Tirando de Letra: As idas e vindas da Reforma Ortográfica — Rádio Senado
Reportagem Especial

Tirando de Letra: As idas e vindas da Reforma Ortográfica

O Dia da Língua Portuguesa é comemorado em 10 de junho, data da morte do poeta lusitano Luiz Vaz de Camões.  E para marcar a data a Rádio Senado apresenta a reportagem especial Tirando de Letra, com as idas e vindas da Reforma Ortográfica, que começou a valer no início deste ano. Nos 30 minutos do programa, são destacadas as principais modificações feitas na grafia da língua portuguesa ao longo de mais de um século.

A reportagem aborda o acordo ortográfico de 1990 e os passos que percorreu até o início de sua validade, em 2009. Toca também na dificuldade em se adotar a grafia em todos os países de língua portuguesa e, para isso, ouve linguistas, professores e outros especialistas no tema, além de senadores.

As principais críticas são de que muitas das novas regras acabaram complicando o uso da língua, em vez de simplificar. É o caso do fim do acento diferencial em palavras com a mesma grafia, como “para”, do verbo parar, e a preposição “para”. A reforma também acabou com o trema e com acentos em palavras com “heroico”, “ideia”, “voo” e “enjoo”. E provocou profundas mudanças no uso do hífen, alvo das maiores reclamações.

“Tirando de letra”, que tem produção e reportagem do jornalista Roberto Fragoso,  mostra ainda as  polêmicas sugestões de mudanças, como a simplificação da escrita com ideias como o fim do uso do “CH” e a adoção definitiva do “X” em palavras como “chácara” e “chefe”; além da eliminação do “H” mudo em palavras em torno da reforma de 1990 e das novas propostas.

10/06/2016, 07h00 - ATUALIZADO EM 22/01/2018, 12h19
Duração de áudio: 26:41
Reprodução
26:41Tirando de Letra: As idas e vindas da Reforma Ortográfica
Tirando de Letra: As idas e vindas da Reforma Ortográfica - 1ª parte
12:41
Tirando de Letra: As idas e vindas da Reforma Ortográfica - 2ª parte
14:00
Ao vivo
00:0000:00