O grito que vem da fronteira — Rádio Senado
Série Especial

O grito que vem da fronteira

O Congresso Nacional aprovou, em junho de 2018, o Marco Regulatório de Ajuda Humanitária, instituído por meio de medida provisória a partir das demandas causadas pelo fluxo migratório de venezuelanos para o Brasil. A reportagem especial “O Grito que vem da Fronteira” destaca a situação desses imigrantes, que deixam sua terra natal em razão da crise econômica e política no país vizinho. O repórter Celso Cavalcanti conversou com imigrantes, autoridades públicas e representantes de organizações que se dedicam a prestar atendimento humanitário àqueles que chegam ao território brasileiro por meio do estado de Roraima.

A Venezuela vive um momento de grave tensão política e uma crise econômica que parece não ter fim. Escassez de alimentos e produtos básicos, inflação fora de controle, desemprego e violência nas ruas são hoje a expressão de um país dividido. De um lado, um regime que luta para se sustentar; do outro, uma oposição ávida por arrancar do Palácio de Miraflores o presidente Nicolas Maduro. E no meio desses dois grupos, uma população aflita.

Um cenário de caos, que alguns analistas veem caminhar para guerra civil, e que tem levado muitas famílias em busca de melhores condições de vida em outro país. Estima-se em mais de 40 mil o número de venezuelanos que já cruzaram a fronteira com o Brasil. Eles chegam principalmente pelo estado de Roraima, onde se instalam em condições precárias na capital, Boa Vista, e no município de Pacaraima.

Na reportagem especial “O Grito que Vem da Fronteira”, você vai conhecer mais sobre a migração venezuelana, e saber quem são essas pessoas que estão fugindo de seu país para tentar a sobrevivência em solo brasileiro.

* Série originalmente veiculada de 18 a 22 de junho de 2018.

25/01/2019, 07h30 - ATUALIZADO EM 31/01/2023, 10h33
Duração de áudio: 29:05
Celso Cavalcanti
29:05O grito que vem da fronteira
Capítulo 1
06:00
Capítulo 2
06:01
Capítulo 3
06:00
Capítulo 4
05:30
Capítulo 5
05:34
Ao vivo
00:0000:00