”Voto impresso no segundo turno das eleições” é fake


10/10/2022

É falso que o voto impresso será adotado no segundo turno das eleições de 2022.
O assunto tomou conta das redes sociais logo após o término do primeiro turno. Mas não existe possibilidade de a medida ser tomada porque não está prevista em lei. Mesmo que fosse aprovada uma nova lei em caráter de urgência, não poderia ser usada agora porque a Constituição Federal determina que as alterações na legislação eleitoral somente podem ser aplicadas na eleição seguinte.
Nos últimos dias, várias postagens voltaram a divulgar uma publicação antiga sobre a Sugestão (SUG) 9/2018, que propõe a implantação do “voto impresso em 100% das urnas". Foi acrescentada no texto a informação de que a consulta pública não está sendo divulgada e que “a Esquerda está votando para parecer que o Povo Brasileiro não quer isso para continuar a Manipulação dos Resultados das Eleições”.
A SUG 9 está em análise pelo Senado Federal desde 2018 e qualquer pessoa pode opinar sobre ela. O assunto já foi alvo de fake news e motivou publicação do Senado Verifica a respeito (veja aqui).
Para manifestar sua opinião ou verificar o andamento da SUG 9/2018 e o resultado da consulta basta acessar a página da tramitação da proposta no sítio do Senado na internet:
https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/132598.
A verificação sobre essas publicações foi solicitada por 12 usuários do Senado Verifica nos últimos sete dias.

Senado Verifica – Fato ou Fake? é um serviço da Secretaria de Comunicação Social destinado à checagem da veracidade de informações sobre o Senado Federal para o combate a fake news. Saiba mais aqui.

Para solicitar uma verificação, entre em contato por email: senadoverifica@senado.leg.br ou pelo 0800 0 61 2211 (ligação gratuita de todo o Brasil, por telefone fixo e celular) ou pelo WhatsApp: +55 61 98190-0601. Você também pode usar o Formulário de mensagem da Ouvidoria do Senado.