Biomas do Brasil — Rádio Senado
Reportagem Especial

Biomas do Brasil

Pantanal, Cerrado, Amazônia, Mata atlântica, Pampas ou Caatinga. O Brasil tem todos esses biomas espalhados pelo país e essa rica fauna e flora têm muito a nos oferecer, mas a preservação é fundamental para que elas estejam sempre presentes na composição do Brasil. E para abordar as diferentes características de cada um desses biomas, a Rádio Senado apresenta a reportagem especial Biomas do Brasil.

Um dos biomas abordados é a Caatinga, genuinamente brasileira, que atravessa nove estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais.  As riquezas naturais, os habitantes e as tradições do sertão, do cariri e do agreste também são fonte inesgotável de inspiração para poetas, músicos e escritores. Suas lutas, esperanças e beleza humana estão presentes nas obras de Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna e muitos outros. No entanto, a Caatinga é um dos biomas menos estudados e mais ameaçados do Brasil, e o desmatamento já destruiu quase metade de sua cobertura original.

Já o Pantanal, também chamado de Reino das Águas,  é uma das maiores áreas úmidas continentais do planeta. Isso torna o bioma fundamental para a manutenção da biodiversidade e a estabilização do clima, além de funcionar como um grande reservatório de água doce.

Água doce também é característica do Cerrado, que por incrível que pareça, com arvores retorcidas e solo rochoso, é também conhecido como a grande caixa d´água do Brasil. Segundo o pesquisador da Embrapa Cerrados, Felipe Ribeiro, a água das chuvas que cai do cerrado é absorvida pelo solo e drenada para os lençóis freáticos. Setenta por cento da água que circula na bacia do rio Paraná nasce no Cerrado. Já na bacia do rio São Francisco, mais de 95 por cento da água tem origem nesse bioma.

Amazônia, Mata Atlântica e Pampas completam a série de biomas abordados na reportagem especial Biomas do Brasil. Você vai saber também o que o Congresso Nacional tem feito para reverter cenário de ameaça e degradação ambiental desses sistemas. E as ações para conciliar o desenvolvimento à conservação.

06/07/2018, 17h00 - ATUALIZADO EM 07/07/2018, 23h29
Duração de áudio: 29:31
Hunald Vale
29:31Biomas do Brasil
1ª parte
18:26
2ª parte
11:04
Ao vivo
00:0000:00