Salão Nobre

Segurança não é prioridade para governo Temer, afirma Renan

14:15Segurança não é prioridade para governo Temer, afirma Renan

Em entrevista ao programa Salão Nobre, o sen. Renan Calheiros (PMDB-AL) discordou que o governo Temer tenha adotado a segurança pública como pauta prioritária, segundo Renan, porque não elevou o orçamento da área. “O ministro Jungman foi posto num ministério que não existe, para o qual não há recursos reservados”, afirma.

O senador também criticou a intervenção federal no Rio de Janeiro, por falta de recursos e de planejamento. “O governo fez uma intervenção inconstitucional, mal planejada e eivada de objetivos eleitorais, o que ensejou reação da polícia, da milícia ou das duas coisas, ao assassinarem a vereadora Marielle Franco”, comenta.

Para resolver o problema da segurança no Brasil, Renan defendeu a criação de um Sistema Nacional de Segurança Pública (SUSP), projeto que está na Câmara, com recursos vinculados. Também disse que é preciso atualizar o Código de Processo Penal, o Código Penal, a Lei de Execução Penal e outras leis que tratam da investigação, processo e elucidação de crimes. “A delonga beneficia a impunidade, que tem ajudado a criar esse clamor no país e a beneficiar candidaturas que defendem que você precisa armar todo mundo para que as pessoas façam justiça pelas próprias mãos”, conclui.

TÓPICOS:
Código de Processo Penal  Código Penal  Justiça  Lei de Execução Penal  Orçamento  PMDB  Rio de Janeiro  Segurança  Segurança Pública 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11