de tocar violão, ler a Bíblia e dar aulas de religião a crianças de sua igreja. Tem como livro preferido A Lista Negra, de Jennifer Brown, e acredita que o jovem “deve tentar transformar a realidade da comunidade e do país através de um posicionamento ativo frente às decisões políticas”.

Giovanna Moura Sotelo (AM)

Giovanna é aluna da escola Prof. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, de Manaus, e quer ser médica. Acredita que a participação dos jovens em ações sociais ajuda a prepará-los para construir uma sociedade melhor e ressalta o exemplo da ativista ambiental Greta Thunberg, de 16 anos. A estudante defende a inclusão do orçamento público no currículo escolar.

— Como acompanhar as finanças e tudo que acontece no país sem esse tipo de ensino? — questiona.

Gosta de música e de ler. Livro preferido: O mundo de Sofia, de Jostein Gaarder.

Caroline Silva Ribeiro (AP)

Medicina ou odontologia são as carreiras pretendidas pela aluna da Escola Estadual Tiradentes, em Macapá. Para ela, a população não possui acesso às informações sobre o Orçamento e, por isso, deixa de fiscalizar a aplicação do dinheiro público. Foi essa constatação que a motivou a escrever a redação “A democratização do acesso à informação das políticas orçamentárias”. Caroline gosta de desenhar e correr. E avalia que “a partir do momento que o jovem reconhece os benefícios propiciados pela política, entende a importância de participar dos processos de interesse público.

Elber Souza Almeida (BA)

Conhecer o orçamento público é um fator de libertação para os cidadãos. Partindo dessa ideia, o estudante do Colégio Democrático Estadual Castro Alves, em Ipupiara, escreveu a redação “Liberta-te a ti mesmo”. Elber Almeida diz que os jovens precisam acompanhar a política, mas “sempre abertos para discussões, sem rótulos de lados A ou B, reconhecendo acertos e erros, sem preconceito”. Tocar violão e teclado, escrever poemas e ler são seus passatempos preferidos. Ele é fã dos escritores John Green e Machado de Assis, além de ser um leitor assíduo da Bíblia.

Alan Alves Ferreira (CE)

O representante do Ceará sonha em entrar para a política e diz que participar do Jovem Senador foi um incentivo a mais nesse objetivo. Autor da redação “Orçamento participativo: caminho para a cidadania”, Alan conquistou o segundo lugar geral do concurso. Ele vem da Escola de Ensino Médio Carminha Vasconcelos, em Morrinhos, e pretende se formar em direito.

— Quero fazer parte da política brasileira e tentar mudar o país — diz o estudante, que gosta de interagir nas redes sociais e tem como livro preferido A Cabana, de William P. Young.

Suzanny Dias Kuhlmann (DF)

Moradora do Distrito Federal, a jovem senadora diz que, para ajudar a construir o progresso do país, os jovens precisam estar bem informados sobre a atuação dos políticos, o funcionamento do governo e a elaboração do orçamento público. Ela estuda no Colégio Militar Dom Pedro II, em Brasília, e pretende ser médica pediatra ou neurologista. O Ódio que Você Semeia, de Angie Thomas, é o livro preferido da estudante, que também gosta de música e filmes. Suzanny venceu o concurso no DF com a redação “A importância do controle social no orçamento público”.

Sanna Abigail de Jesus Mello (ES)

“O cuidado com a coisa pública e seu poder transformador” é o título da redação que deu à estudante do Espírito Santo o terceiro lugar nacional no concurso deste ano. Para ela, diante dos grandes escândalos de corrupção no país, “cristaliza-se a necessidade de maior engajamento dos cidadãos na fiscalização da coisa pública”. Sanna estuda na Escola Estadual Zumbi dos Palmares, na Serra, e pretende cursar direito, especializando-se na área internacional. A estudante gosta de música, filmes e tem como livro preferido O Fantasma de Canterville, de Oscar Wilde.

Jamily Kelly A. Souza Silva (GO)

A poetisa goiana Cora Coralina e a educadora financeira Nathalia Arcuri são as principais referências de personalidades públicas para a jovem senadora de Goiás. Jamily estuda no Colégio Dionária Rocha, da PM, em Itumbiara, e pretende fazer medicina. Ela participa de projetos ambientais, como o de reflorestamento do bioma Cerrado em Itumbiara, que em 2019 plantou 1.500 árvores. Viajar, malhar e ler são os hobbies prediletos. O labirinto do Fauno, de Guillermo del Toro e Cornelia Funke, e Prisioneiros da Mente, de Augusto Cury, são os livros preferidos.

Cibele Loiola Coelho Dias (MA)

A política é fundamental para a vida em sociedade e a participação dos jovens é muito importante. Com base nessa premissa, Cibele escreveu a redação vencedora do seu estado, “A ausência do policarismo” com a intenção de buscar uma “oportunidade ímpar” de infuenciar de alguma forma os projetos que pautam o país. Aluna do Colégio Militar Tiradentes III, em Bacabal, Cibele é fã de documentários. A estudante destaca o papel da família e diz que, independentemente da profissão que exercer no futuro, o foco é ajudar o maior número de pessoas.

Igor Camilo Ferreira (MG)

Os livros são as armas mais poderosas e a chave-mestra para abrir as portas de um futuro melhor. Em busca desse futuro, o estudante Igor, aluno da Escola Estadual Padre Chico, em Campo do Meio, pretende se formar em biologia e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida por meio de valores que são ensinados e estimulados dentro da sala de aula. A ética, a confiança e o respeito sempre balizaram seu relacionamento com a família e inspiraram a redação vencedora, “O valor da cidadania e do senso crítico na valorização da pátria amada”.

Yasmin Stefany Jesus de Souza (MS)

Quanto mais cedo se torna consciente da própria realidade, da realidade de outros indivíduos e da realidade da sociedade em que está inserido, mais fácil se torna para o jovem atuar como cidadão, exercendo corretamente seus direitos e deveres. Essa é a opinião de Yasmin, da Escola Estadual Maria Helena Albaneze, em Corumbá, que venceu a competição no seu estado com a redação “Cidadania em desuso”. Fã de história e filosofia, tem Frida Kahlo, “figura atemporal na representação da luta das mulheres dentro da sociedade”, como inspiração.

Camila Antunes Simoni (MT)

Um dos maiores símbolos feministas da humanidade, a pintora mexicana Frida Kahlo inspira a estudante da Escola Estadual Desembargador Milton Amando Pompeu de Barros, no município de Colíder. Camila se interessa pela área de humanas e pensa em estudar psicologia. Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, é seu livro preferido. Além de ler, no tempo livre ela gosta de ouvir música e caminhar ao ar livre. Para Camila, os jovens devem estar cada vez mais presentes na política. “Pela cidadania efetiva” é o título da redação que deu vitória à estudante em MT.

Breno Sanches Viana (PA)

Medicina é o curso que o estudante da Escola Estadual Prof. Francisco da Silva, de Belém, pretende cursar. Breno costuma participar da distribuição de alimentos para pessoas carentes em comunidades periféricas da capital paraense e tem o canto e o violão como seu passatempo predileto. Quem mais o incentivou a participar do Jovem Senador foram seus colegas de sala de aula: “Disseram que eu poderia ganhar e representar meu estado”, afirma. O título da redação que o fez vencer o concurso no Pará foi “A participação social faz um orçamento legal”.

Maria Adellaide M. Campos (PB)

Para a estudante da Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Melquíades Vilar, em Taperoá, os jovens devem ter participação na política, buscar conhecimento e desenvolver seu posicionamento crítico. O Jovem Senador, afirma, é um projeto que ajuda a formar consciência crítica, política e cidadã nos estudantes. Maria Adellaide quer ser engenheira sanitária e ambiental. Como hobby, ela gosta de ouvir música, ler, desenhar, cozinhar e de prestar atenção nos momentos, valorizando as coisas mais simples da vida. “Progredir é a ordem!” é o título de sua redação.

Monaísa Laís de Sá Souza (PE)

A jovem senadora diz que a participação dos jovens acerca das questões políticas deve ocorrer de maneira constante e efetiva.

— Sabemos que nós, jovens, somos o futuro da nossa pátria e podemos, através do nosso engajamento político, promover mudanças.

Aluna da Escola Professor Humberto Soares, em Petrolina, a autora da redação “O valor do cidadão brasileiro perante o orçamento público” pretende cursar engenharia civil e é fã da paquistanesa Malala Yousafzai, ativista pela educação feminina e vencedora do Prêmio Nobel da Paz.

Yasmim de Carvalho Leal (PI)

Inspirada pelo pai, que a ajuda a manter a calma, a positividade e o equilíbrio, a jovem senadora diz que, com maior engajamento dos jovens, haverá mais interesse desse público em participar da política. Para a estudante do Centro Educacional Sebastião de Sousa, em Belém do Piauí, é preciso levar a população a conhecer esse meio, tornando-a ciente de suas escolhas. De acordo com Yasmin, que escreveu a redação “Cidadão ativo: país de todos”, adquirir conhecimentos foi uma das motivações para participar do Jovem Senador.

João Joel de Oliveira Junior (PR)

O jovem senador paranaense, que venceu o concurso em seu estado com a redação “Planejando desenvolvimento”, afirma que os jovens devem participar de forma íntegra na política e em suas relações na sociedade.

— É preciso acompanhar e estar atualizado sobre tudo o que acontece, tendo uma postura crítica perante os projetos propostos e as decisões tomadas.

Aluno do Colégio Estadual Professor Mario Evaldo Morski, em Pinhão, João Joel gosta de praticar musculação, ler e assistir a desenhos japoneses.

Júlio Cesar M. de Oliveira (RJ)

O aluno do Colégio Estadual Jornalista Artur da Távola, no Rio de Janeiro, já decidiu que vai ser cientista. Ele pretende cursar química e engenharia química e depois fazer pós-graduação em ciências. Júlio Cesar gosta de ler e de praticar kung-fu. Já deu aulas preparatórias em sua escola para a 1ª Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas e sempre teve vontade de conhecer Brasília, um dos fatores que o motivaram a participar do Projeto Jovem Senador. O título da redação que deu a ele o primeiro lugar no estado é “Fiscal cidadão, cidadania em construção ”

Laila Cristina de Paiva Soares (RN)

“Cidadania exercida”. Com esse título, a redação da aluna do Centro Estadual de Educação Profissional Professor Francisco de Assis, de Mossoró, venceu o Projeto Jovem Senador em seu estado. Laila quer cursar medicina em uma universidade federal e se especializar em oncologia ou cirurgia cardíaca. Para ela, é importante que o jovem participe ativamente da política, seja do próprio bairro ou do país. Nas horas vagas, seu principal hobby é ler, principalmente livros do Novo Testamento e romances. Também gosta de música e de fazer playlists.

Nayara de Oliveira Silva (RO)

A estudante da Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Buriti, de Buritis, conheceu o Projeto Jovem Senador há dois anos, quando iniciou o ensino médio. Ela viu na iniciativa uma oportunidade de opinar sobre política e cidadania, além de presenciar a atuação dos representantes eleitos. Nayara venceu o concurso em Rondônia com a redação “A força do cidadão e sua participação”. A ativista negra norte-americana Rosa Parks, “mãe dos movimentos pelos direitos sociais”, é inspiradora para ela, “pois sua atitude permitiu a reação contra ações racistas”, diz.

Matheus Barbosa Alves (RR)

O jovem senador venceu o concurso em Roraima com a redação “Orçamento público: linha tênue entre progresso e retrocesso”. Matheus quer se dedicar à psicologia ou à biomedicina e deseja ser político. Em seu tempo livre, ele gosta de ler, ouvir música, acampar e fazer trilha. O aluno da Escola Estadual Ayrton Senna da Silva, de Boa Vista, se inspira na frase “Aparentemente, o mundo não é uma fábrica de realização de desejos”. Ele já participou de um projeto semelhante ao Jovem Senador realizado pela Assembleia Legislativa do Estado de Roraima.

Isabela Pradebon da Silva (RS)

A estudante do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria já escolheu que área quer estudar e trabalhar: direito. O sonho de Isabela é ser juíza, mas ela não descarta a possibilidade de ser professora.

— Minha própria mãe foi minha professora de inglês, então isso contribuiu bastante para aprender a valorizar os profissionais desde cedo — diz.

Isabela escreveu a redação “Cidadão presente, Brasil para frente” e afirma que “a participação política também deve se pautar na fiscalização dos representantes do povo”.

Thalita Pacher (SC)

Praticante de equitação e arquearia, a aluna da Escola de Educação Básica Osvaldo Cruz, em Rodeio, venceu em Santa Catarina com a redação “Cidadão-fiscal — indispensável para fortalecer a democracia”. Thalita deseja estudar economia e foi motivada a participar do Jovem Senador em razão da relevância e complexidade do tema, que para ela é polêmico.

— Devemos expor nossas opiniões, sermos mais ativos e participativos nas questões sociais. Podemos ser protagonistas, por meio de nossas atitudes e de nosso envolvimento, pois o futuro nos pertence, e podemos fazer a diferença — afirma.

Vivian Gabrieli S. dos Santos (SE)

Vencedora em seu estado com a redação “As faces da população: da indiferença à reflexão”, a moradora de Muribeca estuda no Colégio Estadual Almirante Barroso e pretende se formar e trabalhar na área da saúde. Inspirada pela mãe, expectadora assídua da TV Senado, a jovem, que gosta de ir ao cinema e de ler a Bíblia, diz que a família é a base da sua formação:

— Minha mãe, Antônia, é uma pessoa de bom caráter, age eticamente e zela pela justiça. Sempre foi batalhadora, desde a infância. Vinda de família humilde, nunca desistiu de lutar pelos seus sonhos.

Camila Folieni (SP)

A aluna da Escola Estadual Professora Idalina Vianna Ferro, em Bariri, fez a redação “Cidadãos participativos, direitos ativos” e sonha cursar ciências biológicas.

— Não possuo nenhum projeto profissional em vista, mas, no futuro, quando exercer minha profissão, quero auxiliar no combate à extinção de espécies e no bem do meio ambiente — diz.

Camila pratica jiu-jítsu e gosta da frase, de autor desconhecido: “O poder está dentro de você, na sua mente, pois se acreditar que consegue não haverá obstáculo capaz de impedir o seu sucesso”.

Elda Chaves de Macedo (TO)

Admiradora do filósofo Olavo de Carvalho, Elda estuda na Escola Estadual Dom Alano Marie Du Noday, em Palmas, e concorreu com a redação “Democracia e participação”. Ela planeja estudar medicina ou direito.

— Quando eu vou falar sobre política, eu sempre tento colocar democracia no meio, sempre tento colocar o direito da população. Eu tentei ver se a população estava realmente exercendo seu poder, exercendo sua participação na parte do orçamento público. Então, eu fui pesquisar mais sobre isso, sempre colocando em pauta a questão da democracia mesmo.


Reportagem: Eduardo Leão e Patrícia Fernandes
Coordenação e edição: Silvio Burle
Edição de multimídia: Bernardo Ururahy
Operador multimídia: Aguinaldo Abreu
Arte de Capa: Coordenação de Publicidade e Marketing

Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado