Conexão Senado

Césio 30 anos: a vida depois do pó da morte

40:37Césio 30 anos: a vida depois do pó da morte
1ª parte
08:21
2ª parte
08:01
3ª parte
08:54
4ª parte
07:02
5ª parte
08:20

Rádio Senado conta a história dos 30 anos do acidente com o césio-137

Projeto em discussão no Congresso Nacional amplia o número de pessoas com direito a receber uma pensão do governo federal

O acidente radioativo em Goiânia está completando 30 anos agora em setembro. Tudo começou quando um aparelho de radioterapia abandonado foi parar num ferro-velho, onde foi violada uma cápsula de chumbo contendo um pó azulado que emitia radiação, o césio-137. A contaminação atingiu centenas de pessoas.

Essa história é contada na série especial “Césio 30 anos: a vida depois do pó da morte”. As reportagens destacam como é o tratamento médico dos chamados “radioacidentados” e a luta deles para receber uma compensação financeira considerada justa. Está em discussão no Congresso Nacional um projeto (PL 816/2003) que amplia o número de pessoas com direito a receber uma pensão do governo federal.

A Rádio Senado também ouviu algumas vítimas, como Odesson Alves Ferreira, que teve contato direto com o césio. Em setembro de 1987, Odesson foi ao ferro-velho do irmão, Devair, e manuseou o chamado “pó da morte”. Hoje ele trabalha como motorista do Uber e convive, além das lesões nas mãos, com o preconceito:

— Às vezes o passageiro me reconhece e pergunta se não tem perigo estar perto de mim dentro de um carro, com os vidros fechados e com o ar-condicionado ligado.

Também sofrem até hoje os efeitos da radiação ex-funcionários do Consórcio Rodoviário Intermunicipal (Crisa) que foram convocados para isolar e limpar as áreas contaminadas. Ex-motorista do Crisa, João de Barros Magalhães afirma que ele e seus colegas não sabiam da gravidade da situação:

— Interditaram a área com corda e jogaram areia no local, que foi coberto com uma lona de plástico. Para todos os que se envolveram, a história era essa: um vazamento de gás.

TÓPICOS:
Conexão Senado  Congresso Nacional  Goiânia  História 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11