Senado nas redes sociais: tome cuidado com perfis falsos ou enganosos


05/05/2020

Tome cuidado com perfis falsos ou enganosos sobre o Senado Federal nas plataformas digitais. O Senado possui perfis institucionais oficiais nas redes sociais. Sempre que receber mensagens no WhatsApp com links que você não conhece o domínio, não acesse. Verifique antes se não é uma fake news.

Responsável pela gestão dos perfis do Senado nas redes sociais, o chefe-adjunto do Núcleo de Mídias Sociais, Tarso Oliveira, chama atenção para possíveis consequências de acessar links desconhecidos:

— Clicar em links de páginas que você não conhece pode levar você a baixar vírus e até mesmo a sofrer algum golpe ou ter seus dados pessoais roubados.

Nas redes sociais, verifique sempre o endereço na barra do navegador ou se o selo azul de verificação do Facebook, do Twitter e do Instagram aparece ao lado do nome da conta. Assim você saberá que está interagindo de fato com um perfil oficial e vai evitar páginas enganosas que se identificam como se fossem do Senado, mas que são gerenciadas por pessoas que não têm nenhuma relação com a Casa. Veja no quadro abaixo os passos que você deve seguir para identificar fake news e perfis falsos.

A Secretaria de Comunicação Social do Senado (Secom) vem tomando providências junto às empresas responsáveis pelas plataformas digitais para impedir que o cidadão seja alvo desse tipo de crime. Foi o que aconteceu com uma página do Facebook que usa o nome do Senado e o Brasão de Armas do Brasil na imagem do perfil, mas que não tem relação com o Senado.

— Já entramos em contato com o Facebook, que nos informou que a plataforma permite sátiras, humor e críticas, mas preza pela política de nome real e não permite contas falsas, que se façam passar por pessoas ou instituições. Sendo assim, esperamos que nosso apelo seja rapidamente atendido para evitar que os cidadãos continuem sendo enganados pelo uso indevido da marca do Senado Federal — explica a diretora da Secom, Érica Ceolin.

Após a solicitação da Secretaria de Comunicação Social, a página do Facebook citada na matéria não está mais disponível na plataforma.

Fonte oficial

Os veículos de comunicação, que seguem o domínio senado.leg.br, e as redes sociais do Senado são fontes oficiais de informação sobre o que acontece no dia a dia das comissões e do Plenário. Todos seguem diretrizes e fundamentos estabelecidos no Manual de Comunicação Social da Secom.

De acordo com o manual, a presença do Senado nas redes sociais tem o objetivo de ampliar a transparência e o conhecimento sobre o trabalho legislativo, a cidadania, a democracia e os direitos humanos, nos moldes definidos pelo Marco Civil da Internet (Lei 12.965, de 2014). 

Fique atento! Não acesse perfis que não sejam oficiais.  

#FakeNewsNão!

Senado Verifica – Fato ou Fake? é um serviço da Secretaria de Comunicação Social destinado à checagem da veracidade de informações sobre o Senado Federal para o combate a fake news. Saiba mais aqui.

Para solicitar uma verificação, entre em contato por email: senadoverifica@senado.leg.br ou pelo 0800 0 61 2211 (ligação gratuita de todo o Brasil, por telefone fixo e celular) ou pelo WhatsApp: +55 61 98190-0601. Você também pode usar o Formulário de mensagem da Ouvidoria do Senado.