Senado 74

35:51Senado 74
Parte 1 - A eleição que abalou o regime militar
07:08
Parte 2 - A campanha eleitoral vitoriosa da oposição
06:48
Parte 3 - O resultado das urnas
07:14
Parte 4- A reação do presidente Ernesto Geisel
07:26
Parte 5 - O papel da eleição de 1974 na redemocratização do Brasil
07:15

Parte 1 - A eleição que abalou o regime militar

Ouça o primeiro episódio da série que relembra os 40 anos das eleições que marcaram o início da redemocratização do país. No pleito de 15 de novembro de 1974, para renovar um terço do Senado, candidatos da oposição à ditadura militar conquistaram 16 das 22 cadeiras disponíveis da Casa. O resultado teve forte impacto no regime militar, como você vai ouvir na série de cinco capítulos Senado 74 – A eleição que abalou a ditadura.

Parte 2 - A campanha eleitoral vitoriosa da oposição

No segundo episódio da série Senado 74 – a eleição que abalou a ditadura, da Rádio Senado, o destaque é a campanha eleitoral que levou a oposição a conquistar quase três quartos das vagas de senadores que estavam em disputa em 1974, durante a ditadura militar. Senado 74 relembra os 40 anos das eleições que marcaram o início da redemocratização do país. O fim do milagre econômico e o anseio popular por abertura política colocaram o regime militar em rota de colisão com a opinião pública.

Parte 3 - O resultado das urnas

No terceiro episódio da série Senado 74 – a eleição que abalou a ditadura, você vai acompanhar o clima do dia das votações no país. Apesar da lentidão da velocidade na apuração dos votos, já que naquela época as cédulas eram de papel, à medida que a contagem avançava, logo percebeu-se que a oposição conquistaria a maioria das 22 vagas disponíveis na Casa. O MDB, Movimento Democrático Brasileiro, conquistou 16 vagas do total, enquanto o partido governista, a Arena, Aliança Renovadora Nacional, ficou com apenas seis.

Parte 4 - A reação do presidente Ernesto Geisel

Com a posse, em 1975, dos 16 senadores do MDB eleitos em novembro de 1974, a oposição se fortaleceu e começou a incomodar o regime militar, como vimos no capítulo anterior da Série 74 – a eleição que abalou a ditadura. O presidente Ernesto Geisel reagiu, adotando uma série de medidas, entre elas o "pacote de abril", dois anos depois, que, entre outras mudanças, instituiu a figura do senador biônico, com um terço dos senadores passando a serem indicados diretamente pelo presidente da República.

Parte 5 - O papel da eleição de 1974 na redemocratização do Brasil

No último capítulo da série Senado 74 – a eleição que abalou a ditadura, vamos acompanhar o papel fundamental do resultado das eleições de 1974 no processo de redemocratização do país.

TÓPICOS:
Campanha Eleitoral  Ditadura militar  Eleições  Oposição  Política  Presidente da República  Redemocratização  Regime militar 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo