PLANO DE GESTÃO DE
LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL
2022-2023
Brasil. Congresso Nacional. Senado Federal.
Plano de logística sustentável: PGLS 2021-2023 / Senado Federal. -- Brasília: Senado Federal,
2021.
32 p. : il.
1. Administração pública, racionalização, Brasil. 2. Gestão pública, aspectos ambientais, Bra-
sil. 3. Sustentabilidade, Brasil. 4. Brasil. Congresso Nacional. Senado Federal, planejamento. I. Título.
CDD 352.375
Mesa Diretora do Senado Federal
Biênio 2021–2022
Senador Rodrigo Pacheco
PRESIDENTE
Senador Veneziano Vital do Rêgo
VICE-PRESIDENTE
Senador Romário
2º VICE-PRESIDENTE
Senador Irajá
1º SECRETÁRIO
Senador Elmano Férrer
2º SECRETÁRIO
Senador Rogério Carvalho
3º SECRETÁRIO
Senador Weverton Rocha
4º SECRETÁRIO
SUPLENTES DE SECRETÁRIO
1º suplente: Senador Jorginho Mello
2º suplente: Senador Luiz do Carmo
3º suplente: Senadora Eliziane Gama
4º suplente: Senador Zequinha Marinho
Ilana Trombka
DIRETORA-GERAL
Gustavo A. Sabóia Vieira
SECRETÁRIO-GERAL DA MESA
Apresentação
A
quarta edição do Plano de Gestão de Logística Sustentável prioriza 15 quinze eixos de atuação, em
consonância com a visão da Comissão Gestora do PGLS, constituída pela Portaria da Diretoria-Geral
nº 3.114, de 2021, que prescreve a decisão colegiada entre diversas unidades administrativas do
Senado Federal.
De forma inovadora, cada eixo temático do PGLS passará a incorporar duas alterações essenciais para
o adequado monitoramento dos seus processos de trabalho, ao introduzir a) a metodologia de gestão
das iniciativas mediante o estabelecimento de objetivos gerais; e b) resultados-chave especícos, que
passam a prever metas e indicadores individualizados, promovendo a conexão entre cada ação proposta
e seu respectivo objetivo.
Seguindo essas diretrizes, os objetivos e resultados-chave previstos foram consolidados nos temas: 1.
Gestão da Sustentabilidade, 2. Capacitação para Sustentabilidade, 3. Educação Ambiental, 4. Consumo
Consciente, 5. Energia Elétrica, 6. Água e Saneamento Ambiental, 7. Gestão de Resíduos, 8. Qualidade
de Vida no Ambiente de Trabalho, 9. Compras e Contratações Sustentáveis, 10. Mobilidade Sustentável,
11. Tecnologia da Informação, 12. Gestão da Acessibilidade, 13. Gestão da Equidade; 14. Parcerias para a
Sustentabilidade e 15. Comunicação dos Resultados das Ações de Sustentabilidade.
Por último, o PGLS 2022-2023 alinha cada objetivo próprio estabelecido com os Objetivos Estratégicos
do Senado Federal, traduzidos na Carta de Compromissos, em adição à importante correlação já rmada
com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, da Organização das Nações Unidas - ONU.
Orientam ainda a formatação do Plano os avanços já obtidos e os em curso, avanços esses que norteiam
evolutivamente as novas práticas e se concretizam em ações capazes de serem acompanhadas, tais
como: o controle das impressões xerográcas por meio de relatório mensal por unidade organizacional,
a economia de energia devida ao desligamento automático dos aparelhos de ar condicionado, o melhor
monitoramento dos gastos com água e energia elétrica, as campanhas continuadas de conscientização
ambiental dos colaboradores e de melhoria da qualidade de vida no trabalho, a expansão da logística
reversa nas contratações, a ampliação das parcerias interinstitucionais e o gerenciamento rigoroso dos
resíduos gerados, a partir da perspectiva da coleta seletiva, da triagem e da destinação adequada.
Inserido em um contexto normativo que evolui a partir da ordem constitucional, em particular dos co-
mandos previstos nos arts. 37 e 225 da Lei Maior, e culmina com a recente caracterização legal do plano
de logística como instrumento do desenvolvimento nacional sustentável – Lei 14.133, de 2021 –, a publi-
cação do novo PGLS materializa e revigora o compromisso institucional do Senado com os princípios da
responsabilidade socioambiental e da gestão pública sustentável, sem descuidar das diretrizes da agen-
da mundial para o meio ambiente.
Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais
Equipe Técnica do Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais
Cesar Monteiro de Castro
Cilene Maria de Camargos
Erico Zorba Gagnor Galvão
Julliana Paula Miranda
Natanne da Silva Rocha
Raquel Alves Oliveira
Renata Andrade Santos
Diagramação/arte/impressão
Secretaria de Editoração e Publicações
Sumário
Apresentação ..................................................................................................................................................3
Lista de Siglas ................................................................................................................................................. 6
Comissão Gestora do PGLS ............................................................................................................................ 7
Quadro geral do PGLS .....................................................................................................................................8
Metodologia ...................................................................................................................................................12
1.Elaboração ..............................................................................................................................12
2.Monitoramento .......................................................................................................................12
3.Publicação ..............................................................................................................................12
Objetivos, resultados e iniciativas ................................................................................................................13
Anexos - Relatório do PGLS 2019-2021 .........................................................................................................25
I – Síntese dos resultados ......................................................................................................... 25
II – Análise das metas .............................................................................................................. 26
Referências normativas ............................................................................................................................... 28
PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - 2022 - 2023
Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2023
6
Lista de Siglas
A3P – Agenda Ambiental da Administração Pública
ADG – Ato da Diretoria Geral
ASQUALOG – Assessoria de Qualidade de
Atendimento e Logística
ATC – Ato da Comissão Diretora
COASAL – Coordenação de Administração e
Suprimento de Almoxarifados
COBIB – Coordenação de Biblioteca
COEDIT – Coordenação de Edições Técnicas
COMAP – Coordenação de Publicidade e Marketing
CG – Comissão Gestora do PGLS/PGRS
CG de Internet - Comissão Gestora de Internet
COGER – Coordenação de Serviços Gerais
DIRECON - Diretoria-Executiva de Contratações
DIREG – Diretoria-Executiva de Gestão
DGER – Diretoria-Geral
ILB – Instituto Legislativo Brasileiro
NCAS – Núcleo de Coordenação de Ações
Socioambientais
NDDI - Núcleo de Divulgação Digital Interna
ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
OS – Ordem de Serviço
ONU – Organização das Nações Unidas
NDDI – Núcleo de Divulgação Digital Interna
PA – Plano de Acessibilidade
PCASF – Plano de Capacitação Anual dos
Servidores do Senado Federal
PEGR – Plano de Equidade, Gênero e Raça
PFG – Programa de Formação Gerencial
PGLS – Plano de Gestão de Logística Sustentável
PGNCAS – Plano de Gestão do Núcleo de
Coordenação de Ações Socioambientais
PGRS – Plano de Gestão de Resíduos Sólidos
PRODASEN – Secretaria de Tecnologia da
Informação
RLS - Rede Legislativa Sustentável
SADCON – Secretaria de Administração de
Contratações
SECOM – Secretaria de Comunicação Social
SEGRAF – Secretaria de Editoração e Publicações
SGIDOC - Secretaria de Gestão de Informação e
Documentação
SGM – Secretaria Geral da Mesa
SEGP - Secretaria de Gestão de Pessoas
SPALM – Sistema de Patrimônio e Almoxarifado do
Senado Federal
SPOL - Secretaria de Polícia Legislativa -
STVSEN - Secretaria TV Senado
SRPCO – Secretaria de Relações Públicas e
Comunicação Organizacional
SEGST - Serviço de Gestão de Estágios
SESOQVT - Serviço de Saúde Ocupacional e
Qualidade de Vida no Trabalho
SIGAD – Sistema Informatizado de Gestão
Arquivística de Documentos do Senado Federal
SIS – Sistema Integrado de Saúde
SINFRA – Secretaria de Infraestrutura
SPATR – Secretaria de Patrimônio
Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2023
PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - 2022 - 2023
7
Comissão Gestora do PGLS/PGRS
(Portaria da Diretoria-Geral nº 3.114, de 2021)
3
Comissão Gestora PGLS criada conforme Portaria da Diretoria-Geral n° 6624, de 2019. Disponível em:
< https://adm.senado.leg.br/normas/ui/pub/normaConsultada?2>
SERVIDOR SECRETARIA
HUMBERTO MENDES DE SÁ FORMIGA NCAS
JULLIANA PAULA MIRANDA NCAS
ÉRICO ZORBA GAGNOR GALVÃO NCAS
FRANCIS LOBO BOTELHO VILAS MONZO NCAS
RAQUEL ALVES OLIVEIRA NCAS
RENATA ANDRADE SANTOS NCAS
MARIA PAULA FERNANDES SANTANA SPATR
ALAN PAULO PAULINO SPATR
JULIANA SOARES LUDUVICE SINFRA
NELVIO DAL CORTIVO SINFRA
ALEXANDRE DE LANA SILVA EGOV
ADRIANO TORRES RIBEIRO DE CASTRO EGOV
JOSÉ COELHO ÁVILA PRODASEN
EDER RODRIGUES DA SILVA PRODASEN
JULIANA CAROLINA SANTOS MARTINS SGM
AIRTON LUCIANO ARAGÃO JÚNIOR SGM
FABRÍCIO FERRÃO ARAÚJO SEGRAF
MÁRCIO DE HOLANDA MEIRELES VIANA SEGRAF
PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - 2022 - 2023
Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2023
8
Quadro Geral do PGLS 2022-2023
PGLS 2022 - 2023
TEMA OBJETIVO DO PGLS
ALINHAMENTO
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS /
NORMAS INTERNAS
ODS
1. Gestão da
Sustentabilida-
de
1. Planejar e co-
ordenar ações de
Sustentabilidade.
D ATC nº 5, de 2015 (Objetivo Estraté-
gico 1 - Aumentar a eciência e
a racionalidade no uso dos recursos
públicos Compromisso com respon-
sabilidade na utilização de recur-
sos públicos; Compromisso com a
Sustentabilidade).
D ADG nº 24, de 2014, Arts. 4º, 5º e 6º.
D 16 – Paz, Justiça e
Instituições
Ecazes.
2. Capacitação
para a Susten-
tabilidade
2. Promover capa-
citação em logística
sustentável.
D ATC nº 5, de 2015 (Objetivos Estraté-
gicos 1 - Aumentar a eciência e
a racionalidade no uso dos recursos
públicos, e nº 3 - Valorizar as pesso-
as; Compromisso com a Sustentabili-
dade; Compromisso com a qualidade
de vida dos colaboradores; Compro-
misso com a Comunidade).
D ADG nº 24, de 2014, Art. 7º, IV - ações
de informação, divulgação, conscien-
tização e capacitação.
D 4 – Educação de
qualidade;
D 11 – Cidades e
comunidades
sustentáveis.
3. Educação
Ambiental
3. Promover Educa-
ção Ambiental.
D ATC nº 5, de 2015 (Objetivo Estra-
tégico nº 3 - Valorizar as pessoas;
Compromisso com a Sustentabilida-
de; Compromisso com a qualidade de
vida dos colaboradores; Compromis-
so com a Comunidade).
D ADG nº 24, de 2014, Art. 7º, IV - ações
de informação, divulgação, conscien-
tização e capacitação.
D 4 – Educação de
qualidade;
D 11 – Cidades e
comunidades
sustentáveis.
Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2023
PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - 2022 - 2023
9
PGLS 2022 - 2023
TEMA OBJETIVO DO PGLS
ALINHAMENTO
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS /
NORMAS INTERNAS
ODS
4. Consumo
Consciente
4. Promover o uso
sustentável de Mate-
rial de Consumo e de
Serviços de impres-
são, grácos, de cor-
reios e de telefonia.
D ATC nº 5, de 2015 (Objetivo Estraté-
gico 1 - Aumentar a eciência e
a racionalidade no uso dos recur-
sos públicos; Compromisso com
responsabilidade na utilização de re-
cursos públicos; Compromisso com a
Sustentabilidade).
D ADG nº 24, de 2014, Art. 8º, I - material
de consumo: papel e copos descartá-
veis; e II - serviços de impressão.
D 12 – Consumo
e produção
responsáveis.
5. Energia
Elétrica
5. Promover o uso
sustentável da Ener-
gia Elétrica.
D ATC nº 5, de 2015 (Objetivo Estraté-
gico 1 - Aumentar a eciência e
a racionalidade no uso dos recur-
sos públicos; Compromisso com
responsabilidade na utilização de re-
cursos públicos; Compromisso com a
Sustentabilidade).
D ADG nº 24, de 2014, Art. 8º, III – ener-
gia elétrica.
D 7 – Energia limpa e
acessível.
6. Água e Sa-
neamento
Ambiental
6. Promover o uso
sustentável da Água
e o Saneamento
Ambiental.
D ATC nº 5, de 2015 (Objetivo Estraté-
gico 1 - Aumentar a eciência e
a racionalidade no uso dos recur-
sos públicos; Compromisso com
responsabilidade na utilização de re-
cursos públicos; Compromisso com a
Sustentabilidade).
D ADG nº 24, de 2014, Art. 8º, IV – água e
esgoto.
D 6 – Água potável e
saneamento.
7. Gestão de
Resíduos
7. Implantar e mo-
nitorar a gestão de
resíduos em confor-
midade com o Plano
de Gerenciamento
de Resíduos Sólidos –
PGRS 2022 – 2023.
D ATC nº 5, de 2015 (Objetivos Estraté-
gicos 1 - Aumentar a eciência e
a racionalidade no uso dos recur-
sos públicos; e nº 2 - Melhorar de
maneira contínua os processos de
trabalho; Compromisso com a Sus-
tentabilidade; Compromisso com a
Comunidade).
D ADG nº 24, de 2014, Art. 8º, V – coleta
seletiva.
D 12 – Consumo
e produção
responsáveis.
PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - 2022 - 2023
Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2023
10
PGLS 2022 - 2023
TEMA OBJETIVO DO PGLS
ALINHAMENTO
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS /
NORMAS INTERNAS
ODS
8. Qualidade
de Vida no
Ambiente de
Trabalho
8. Assegurar a me-
lhor Qualidade de
Vida no Ambiente de
Trabalho.
D ATC nº 5, de 2015 (Objetivos Estraté-
gicos nº 3 - Valorizar as pessoas; e
nº 5 - Readequar a estrutura física;
Compromisso com a qualidade de
vida dos colaboradores; Compromis-
so com a acessibilidade; Compromis-
so com a Comunidade).
D ADG nº 24, de 2014, Art. 8º, VI - quali-
dade de vida no ambiente de trabalho.
D 3 – Saúde e
bem-estar;
D 11 – Cidades e
comunidades
sustentáveis
9. Compras e
Contratações
Sustentáveis
9. Expandir o uso de
critérios de Susten-
tabilidade nas Com-
pras e Contratações.
D ATC nº 5, de 2015 (Objetivos Estraté-
gicos 1 - Aumentar a eciência e
a racionalidade no uso dos recursos
públicos; e nº 2 - Melhorar de maneira
contínua os processos de trabalho;
Compromisso com responsabilidade
na utilização de recursos públicos).
D ADG nº 24, de 2014, Art. 8º, VII - com-
pras e contratações sustentáveis:
obras, equipamentos, serviços de
vigilância, limpeza, de tecnologia da
informação e de manutenção predial.
D 12 – Consu-
mo e produção
sustentáveis
10. Mobilidade
Sustentável
10. Ampliar a adoção
de medidas de Mobi-
lidade Sustentável.
D ATC nº 5, de 2015 (Objetivo Estraté-
gico 1 - Aumentar a eciência e
a racionalidade no uso dos recur-
sos públicos; Compromisso com a
sustentabilidade; Compromisso com
a Comunidade).
D ADG nº 24, de 2014, Art. 8º, VIII – Des-
locamento de pessoal.
D 11 – Cidades e
comunidades
sustentáveis;
D 12 – Consu-
mo e produção
responsáveis
11. Tecnologia
da Informação
11. Implementar con-
tinuamente a racio-
nalização do uso dos
recursos tecnológi-
cos e a automação
dos processos de tra-
balho consolidados.
D ATC nº 5, de 2015 (Objetivos Estra-
tégicos 1 - Aumentar a eciên-
cia e a racionalidade no uso dos
recursos públicos e nº 2 - Melhorar
de maneira contínua os processos
de trabalho; Compromisso com a
Sustentabilidade).
D ADG Nº 24, de 2014, Art. 8º, VII - com-
pras e contratações sustentáveis:
obras, equipamentos, serviços de
vigilância, limpeza, de tecnologia da
informação e de manutenção predial.
D 16 – Paz, Justiça
e Instituições
Ecazes.
Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2023
PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - 2022 - 2023
11
PGLS 2022 - 2023
TEMA OBJETIVO DO PGLS
ALINHAMENTO
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS /
NORMAS INTERNAS
ODS
12. Gestão da
Acessibilidade
12. Disponibilizar a
infraestrutura fí-
sica e de comuni-
cação voltadas à
Acessibilidade.
D ATC nº 5, de 2015 (Objetivos Estraté-
gicos 1 - Aumentar a eciência e
a racionalidade no uso dos recursos
públicos, e nº 3 - Valorizar as pesso-
as; e nº 5 - Readequar a estrutura fí-
sica; Compromisso com a qualidade
de vida dos colaboradores; Compro-
misso com a acessibilidade; Compro-
misso com a Comunidade).
D 10 – Redução das
desigualdades;
D 11 – Cidades e
comunidades
sustentáveis
D 16 – Paz, Justiça
e Instituições
Ecazes.
13. Gestão da
Equidade
13. Promover a Equi-
dade de Gênero e
Raça.
D ATC nº 5, de 2015 (Objetivos Estraté-
gicos 1 - Aumentar a eciência e
a racionalidade no uso dos recursos
públicos, e nº 3 - Valorizar as pesso-
as; Compromisso com a qualidade de
vida dos colaboradores; Compromis-
so com a Comunidade).
D 5 – Igualdade de
gênero;
D 10 – Redução das
desigualdades;
D 11 – Cidades e
comunidades
sustentáveis
D 16 – Paz, Justiça
e Instituições
Ecazes.
14. Parcerias
para a Susten-
tabilidade
14. Fortalecer par-
cerias com institui-
ções dedicadas ao
desenvolvimento
sustentável.
D ATC nº 5, de 2015 (Objetivo Estratégi-
co nº 4 - Fortalecer a transparência
e a comunicação; Compromisso com
a Sustentabilidade).
D 17 – Parcerias
e meios de
implementação.
15. Comunica-
ção dos resulta-
dos das ações
de Sustentabili-
dade
15. Comunicar os re-
sultados das ações
de Sustentabilidade.
D ATC nº 5, de 2015 (Objetivo Estratégi-
co nº 4 - Fortalecer a transparência
e a comunicação; Compromisso com
a Sustentabilidade).
D ADG nº 24, de 2014, Arts. 13 e 14.
D 11 – Cidades e
comunidades
sustentáveis;
PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - 2022 - 2023
Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2023
12
Metodologia
1.Elaboração
A Comissão Gestora do PGLS atuou em duas fases
do processo de elaboração do Plano. Na primeira
fase, foram identicados os resultados obtidos
pelo Plano 2019 – 2021, e os objetivos que tiveram
sua execução prejudicada pela drástica alteração
das condições de trabalho e do padrão de uso dos
recursos trazida pela crise sanitária. Na segunda
fase, novos eixos temáticos foram denidos, e seus
correspondentes desaos propostos e discutidos,
seguindo a metodologia de Objetivos e Resultados-
-Chave, pela primeira vez utilizada no âmbito dos
Planos de Logística Sustentável.
Para todos os objetivos, procedeu-se ao já usu-
al alinhamento aos Objetivos do Desenvolvimento
Sustentável, da ONU, e buscou-se uma pioneira
articulação com os Objetivos Estratégicos do Se-
nado. Para cada resultado-chave, foram previstos
prazos, metas e indicadores atribuídos às unidades
organizacionais responsáveis pela implementação
das iniciativas.
Houve orientação da Comissão Gestora para que
fossem desmembradas as ações de Gestão de Re-
síduos, para dar origem a um Plano autônomo de
Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS, com
seu conjunto próprio de objetivos, resultados e ini-
ciativas, tendo em vista as especicidades logísti-
cas e normativas características do Tema.
As reuniões do colegiado foram realizadas pela pla-
taforma Teams, onde foi criado um repositório de
arquivos e o ambiente colaborativo necessário ao
compartilhamento das tarefas de edição e revisão
de documentos, em regime de trabalho remoto.
2.Monitoramento
O monitoramento do PGLS será realizado pelo
NCAS, com a colaboração das áreas responsáveis
indicadas em cada ação.
A realização dos objetivos estabelecidos no PGLS
depende do engajamento das unidades organiza-
cionais responsáveis, mas se benecia amplamen-
te de campanhas educativas nas redes de comuni-
cação do Senado, permitindo a participação efetiva
de todos os colaboradores.
Ao nal do período de vigência do Plano, o NCAS
analisará os resultados alcançados em contrapon-
to com as metas e as iniciativas propostas. A aná-
lise subsidiará os trabalhos da Comissão Gestora,
que estabelecerá os objetivos, resultados, metas
e iniciativas para o ciclo de planejamento subse-
quente.
3.Publicação
Em conformidade com a Lei nº 12.527, de 18 de no-
vembro de 2011, que regula o acesso a informações
no âmbito da Administração Pública, o PGLS e seus
resultados serão avaliados, com observância dos
critérios de governança do Senado, e publicados
no Portal da Transparência.
Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2023
PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - 2022 - 2023
13
Objetivos, resultados e iniciativas
PGLS 2022 - 2023
OBJETIVO
1. Planejar e coordenar ações de sustentabilidade.
RESULTADO PRAZO META INDICADOR RESPONSÁVEIS
1
Formalizar a constituição da Comissão Gestora do
PGLS, com a indicação de seus membros.
jun/2023 1
Portaria
publicada
NCAS
2 Analisar os resultados do PGLS em curso. out/2023 1
Relatório de
análise
Comissão
Gestora
3
Identicar os Objetivos do PGLS atual que integrarão
o próximo Plano.
out/2023 1
Lista de
Objetivos
Comissão
Gestora
4
Registrar os novos Objetivos sugeridos pelas Unida-
des participantes da Comissão Gestora para o próxi-
mo Plano.
nov/2023 1
Lista de
Objetivos
Comissão
Gestora
5
Elaborar e publicar o PGLS 2024-2025 a partir das lis-
tas de Objetivos formuladas.
dez/2023 1 PGLS publicado DGER
6
Atualizar painel de monitoramento do PGLS para
acompanhamento em tempo real pela internet.
mensal 1 atualização NCAS
INICIATIVAS
1
Contatar as unidades para indicarem os representantes; encaminhar ofício à DGER, com a minuta da Portaria de
nomeação dos membros da CG; criar equipe no Teams e marcar a primeira reunião.
2
Construir plano de trabalho da CG; aprovar as perspectivas (temas) do novo Plano; analisar os objetivos do Plano
anterior; elaborar texto com a síntese da análise para compor anexo do novo Plano; eleger os objetivos que perma-
necerão no novo Plano.
3
Estimular os membros da CG a apresentarem novos objetivos, resultados e iniciativas que comporão o novo Plano;
discutir os novos objetivos e aprovar os que constarão do novo Plano.
4
Encaminhar o documento contendo o novo Plano para a aprovação da DIREG/DGER; publicar no site da Sustentabili-
dade e enviar cópia para o Escritório de Governança; transportar o novo Plano para o MS Planner.
5
Mensalmente, efetuar os registros dos indicadores de cada resultado-chave em planilhas próprias, que alimentarão
os painéis de monitoramento.
PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - 2022 - 2023
Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2023
14
PGLS 2022 - 2023
OBJETIVO
2. Promover capacitação em logística sustentável.
RESULTADO PRAZO META INDICADOR RESPONSÁVEIS
1
Promover a capacitação de membros da Equipe de
Sustentabilidade do NCAS (PFG).
dez/2022
dez/2023
2
colaboradores
ILB/NCAS
2
Certicar a Equipe de Sustentabilidade (NCAS) em
Curso da A3P/Ressoa.
dez/2022
dez/2023
3
colaboradores
NCAS
3
Demandar inclusão de conteúdo da Sustentabilidade
no Plano de Capacitação Anual dos Servidores do Se-
nado Federal – PCASF.
dez/2023 1 Curso ILB/NCAS
4
Capacitar membros da equipe NCAS/SADCON em
Compras e contratações sustentáveis com foco na
nova lei de Licitações.
dez/2023 3
colaboradores
NCAS/ILB
INICIATIVAS
1
Atuar junto ao ILB para reserva de 2 vagas por ano, no Programa de Formação de Gestores – PFG para equipe do
NCAS.
2 Estabelecer com MMA a capacitação e certicação de 3 membros do NCAS para atuação na A3P/Ressoa.
3 Atuar junto a DGER para a inclusão de conteúdo das pautas da sustentabilidade no PCASF.
4
Montar junto com o ILB curso direcionado para os membros do NCAS e SADCON com foco em compras e contra-
tações sustentáveis diante da nova Lei de Licitações; utilizar cursos à distância disponíveis nas plataformas das
escolas de administração pública.
Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2023
PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - 2022 - 2023
15
PGLS 2022 - 2023
OBJETIVO
3. Promover Educação Ambiental.
RESULTADO PRAZO META INDICADOR RESPONSÁVEIS
1 Ampliar escopo do Programa Gabinete Sustentável. dez/2023 1 selo/gabinete NCAS
2 Realizar eventos de visitação ao Viveiro. anual 2 Visitas/ano NCAS
3
Pavimentação das trilhas do Viveiro do Senado para
permitir acessibilidade nas atividades de educação
ambiental.
dez/2022 1
Projeto
executado
NCAS/SINFRA
4
Implementar readequação da infraestrutura do Vivei-
ro para atividades educativas.
dez/2022 1
Projeto
executado
NCAS/SINFRA
5 Implantar Jardim Bosque do Jovem Senador. dez/2023 1 Área reservada NCAS/SINFRA
6
Instalação de estruturas para proteção do patrimônio
orístico e botânico do Viveiro do Senado.
jun/2022 1
Projeto
executado
NCAS/SINFRA
7 Publicar a Plataforma de Identicação Botânica jun/2022 1 Plataforma NCAS/Prodasen
INICIATIVAS
1
Divulgar com apoio da Comissão de Meio Ambiente o Programa Gabinete Sustentável para todas as unidades do Se-
nado, com foco em aumentar a adesão ao programa; promover a certicação de Selo de Gabinete Sustentável para
as unidades que se destacaram na adoção dos quesitos de sustentabilidade no desenvolvimento de suas atividades.
2
Acolher grupos de visitantes internos e externos; preparar unidades demonstrativas de técnicas de tratamento
e reuso de água, equipamentos de tecnologias sociais, pátio de compostagem de resíduos orgânicos e jardins
ecológicos.
3
Elaboração de Planta de Piso, dentro de Projeto Paisagístico, para a pavimentação dos caminhos do espaço do Vi-
veiro do Senado para assegurar acessibilidade e bem-estar dos frequentadores durante as práticas presenciais de
educação ambiental.
4
Elaborar programa de necessidades para subsidiar o projeto arquitetônico de reforma do viveiro; acompanhar junto
à SINFRA todas as fases de melhorias estruturais do Viveiro do Senado.
5
Atuar junto à SPATR e SRPCO (Secretaria de Relações Públicas e Comunicação Organizacional), para denição de
área a ser destinada a implantação do Jardim Bosque do Jovem Senador; elaborar juntamente com a SINFRA o
projeto paisagístico;
6
Instalar alambrados, portões e câmeras de segurança para monitoramento da área do Viveiro, com objetivo de pro-
teger os bens do Senado e o patrimônio botânico;
7
Dar sequência a catalogação, pesquisa, edição e coleta de imagens das espécies concomitante com retomada das
tratativas com o Prodasen para o funcionamento pleno da Plataforma. Iniciar tratativas com a Sinalização Interna
para confecção de placas; resgatar e acrescentar novas informações e imagens; implantar sua interface com o
público via QR Code.
PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - 2022 - 2023
Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2023
16
PGLS 2022 - 2023
OBJETIVO
4. Promover o uso sustentável de Material de Consumo e de Serviços de impressão, grácos, de correios e de telefonia.
RESULTADO PRAZO META INDICADOR RESPONSÁVEIS
1 Elaborar lista de itens passíveis de racionalização. set/2022 1 lista COASAL/SPATR
2
Aferir economia resultante da instalação de bebedou-
ros (versus Água mineral).
jun/2023 1 Estudo NCAS/SPATR
3
Ampliar o controle de impressão (Impressômetro)
para todas as unidades do Senado.
jun/2022 1
Implantação na
rede
NCAS/PRODA-
SEN/ DGER
4 Ampliar o uso de copos compostáveis. dez/2023 50%
Total de copos
utilizados
SPATR/NCAS/
DGER
5
Elaborar estudo de viabilidade de implementação de
certicação ISO para serviços grácos.
dez/2023 1 Estudo SEGRAF
6
Iniciar o monitoramento de custos com postagens de
correspondências e telefonia para identicar pontos
de aperfeiçoamentos no uso dos serviços.
dez/2023 1 Relatório NCAS/ SADCON
INICIATIVAS
1
Divulgar com apoio da Comissão de Meio Ambiente o Programa Gabinete Sustentável para todas as unidades do Se-
nado, com foco em aumentar a adesão ao programa; promover a certicação de Selo de Gabinete Sustentável para
as unidades que se destacaram na adoção dos quesitos de sustentabilidade no desenvolvimento de suas atividades.
2
Acolher grupos de visitantes internos e externos; preparar unidades demonstrativas de técnicas de tratamento
e reuso de água, equipamentos de tecnologias sociais, pátio de compostagem de resíduos orgânicos e jardins
ecológicos.
3
Elaboração de Planta de Piso, dentro de Projeto Paisagístico, para a pavimentação dos caminhos do espaço do Vi-
veiro do Senado para assegurar acessibilidade e bem-estar dos frequentadores durante as práticas presenciais de
educação ambiental.
4
Elaborar programa de necessidades para subsidiar o projeto arquitetônico de reforma do viveiro; acompanhar junto
à SINFRA todas as fases de melhorias estruturais do Viveiro do Senado.
5
Atuar junto à SPATR e SRPCO (Secretaria de Relações Públicas e Comunicação Organizacional), para denição de
área a ser destinada a implantação do Jardim Bosque do Jovem Senador; elaborar juntamente com a SINFRA o
projeto paisagístico;
6
Instalar alambrados, portões e câmeras de segurança para monitoramento da área do Viveiro, com objetivo de pro-
teger os bens do Senado e o patrimônio botânico;
Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2023
PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - 2022 - 2023
17
PGLS 2022 - 2023
OBJETIVO
5. Promover o uso sustentável da Energia Elétrica.
RESULTADO PRAZO META INDICADOR RESPONSÁVEIS
1 Implantar projeto piloto de energia fotovoltaica. dez/2023 dez/2023
Planta em
funcionamento
NCAS/SINFRA
2 Monitorar consumo de energia elétrica do Senado. mensal mensal registro/mês NCAS/SPATR
3
Realizar estudo de custo/benefício do projeto de ins-
talação das 16 placas solares instaladas no teto da es-
tufa do Viveiro.
jun/2022 jun/2022 estudo NCAS/SPATR
4
Fazer levantamento das medidas de redução de con-
sumo de energia elétrica.
dez/2022 dez/2022 relatório NCAS/SPATR
INICIATIVAS
1
Acompanhar processo de aquisição e instalação dos painéis de energia solar, junto a SINFRA; monitorar dados de
geração de energia solar a m de reduzir gastos com energia elétrica.
2
Monitorar os recursos nanceiros despendidos nas contas de energia elétrica do Senado com o objetivo de inuen-
ciar na redução desse custo.
3
Dar visibilidade à iniciativa pioneira; demonstrar viabilidade para novas iniciativas de geração própria de energia
elétrica.
4 Aferir a efetividade das ações institucionais voltadas para redução do consumo de energia elétrica.
PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - 2022 - 2023
Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2023
18
PGLS 2022 - 2023
OBJETIVO
6. Promover o uso sustentável da Água e o Saneamento Ambiental.
RESULTADO PRAZO META INDICADOR RESPONSÁVEIS
1 Monitorar o consumo de água do Senado. mensal 1 registro/mês NCAS/SPATR
2
Fazer levantamento das medidas de redução de con-
sumo de água.
dez/2022 1 relatório NCAS/SPATR
INICIATIVAS
1
Promover manutenção periódica das instalações hidráulicas da Casa; monitorar os dados de modo e emitir alertas
de consumo acima da média.
2 Aferir a efetividade das ações institucionais voltadas para redução do consumo de água.
PGLS 2022 - 2023
OBJETIVO
7. Implantar e monitorar a gestão de resíduos em conformidade com o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
RESULTADO PRAZO META INDICADOR RESPONSÁVEIS
1 Redução o uso de Restaurolito na produção gráca. dez/2023 1
Consumo no
SPALM/Galileu
SEGRAF
2
Redução da concentração de álcool isopropílico na
solução de molha nas impressoras offset.
dez/2022 1
Índice de Álco-
ol/ Ordem de
Serviços
SEGRAF
3
Executar e monitorar o Plano de Gerenciamento de
Resíduos Sólidos (PGRS 2022 – 2023).
dez/2023 1
Acompanha-
mento
NCAS
INICIATIVAS
1
Realizar alterações no modelo produtivo e os insumos utilizados a m de diminuir consumo de restaurolito; efetuar
manutenção e troca de peças; realizar a substituição do restaurolito por outros produtos menos nocivos disponí-
veis no mercado; vericar a disponibilidade de direcionar a demanda para impressão digital sem onerar o custo da
franquia do contrato.
2
Realizar alterações no modelo produtivo e os insumos utilizados para diminuir consumo de álcool isopropílico; rea-
lizar testes de qualidade de impressão com a diluição da concentração de solução de molha das impressoras offset
de 12% para 5% e também realizar testes com substituição de solvente sem álcool; efetuar manutenção e troca de
peças necessárias em função da diluição da concentração de álcool na solução de molha das impressoras offset ou
pela substituição do solvente sem álcool.
3 Publicar relatório de acompanhamento das ações propostas no PGRS.
Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2023
PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - 2022 - 2023
19
PGLS 2022 - 2023
OBJETIVO
8. Assegurar a melhor Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho.
RESULTADO PRAZO META INDICADOR RESPONSÁVEIS
1
Implantação de Jardim Linear conectando o Espaço
do Servidor ao Viveiro e estrutura do setor de Trans-
porte do Senado.
dez/2023 1
Jardim
implantado
SPART/SINFRA/
NCAS/DGER
2 Incrementar a Feira de Trocas
1
anual 1 Evento/ano
NCAS/DGER/
Liga do Bem
3
Promover a prática de atividades físicas entre os cola-
boradores do Senado.
dez/2023 1
Clube e ati-
vidades em
andamento
SESOQVT/
SPATR/
4
Promover a saúde dos trabalhadores do Senado
Federal.
anual 1
Campanhas
realizadas
SESOQVT/DGER/
Procuradoria da
Mulher/SECOM/
NCAS
5
Promover a reexão sobre aposentadoria dos colabo-
radores do Senado Federal.
anual 1 ocina/ano SESOQVT/ILB
6 Elaborar Programa de Qualidade de Vida no Trabalho. dez/2022 1 Publicação SESOQVT
INICIATIVAS
1
Atuar juntamente aos setores envolvidos (SPATR/SINFRA/NCAS/DGER) a m de estabelecer a infraestrutura neces-
sária para implantação do Jardim.
2
Estudar a viabilidade de implementação de moeda social para facilitar a troca de produtos entre os participantes;
estimular a participação dos colaboradores em trocas de produtos além de peças de vestuário; atuar junto a Liga do
Bem
2
para destinação das peças e produtos doados pelos participantes nas feiras.
3
Criar clubes de corrida/caminhada e/ou ciclismo; disponibilizar atividades físicas na sala multiuso; adquirir mate-
riais e equipamentos que ampliem as possibilidades de utilização da sala de multiuso.
4
Realizar campanha do outubro Rosa, para rastreamento do câncer de mama e promoção da saúde feminina; realizar
campanha novembro azul para promoção da saúde masculina; realizar campanha setembro amarelo para promoção
da saúde mental; estabelecer sistemática de promoção ao autocuidado dos trabalhadores de forma individual e
coletiva; lançar campanha de conscientização de fumantes.
5
Oferecer a semana “Reetir sobre o futuro” na grade do ILB; promover palestras sobre os requisitos para aposen-
tadoria, saúde na maturidade, orientação nanceira para aposentadoria, qualidade de vida após a aposentadoria.
6 Acompanhar a elaboração do Programa para validar itens e indicadores.
1 Umaatividadequepropõeareexãosobreoconsumoconscienteeaculturadoreuso,auxiliandoosparticipantes
areveremseuspadrõesdeconsumo.OSenadojárealizou6ediçõesdaFeiradeTrocascomgradativaparticipação.
2 ALigadoBeméformadaporumgrupodeservidoresvoluntáriosquesemobilizamparapromovercampanhasde
solidariedade.
PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - 2022 - 2023
Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2023
20
PGLS 2022 - 2023
OBJETIVO
9. Expandir o uso de critérios de Sustentabilidade nas Compras e Contratações.
RESULTADO PRAZO META INDICADOR RESPONSÁVEIS
1
Inventário de bens com indicação de alternativas mais
sustentáveis.
bianual 1 Atualização NCAS/SADCON
2 Restabelecer a Feira Orgânica do Senado Federal. mensal 1 Feira/mês NCAS/SESOQVT
3 Estabelecer diretrizes para contratações sustentáveis. dez/2022 1
Nota Técnica
ADG
NCAS/DIREG/
DGER
4
Realizar evento para debater a nova Lei de Licitações,
na perspectiva do ciclo de vida dos produtos e de pa-
râmetros de sustentabilidade.
dez/2022 1 Evento NCAS/SADCON
INICIATIVAS
1
Atuar junto SPATR e demais setores a possibilidade de ampliar os bens com critérios de sustentabilidade; montar
lista para apreciação da alta direção da Casa.
2
Dar sequência ao Termo de Autorização nº 003/2020 e ao Credenciamento nº 001/2016 que se encontram suspensos
devido à pandemia (Processo SIGAD 00200.8351/2016); implementar melhoras no funcionamento da Feira.
3
Ativar o engajamento do GT de Compras e Contratações; formular os critérios atualizados com a nova Lei de
Licitações.
4 Convidar outras instituições para debater o tema em evento virtual.
Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2023
PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - 2022 - 2023
21
PGLS 2022 - 2023
OBJETIVO
10. Ampliar a adoção de medidas de Mobilidade Sustentável.
RESULTADO PRAZO META INDICADOR RESPONSÁVEIS
1 Incrementar o Programa Carona Solidária. semestral 1
Vericação de
sinalização e
uso efetivo
NCAS/SINFRA/
DGER
2
Monitorar o número de usuários e o custo do abasteci-
mento gratuito de carro elétrico no Senado.
mensal 1
Registro
em medidor
exclusivo
NCAS/DGER
3
Monitorar estado dos bicicletários e cadastrar usuá-
rios para monitoramento do uso.
anual 1 Relatório NCAS/SINFRA
4
Monitorar estado de conservação dos vestiários para
pedestres e ciclistas.
anual 1 Relatório
NCAS/SPATR/
SINFRA
5 Monitorar os gastos gerais com passagens aéreas. anual 1 Relatório NCAS/
6
Estudo de viabilidade para manutenção de serviço
remoto para colaboradores eventuais que participam
de audiências/reuniões de trabalho nas Comissões do
Senado Federal.
dez/2023 1 Estudo SGM
INICIATIVAS
1
Divulgar o programa nos veículos de comunicação da Casa com o objetivo de fortalecer a cultura de compartilha-
mento de carros pelos colaboradores; monitorar o uso das vagas destinadas ao Carona Solidária, em conformidades
com os normativos vigentes; manter a sinalização e identidade visual das vagas do Carona Solidária em perfeito
estado de conservação.
2
Atuar junto à unidade responsável para fornecer os dados de uso da energia elétrica destinada ao carro elétrico;
acompanhar a frequência de uso das vagas reservadas para carros elétricos.
3
Realizar visitas periódicas de acompanhamento do uso e estado de conservação das estruturas destinadas aos
ciclistas.
4
Realizar visitas mensais de acompanhamento do uso e estado de conservação dos armários e vestiários das desti-
nados aos ciclistas.
5
Atuar junto a ASQUALOG para obtenção de dados referente aos custos de passagens aéreas para montar relatórios
de acompanhamento com a nalidade de instrumentalizar a Gestão.
6
Estabelecer com a SGM metodologia para permitir levantamento dos investimentos em infraestrutura e da econo-
mia com serviços remotos para colaboradores eventuais.
PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - 2022 - 2023
Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2023
22
PGLS 2022 - 2023
OBJETIVO
11. Implementar continuamente a racionalização do uso dos recursos tecnológicos e a automação dos processos de
trabalho consolidados.
RESULTADO PRAZO META INDICADOR RESPONSÁVEIS
1
Desenvolver solução de painéis de monitoramento de
dados do PGLS, PGNCAS, PA, PEGR.
dez/2022 1
Aplicativo
Apex/Plone
NCAS/
PRODASEN
2
Desenvolver interface para automação de entrada dos
dados dos Planos de Gestão do Senado (PGRS, PGLS,
PA, PEGR).
dez/2022 1 Aplicativo Apex
NCAS/
PRODASEN
3
Monitorar o uso efetivo das licenças de uso de softwa-
re e promover sua redistribuição.
anual
1
Relatório de
redistribuição
NCAS/
PRODASEN
INICIATIVAS
1
Denir com as equipes os requisitos funcionais para os painéis; apresentar ao Prodasen a especicação de requi-
sitos; denir com o Prodasen as melhores alternativas tecnológicas; congurar ambiente de desenvolvimento e
testes; congurar ambiente de produção; implantar requisitos e testar.
2
Usar o Apex para produzir interface de código mínimo; lançar os painéis de monitoramento dos Planos na intranet/
internet.
3 Solicitar ao Prodasen levantamento do total de licenças de software e sua distribuição por máquina/usuário.
PGLS 2022 - 2023
OBJETIVO
12. Promover a infraestrutura física e de comunicação, em conformidade com o Plano de Acessibilidade 2022-2023.
RESULTADO PRAZO META INDICADOR RESPONSÁVEIS
1
Monitorar e divulgar a execução do Plano de Acessibi-
lidade 2022-2023.
mensal 1 atualização NCAS
INICIATIVAS
1 Apoiar o Grupo de Trabalho da Acessibilidade no monitoramento das ações de Acessibilidade.
Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2023
PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - 2022 - 2023
23
PGLS 2022 - 2023
OBJETIVO
13. Promover a Equidade de Gênero e Raça, em conformidade com o Plano de Equidade de Gênero e Raça 2022-2023.
RESULTADO PRAZO META INDICADOR RESPONSÁVEIS
1
Monitorar e divulgar a execução do Plano de Equidade
de Gênero e Raça (PEGR 2022 – 2023).
mensal 1 Atualização NCAS
INICIATIVAS
1 Apoiar o Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça no monitoramento das ações do PEGR.
PGLS 2022 - 2023
OBJETIVO
14. Fortalecer parcerias com instituições dedicadas ao desenvolvimento sustentável.
RESULTADO PRAZO META INDICADOR RESPONSÁVEIS
1 Renovar todos os Acordos de Cooperação. anual 3 acordos NCAS
2 Obter Selo de Monitoramento da A3P. anual 1 selo/ano NCAS
3
Apoiar a realização de eventos da Rede Legislativo
Sustentável.
anual 2 eventos/ano NCAS
4
Apoiar desenvolvimento de aplicativo da Rede Legis-
lativo Sustentável na internet, para maior integração
do Legislativo Nacional.
dez/2022 1
Aplicativo de
internet
NCAS/IN-
TERLEGIS/
PRODASEN
INICIATIVAS
1
Atuação junto a SADCON e DGER para manutenção de Acordos de Cooperação e ampliação de Acordos importantes
para a Logística Sustentável.
2
Manter os dados atualizados no site do Ressoa; Monitorar todas as ações e boas práticas de sustentabilidade que o
Senado realiza para manter o painel da A3P em constante atualização.
3
Dar suporte técnico e político para a realização dos eventos da Rede; atuar para ampliar os parceiros da Rede Le-
gislativo sustentável.
4
Promover junto com PRODASEN, em articulação com Câmara dos Deputados e TCU, as ferramentas necessárias para
solução automatizada de integração do Legislativo Nacional.
PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - 2022 - 2023
Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2023
24
PGLS 2022 - 2023
OBJETIVO
15. Comunicar os resultados das ações de Sustentabilidade.
RESULTADO PRAZO META INDICADOR RESPONSÁVEIS
1
Ampliar participação dos temas de Sustentabilidade
nos editoriais de comunicação do Senado.
mensal 1 conteúdo/mês
NCAS/SECOM/
NDDI
2
Divulgar conteúdo dos Planos nos sites de internet da
Responsabilidade Social do Senado.
mar/2022 4 Planos NCAS/CPEGR
3
Divulgar no Portal da Transparência os resultados dos
Planos da Responsabilidade Social.
mar/2022 4 Relatórios NCAS
INICIATIVAS
1
Promover campanhas de comunicação com objetivo de divulgar as ações de sustentabilidade; publicar vídeos temá-
ticos seguindo o calendário da sustentabilidade; promover lives para o Canal da TV Senado no Youtube; divulgar nas
Comissões do Senado o PGLS e demais planos de responsabilidade social.
2 Estabelecer com PRODASEN e SECOM ferramentas para divulgação de dados.
3
Elaborar relatórios; estabelecer com PRODASEN e SECOM ferramentas para divulgação dos relatórios e realização
de eventos.
Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2023
PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - 2022 - 2023
25
Anexos - Relatório do PGLS 2019-2021
I – Síntese dos resultados
Observa-se forte inuência do regime de teletraba-
lho sobre a realização das iniciativas previstas no
PGLS 2019 – 2021 e o cumprimento das respectivas
metas. Apesar da mudança brusca do ambiente de
trabalho, em razão das regras sanitárias a todos
impostas, cerca de 15% do total de objetivos tive-
ram a realização de suas metas inteiramente preju-
dicadas e os demais objetivos tiveram suas metas
cumpridas plena ou parcialmente.
Diante do contexto atípico, os objetivos prejudica-
dos em seus efeitos integrarão o PGLS 2022 – 2023,
em razão de sua elevada relevância, para que sejam
implantados em condições de normalidade e assim
possam produzir os benefícios esperados.
A permanência no novo Plano de 80% dos objeti-
vos previstos no ciclo de planejamento anterior
demonstra o aspecto evolutivo das ações socioam-
bientais e ilustra a tendência de crescente foco e
visibilidade sobre os resultados de maior impacto.
Outra característica que chama a atenção no com-
portamento dos dados monitorados é que se veri-
cou signicativa retração do consumo geral de
água, energia elétrica, papel, copos descartáveis,
café e água mineral, entre os anos de 2019 e 2020,
primeiro ano da pandemia. A elevação moderada
do consumo em 2021 em relação a 2020 se mante-
ve em níveis inferiores ao consumo que se registra-
va antes da pandemia. A exceção ocorre em rela-
ção ao gasto com impressão, que em 2021 superou
em mais de 50% os gastos médios vericados em
2019 e 2020. O aumento dos gastos com impressão
parece estar associado à retomada das atividades
legislativas em dinâmica mais acelerada em 2021,
sobretudo pela intensidade dos trabalhos da Co-
missão Parlamentar de Inquérito da Pandemia.
70,00%
60,00%
50,00%
40,00%
30,00%
20,00%
10,00%
0,00%
59,26%
14,81%
25,93%
Cerca de 15% dos
objetivos não tiveram
suas ações implantadas
Metas X Objetivos (%)
Objetivos encaminhados para o PGLS 2022-2023
Cumprida Não cumprida
Parcialmente cumprida
78,78% dos objetivos do PGLS
2019-21 serão transferidos para o
novo PGLS
22,22% dos
objetivos do PGLS
2019-21 não
integrarão o novo
PGLS
70,00%
60,00%
50,00%
40,00%
30,00%
20,00%
10,00%
0,00%
59,26%
14,81%
25,93%
Cerca de 15% dos
objetivos não tiveram
suas ações implantadas
Metas X Objetivos (%)
Objetivos encaminhados para o PGLS 2022-2023
Cumprida Não cumprida
Parcialmente cumprida
78,78% dos objetivos do PGLS
2019-21 serão transferidos para o
novo PGLS
22,22% dos
objetivos do PGLS
2019-21 não
integrarão o novo
PGLS
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Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2023
26
II – Análise das metas
TEMA: CONSUMO CONSCIENTE
OBJETIVO RESPONSÁVEL SITUAÇÃO DA META
1.1 Despadronizar itens de material de consumo para
uso geral dos colaboradores.
SPATR Cumprida
1.2 Centralizar almoxarifados em um único local.
SINFRA/SPATR Parcialmente cumprida
1.3 Instituir lista de bens de consumo para gabinetes
com devolução após m do mandato (KIT-LEG).
SPATR Cumprida
1.4 Avaliar a possibilidade de revisão das cotas de con-
sumo de copos biodegradáveis.
SPATR Não cumprida
1.5 Ampliar o extrato de impressão (Impressômetro)
para todas as unidades do Senado Federal.
PRODASEN Cumprida
1.6 Realizar estudo para avaliar o consumo de impres-
sões associadas ao consumo de papel A4.
PRODASEN Cumprida
1.7 Criar QR Code em todas as publicações produzidas
(editadas/atualizadas) pelo CEDIT e COEDIT.
SEGRAF/SGIDOC/
COBIB
Parcialmente cumprida
TEMA: ENERGIA ELÉTRICA
OBJETIVO RESPONSÁVEL SITUAÇÃO DA META
2.1 Implantar projeto piloto de geração de energia
fotovoltaica.
SINFRA Parcialmente cumprida
TEMA: ÁGUA E SANEAMENTO AMBIENTAL
OBJETIVO RESPONSÁVEL SITUAÇÃO DA META
3.1 Monitorar o consumo de água no Senado.
SINFRA Cumprida
3.2 Instalação de ltros de água.
SRPCO/ILB/SPATR/
SINFRA
Parcialmente cumprida
TEMA: GESTÃO DE RESÍDUOS
OBJETIVO RESPONSÁVEL SITUAÇÃO DA META
4.1 Realizar estudo de viabilidade para criação de central
de triagem de resíduos.
SPATR Cumprida
4.2 Reduzir a concentração de Álcool Isopropílico na so-
lução de molha nas impressoras offset.
SEGRAF Cumprida
4.3 Reduzir o uso do Restaurolito.
SEGRAF Cumprida
4.4 Implementar logística reversa de materiais impres-
sos em lona.
SEGRAF o cumprida
TEMA: QUALIDADE DE VIDA
Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2023
PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - 2022 - 2023
27
OBJETIVO RESPONSÁVEL SITUAÇÃO DA META
5.1 Estimular a prática de atividades físicas entre os co-
laboradores do Senado Federal.
SESOQVT Parcialmente cumprida
5.2 Disponibilizar espaço adequado para práticas e
ações de qualidade de vida no trabalho.
SINFRA/SESOQVT Cumprida
5.3 Elaborar Programa de Qualidade de Vida.
SESOQVT/SGEST Parcialmente cumprida
5.4 Promover a saúde dos trabalhadores do Senado
Federal.
SESOQVT/COMAP parcialmente cumprida
5.5 Promover a reexão sobre a aposentadoria.
ILB/SESOQVT Cumprida
5.6 Construir vestiário acessível no Bloco 14 e novos
bicicletários.
SINFRA/SPATR Parcialmente cumprida
TEMA: COMPRAS E CONTRATAÇÕES
OBJETIVO RESPONSÁVEL SITUAÇÃO DA META
6.1 Ampliar lista de itens padronizados (onde couber)
com logística reversa nas contratações e aquisições
do Senado.
GT de Compras Cumprida
TEMA: DESLOCAMENTO DE PESSOAL
OBJETIVO RESPONSÁVEL SITUAÇÃO DA META
7.1 Estudo de viabilidade para implantação de serviço re-
moto para colaboradores eventuais que participam
de audiências/reuniões de trabalho nas Comissões.
SGM Cumprida
7.2 Avaliar uso de aplicativo de carona solidária/cadas-
trar o Senado em aplicativo.
NCAS Cumprida
TEMA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
OBJETIVO RESPONSÁVEL SITUAÇÃO DA META
8.1 Realizar campanha de recolhimento de materiais de
escritório ociosos – Desengaveta com destinação
social.
NCAS Cumprida
8.2 Elaborar publicação de sustentabilidade.
NCAS Não cumprida
8.3 Elaborar Programa de Educação Ambiental para o
Senado Federal.
NCAS Cumprida
PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - 2022 - 2023
Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2023
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Referências normativas
 Regulamento Administravo do Senado Federal RASF. Competências do NCAS no RASF: Art.
216. Link: hps://www12.senado.leg.br/transparencia/leg/rasf
 Portal da Transparência do Senado Federal. hps://www12.senado.leg.br/transparencia
 Regulamentação do art. 3º da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, para estabelecer critérios e
prácas para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável. hp://www.planalto.gov.br/
ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7746.htm
 Regulamentação do acesso a informações. Lei 12.527m de 18 de novembro de 2011. hp://
www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm
 Instui a Políca de Responsabilidade Socioambiental do Senado Federal: Ato Da Comissão Dire-
tora nº 4, de 2013. hps://www12.senado.leg.br/transparencia/leg/pdf/normas/ATODACOMISSO-
DIRETORA2013.pdf
 Instui o Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais: Ato da Comissão Diretora n°14, de
2013; Criação do NCAS: Ato da Comissão Diretora nº 8, de 2014 (Anexo) – hps://adm.senado.gov.
br/normas/ui/pub/normaConsultada?idNorma=213459
 Estabelece diretrizes para elaboração do Plano de Gestão de Logísca Sustentável do Senado
Federal: Ato da Diretoria-Geral nº 24, de 2014. hps://adm.senado.leg.br/normas/ui/pub/norma-
Consultada?idNorma=13584050
 Substui valores, visão, missão e objevos estratégicos do Senado pelos estabelecidos na Carta
de Compromissos, publicada em anexo Ato da Comissão Diretora 5, de 2015 (anexo) hps://adm.
senado.gov.br/normas/ui/pub/normaConsultada?idNorma=13664050 e hps://www12.senado.
leg.br/transparencia/gestgov/copy_of_planejamento-estrategic1/PDF/CartadeCompromissos.pdf
 Instui sistemáca de padronização dos bens e serviços sustentáveis a serem considerados nos
processos internos de licitação e contrato. Ato da Diretoria-Geral nº 15, de 2017. hps://adm.sena-
do.gov.br/normas/ui/pub/normaConsultada?idNorma=13881200
 Consolida e raca as alterações promovidas na estrutura administrava do Senado Federal. Art.
da Resolução 13, de 2018 - hps://adm.senado.gov.br/normas/ui/pub/normaConsultada?id-
Norma=14041416
 Aprova lista de bens e serviços com critérios de sustentabilidade, nos processos de contratação
no âmbito do Senado Federal. Ato da Diretoria-Geral 11, de 2018. hps://adm.senado.gov.br/
normas/ui/pub/normaConsultada?idNorma=14044352
 Objevos do Desenvolvimento Sustenvel - ODS. hps://brasil.un.org/pt-br/sdgs .
Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2023
PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - 2022 - 2023
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 Designa servidores para compor a Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logísca Sustentável
do Senado Federal: Portaria da Diretoria-Geral 6624, de 2019. hps://adm.senado.gov.br/nor-
mas/ui/pub/normaConsultada?idNorma=14259379
 PGRS 2017-2019:
hp://www.senado.leg.br/transparencia/SECRH/BASF/Anexo/A_01_2018_1301117.pdf
 Aprova o Plano de Gestão de Logísca Sustenvel do Senado Federal para o triênio 2019 a 2021:
Ato da Diretoria-Geral nº 14, de 2020. hps://adm.senado.gov.br/normas/ui/pub/normaConsulta-
da?idNorma=287947
 Designa servidores para compor a Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logísca Sustentável
do Senado Federal: PORTARIA DA DIRETORIA-GERAL 3.114, de 2021. hps://intra.senado.gov.br/
guiaserv/basf/atoformatado.aspx?ca=1404502&va=1404502
 Disposições sobre compras e contratações na perspecva do Desenvolvimento Nacional Susten-
vel. Lei 14.133/2021: hp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/L14133.
htm
 Disposições sobre a políca de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário. Resolução nº 400
de 16/06/2021, em cujo anexo se estabelecem os indicadores das métricas. hps://atos.cnj.
jus.br/atos/detalhar/3986
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